Os seguidores de uma empresa nas redes sociais são pessoas que acompanham o perfil da marca porque estão interessadas em suas publicações, produtos, serviços e novidades.
Mas existem diversas marcas que trabalham no mesmo segmento e por isso competem entre si para conquistar a atenção dos usuários. É aqui que entram as estratégias que ajudam a conquistar mais seguidores.
Muitos negócios observam que seu perfil não está crescendo como gostariam em plataformas como Instagram, então alguns acabam cometendo o erro de comprar seguidores acreditando que isso vai resolver seu problema.
A princípio, até parece uma solução barata e inteligente, mas é ao longo do tempo que a empresa vai perceber que não está conseguindo construir a reputação que deseja, tampouco melhorar as vendas de seu negócio.
É claro que quanto mais pessoas seguem o perfil, mas a empresa se torna conhecida, mas esses seguidores precisam ter qualidade, e para isso existem estratégias que vão atraí-los.
Basicamente, além de ter uma boa quantidade de usuários seguindo a empresa, é fundamental cuidar da qualidade desses perfis e é justamente sobre isso que o artigo vai falar.
Passos para se criar conteúdo que seja atraente
A base para conquistar seguidores nas redes sociais são os conteúdos, e eles precisam ser atrativos e relevantes. Algumas ideias para fazer isso são:
1. Criar promoções
Para atrair seguidores rapidamente, nada melhor do que as promoções, o que pode ser um sorteio, um desconto para clientes novos, um brinde para quem fizer indicações, entre outras possibilidades.
Mas essa ação precisa estar de acordo com os objetivos de marketing, visto que existem alguns sorteios que podem gerar péssimos resultados na hora de atrair o público, trazendo pessoas que não comprariam o produto ou serviço.
No caso de uma loja de moda praia infantil atacado, precisa atrair adultos que convivem com crianças, pois eles são os tomadores de decisão. Mas se atrair pessoas que não vivem essa realidade, os resultados não serão satisfatórios.
2. Fazer enquetes
Para que os conteúdos sejam cada vez mais assertivos e estejam próximos do público, vale a pena investir na interação e trabalhar com enquetes. Pode ser necessário ajustar a persona da empresa depois de fazer vários conteúdos desse tipo.
Ele é muito vantajoso porque os seguidores gostam de interagir e falar sobre eles mesmos. Como resultado, a organização consegue quebrar barreiras e fazer com que os usuários se sintam à vontade para conversar e conhecer os produtos e serviços.
3. Fazer transmissões ao vivo
Os vídeos são um formato de conteúdo que atrai muitas pessoas, mas quando eles são exibidos ao vivo, alcançam um público ainda maior.
Conhecidas como lives, essas transmissões geram engajamento e conseguem aproximar a empresa de seu público.
Um buffet para jantar de casamento pode fazer uma live mostrar um evento que organizou, e com isso educar os prospects, transmitir informações relevantes, quebrar objeções, gerar conversões e conquistar mais seguidores.
4. Mostrar os bastidores
Os consumidores são muito curiosos quanto ao funcionamento interno das empresas e mostrar essa informação é uma forma de aumentar a fidelidade das pessoas. Isso porque elas conseguem ver melhor a maneira como o produto é criado.
É uma excelente alternativa para fazer com que pessoas que estão na fase de consideração reduzam objeções e se interessem mais pelas soluções do negócio.
Como engajar e interagir nas redes sociais?
Não basta apenas criar o perfil do negócio e acreditar que isso vai trazer os resultados esperados. Na verdade, a organização também precisa engajar e interagir com seus seguidores para construir um relacionamento duradouro.
Essa prática também é muito importante para incentivar o compartilhamento de conteúdo, e uma das formas de fazer isso é estimular conversas verdadeiras.
A marca deve provocar uma vontade real em seus seguidores de comentar, compartilhar e até buscar mais informações sobre o conteúdo postado.
No perfil de uma clínica veterinária próximo a mim, os comentários são sinais relevantes para os algoritmos de que a publicação da empresa é realmente interessante para os usuários.
O engajamento consegue aumentar o alcance e trazer mais participantes para uma conversa proposta pela organização. Só que é fundamental responder cada comentário de maneira personalizada, pois só assim a marca vai interagir.
Além disso, se algum comentário for uma reclamação, é fundamental se prontificar em apresentar uma solução, pois isso mostra que o negócio está realmente interessado em resolver os problemas de seus clientes.
