e-mail

O e-mail marketing é uma forma de marketing online que se baseia na comunicação com os potenciais e atuais clientes através do envio de e-mails. O objetivo do e-mail marketing é construir relacionamentos com os clientes e aumentar as vendas e o tráfego do site.

Os e-mails marketing podem ser enviados para um grande grupo de destinatários ou para um pequeno grupo selecionado. Alguns exemplos de e-mails marketing incluem boletins informativos, ofertas especiais, novidades sobre o produto e mensagens promocionais.

Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para quem busca um sistema de automação de escritório, ou outros tipos de serviços.

Para criar uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida, é importante compreender o seu público-alvo e o que os motiva.

Além disso, é fundamental criar uma lista de e-mails segmentada para orientar o seu público-alvo para desenvolver uma mensagem que seja relevante para eles.

Por exemplo, se alguém pretende vender uma trava eletromagnética para portão pivotante, é importante que seja informado ao potencial cliente sobre os benefícios que ele pode ter ao adquirir o produto.

O e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer negócio, se usado corretamente. No entanto, é necessário lembrar que o spamming não é uma boa estratégia de conversão.

Enviar muitos e-mails para pessoas que não solicitaram a mensagem pode irritá-las e levar ao descadastramento da lista em questão.

Em vez disso, concentre-se em construir uma lista de e-mails de qualidade e segmentada que se possa enviar mensagens relevantes e bem planejadas.

Qual a importância do e-mail marketing?

O e-mail marketing acaba sendo frequentemente suprimido pelas outras formas de marketing digital, como o marketing de conteúdo e as redes sociais.

No entanto, não devemos subestimar a importância do e-mail marketing, que é uma das mais antigas e mais eficazes formas de marketing digital.

Existem muitas vantagens para o e-mail marketing. Ele é uma forma extremamente direta de se comunicar com o público-alvo das marcas. Além disso, é uma maneira muito eficiente de construir e manter uma relação com os clientes ou potenciais clientes.

Por exemplo, ao oferecer um aluguel de limousine para festas, será possível enviar uma mensagem muito mais íntima e personalizada para explorar alguns gatilhos fundamentais para a negociação.

A chave para o sucesso do e-mail marketing é garantir que as mensagens enviadas sejam relevantes e úteis para aquele público. Caso contrário, as pessoas simplesmente irão ignorá-las ou até mesmo optar por sair da lista de e-mails, assim como dito anteriormente.

No entanto, quando feito da maneira certa, o e-mail marketing pode ser extremamente eficaz e uma ótima maneira de manter os clientes engajados e informados sobre o que está acontecendo na empresa.

Saiba o que compõe um bom e-mail marketing

Provavelmente, nenhum dos profissionais da área do marketing vai negar que os e-mails são extremamente importantes para qualquer campanha de marketing digital bem-sucedida.

Embora existam muitos métodos diferentes de marketing digital por aí, os e-mails ainda são um dos maiores canais de marketing que as companhias usam para se comunicar com os consumidores.

Com ele, se pode criar uma promoção exclusiva para o cliente que procura por instalação de persiana preço e, assim, oferecer exatamente o que o comprador precisa.

Se uma pessoa quer ter sucesso com o e-mail marketing, então ela precisa saber como criar um bom e-mail marketing. Felizmente, isso não é tão difícil quanto pode parecer.

A chave para o sucesso está na criação de e-mails que sejam relevantes e interessantes para o público-alvo em si.

Dicas de como fazer um e-mail marketing

Através do e-mail marketing, pode-se vender qualquer produto, desde recarga de cartucho para impressora Lexmark até qualquer outro item tecnológico encontrado na internet. Então, para isso, é imprescindível:

1. Entender seu público-alvo

Antes de começar a escrever qualquer e-mail, é necessário ter uma boa compreensão do público-alvo que a marca possui. É muito importante ser bem específico aqui.

Uma vez que se tenha identificado o público-alvo, é viável começar a pensar em quais tipos de e-mails eles gostariam de receber.

Tendo em mente essas coisas, a marca estará em boa posição para escrever e-mails que sejam realmente relevantes e interessantes para os consumidores dela.

Antes de começar a criar uma campanha de e-mail marketing, é fundamental ter bem definido quem é o público-alvo. Isso inclui considerar fatores como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Interesses.

Uma vez que for determinado o seu público-alvo, ficará muito mais fácil criar uma campanha de e-mail marketing que seja relevante para ele.

2. Escolher um template limpo e profissional

Com tantos modelos de e-mail marketing disponíveis, pode ser tentador escolher um template cheio de imagens e gráficos coloridos. No entanto, é importante escolher um template que seja profissional e de fácil leitura.