A internet está cheia de conteúdo, então é necessário se diferenciar para atrair as pessoas, e a melhor ferramenta nesse sentido é a criatividade.
Mesmo que uma pessoa esteja prestes a comprar alguma coisa em uma auto peças próxima, ela não vai entrar nas redes sociais com essa intenção, depois os usuários acessam essas plataformas em busca de distração.
A marca só vai conseguir mudar o foco se souber chamar a atenção e fazer com que parem de rolar a tela sem se prender a nada.
O engajamento é muito maior quando as publicações são criativas, surpreendem os seguidores e conseguem atrair novos usuários. É interessante ter boas referências para ampliar o leque de conteúdos e enriquecer o perfil do negócio.
É válido combinar mídias visuais com textos, vídeos, gráficos e outros recursos, embora seja um desafio para muitas organizações. Esse desafio surge porque tudo isso deve ter qualidade, principalmente quando gera interação.
Para lançar uma conversa com os seguidores e melhorar o engajamento, é interessante aproveitar os trends, criando uma publicação que vai dialogar com o conteúdo do momento.
Um fabricante de escada de ferro deve fazer isso de maneira humanizada, respeitando o tom de voz da marca para impactar a audiência do jeito certo.
É importante considerar o engajamento social e político, pois a partir do momento em que a organização apoia uma causa, esse apoio deve ser verdadeiro, pois o público pode perceber que se trata de mero oportunismo.
Como aumentar a visibilidade?
Existem estratégias de promoção que podem ser usadas para aumentar a visibilidade da empresa nas redes sociais e conquistar novos seguidores.
Uma dessas práticas consiste em criar uma estratégia de conteúdo consistente, capaz de chamar a atenção do público. Esses materiais precisam ser visualmente atraentes e contar com chamadas para ação para aumentar ainda mais o engajamento.
Existem vários exemplos de materiais que podem ser compartilhados nas redes sociais para alcançar esse objetivo, como:
- Conteúdo educacional;
- Conteúdo informativo;
- História sobre a empresa;
- Notícias;
- Atualizações do setor;
- Fotos;
- Vídeos.
Mas mesmo oferecendo um material de excelente qualidade, uma empresa de reciclagem de óleo de cozinha precisa interagir com a audiência.
As redes sociais são plataformas onde todos têm voz, por isso, não basta apenas publicar alguma coisa, é necessário responder às pessoas, caso elas façam algum comentário, seja uma crítica, uma pergunta ou um elogio.
Quem precisa conquistar visibilidade rapidamente pode investir nos anúncios pagos, e diversas redes sociais oferecem recursos de publicidade segmentadas para alcançar os usuários certos e no momento mais apropriado.
Durante o uso de anúncios pagos, é necessário saber segmentar o público-alvo para obter bons retornos e maximizar os investimentos.
Mesmo que a empresa escolha criar anúncios pagos ou potencializar o alcance de seus conteúdos, é indispensável que os materiais tenham boa qualidade.
Mesmo que as pessoas não entrem nessas plataformas para procurar produtos e serviços, como loja de consertar celular, ao se deparar com conteúdos de empresas, exigem que eles sejam de qualidade.
Depois de seguir todas essas práticas para conseguir mais visibilidade e engajamento nas redes sociais, os resultados precisam ser monitorados de perto.
O monitoramento é fundamental para saber se as estratégias usadas estão alcançando o sucesso ou se é necessário fazer alguma melhoria.
Atualmente, já existem ferramentas, inclusive gratuitas, que ajudam a rastrear métricas para saber qual é o nível de engajamento, alcance e conversão.
Fazer esse acompanhamento é indispensável porque além de ajudar a empresa a identificar a performance de suas ações, também ajuda a melhorar o que for necessário e evita ações que não trazem o resultado esperado.
Em outras palavras, uma oficina mecânica especializada em injeção eletrônica deixa de gastar dinheiro com estratégias que não funcionam e consegue otimizar suas ações de marketing nas redes sociais.
Considerações finais
Definitivamente, as redes sociais precisam fazer parte do planejamento de marketing de qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento, mas as estratégias dentro delas precisam ser muito bem elaboradas.
São ações que vão atrair os usuários para que eles se transformem em seguidores, conheçam os produtos e serviços, se interessem pelos conteúdos e comecem a interagir com a organização.
São passos importantes para o processo de conversão, desde que a companhia saiba atrair o seguidores certos e que realmente vão manter o engajamento com o perfil.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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