Deve-se saber que o objetivo é converter os destinatários em clientes, e não aborrecê-los com um design exagerado. Nesse momento, é crucial fazer o simples de forma muito bem feita.

3. Ter um objetivo definido

Também é preciso ter um objetivo claro em mente quando se estiver criando um e-mail marketing. Se o seu objetivo for vender uma estação de trabalho linear, deixe isso anotado e leia o seu objetivo novamente sempre que precisar.

Uma vez que existe um objetivo determinado, é possível começar a trabalhar em direção a ele ao escrever os e-mails.

Se o propósito for vender um produto ou serviço, a marca pode incluir um link para uma página de vendas no e-mail que enviar. Se a meta for construir relacionamentos, ela também pode adicionar um cupom ou um link para um e-book gratuito, por exemplo.

4. Adicionar um assunto interessante

O assunto é o primeiro elemento que as pessoas verão quando receberem o e-mail marketing. É fundamental escrever um assunto que seja atraente o suficiente para que as pessoas queiram abrir o e-mail.

Um bom truque é usar o nome do destinatário no assunto, pois isso aumentará as chances de o cliente abrir o e-mail.

Se a marca sabe que determinada pessoa está interessada em locação de caminhão Munck, incluir o nome dela e oferecer o que procura logo no assunto da mensagem pode elevar as chances de ela abrir o e-mail no momento em que há o interesse de negócio.

Na era da internet, a atenção dos usuários é um bem valioso. As pessoas estão constantemente sendo bombardeadas com uma infinidade de conteúdo, e isso pode ser bastante esmagador.

Com isso em mente, um empreendedor deve fazer o seu e-mail marketing o mais curto e direto possível. Se o e-mail for longo e cheio de floreios, as pessoas simplesmente não terão tempo ou paciência para lê-lo. É crucial ser conciso e direto ao ponto.

5. Começar com uma boa chamada

O chamariz é a primeira coisa que as pessoas verão quando abrirem o seu e-mail. É importante que a chamada seja atraente e relevante para o conteúdo do e-mail.

Além disso, o chamariz deve ser direto ao ponto, de modo que o público saiba exatamente o que está recebendo.

O bom e velho bônus sempre funciona. Se uma empresa quer realmente chamar a atenção das pessoas para o seu e-mail marketing, então ela deve incluir um bônus atraente.

Isso pode ser qualquer coisa, desde um cupom de desconto para o produto que vende até um e-book gratuito sobre um tópico relacionado. Portanto, é possível ser criativo e oferecer algo que seja realmente valioso para as pessoas.

6. Organizar o conteúdo

Uma vez que já se tem o conteúdo escrito, é preciso organizá-lo de forma que seja fácil de ler. Isso significa usar parágrafos curtos e subtítulos para dividir o texto. Além disso, deve-se usar imagens e gráficos para tornar o e-mail mais visualmente atraente.

7. Incluir um CTA claro

O e-mail marketing também deve possuir um CTA, ou Call To Action. Esse CTA deve deixar claro para as pessoas o que a companhia quer que elas façam depois de ler aquele e-mail.

O CTA é um dos elementos mais importantes de um e-mail marketing. Seu objetivo é instruir o destinatário a tomar a ação desejada, seja visitar o seu site, comprar um produto ou se inscrever em um serviço.

É importante que o CTA seja simples e conciso, de modo que os consumidores não tenham dúvidas sobre o que precisam fazer.

Embora o objetivo final de um e-mail marketing seja converter os destinatários em clientes, é necessário também incluir um link para o seu site. Isso pode ajudar a aumentar o tráfego do site e, consequentemente, as vendas.

9. Fazer testes A/B

Uma das maneiras mais eficazes de otimizar o e-mail marketing é realizar testes A/B. Isso significa enviar o mesmo e-mail para dois grupos de destinatários, mas com pequenas alterações no conteúdo.

Por exemplo, se uma marca quer vender iluminação gesso cozinha, ela pode testar diferentes assuntos ou chamadas para fazer a mesma oferta.

Assim, pode-se analisar o desempenho dos dois grupos de criação para determinar qual é a melhor maneira de converter os destinatários em clientes.

10. Monitorar o desempenho

Por último, mas não menos importante, é fundamental monitorar o desempenho da sua campanha de e-mail marketing. Isso significa acompanhar as taxas de abertura, cliques e conversões.

Ao analisar esses dados, a empresa poderá identificar quais campanhas estão funcionando e quais precisam de melhorias.

Considerações finais

Com essas dicas em mente, será possível que qualquer empresa fique bem preparada para criar um e-mail marketing bem-sucedido.

É importante lembrar-se que a chave para o sucesso está em criar e-mails relevantes e interessantes para o público-alvo. Se a marca puder fazer isso, ela terá muito sucesso com o e-mail marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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