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Os termos identidade corporativa, identidade de marca e imagem de marca são frequentemente trocados, mas são, de fato, distintos um do outro.

  • A identidade corporativa é sobre atividades internas que moldam a percepção.
  • A identidade da marca é como uma organização deseja ser percebida por seu público.
  • A imagem da marca é a percepção externa dos consumidores.
  • Todos os três estão interligados, mas cada um deve ser considerado separadamente ao construir sua marca. Tudo começa com a identidade corporativa.

O que é Identidade Corporativa?

A identidade corporativa é a ação que uma empresa como a Blogzap Brasil e qualquer outra empresa de boa reputação realiza para obter uma boa percepção de seu público-alvo. É obtido por meio do design corporativo, da comunicação corporativa e do comportamento corporativo. Pode ser difícil definir a identidade corporativa. Muito mais do que sua cultura corporativa, ela deve responder à pergunta “quem somos nós?”

Design corporativo

O design corporativo inclui os ativos da marca que tornam sua empresa única e se destacam da concorrência. O design da identidade da empresa de uma marca é refletido visualmente em seu logotipo, nome, guia de estilo, slogan, paleta de cores, tipografia, uniformes, prédios, cartões de visita e muito mais. A manutenção da identidade corporativa pode ser gerenciada com a criação de um manual de diretrizes da marca para os funcionários seguirem.

Comunicação corporativa

A comunicação corporativa é como sua empresa divulga informações para funcionários, investidores, partes interessadas externas e clientes. Isso inclui relações públicas, comunicação interna, gerenciamento de reputação e outros esforços de comunicação externa.

Comportamento Corporativo

O comportamento corporativo é a essência de uma empresa. Por meio do comportamento corporativo, uma empresa deve mostrar seus valores fundamentais, promessa de marca e filosofia. Muitas marcas proeminentes conseguem isso por meio de esforços de responsabilidade social corporativa. O comportamento corporativo é como você apresenta sua marca para a comunidade em geral, incluindo consumidores, clientes, funcionários e investidores. O comportamento corporativo é diferente do propósito da marca.

O que está incluído em uma identidade corporativa

Conforme mencionado acima, a identidade corporativa de uma empresa inclui todos os elementos visuais que representam a “face” geral de uma organização. Esses incluem:

  • logotipo da empresa
  • Tipo de letra
  • Slogan
  • Imagens
  • Esquema de cores
  • Tom de voz
  • uniformes
  • E mais

O que é identidade de marca?

A identidade da marca é como uma organização deseja ser percebida por seu público-alvo. É a mensagem que seus clientes recebem da marca da empresa. Manter essa mensagem é importante para a consistência da marca, para que seu mercado-alvo sempre reconheça sua marca e mantenha a fidelidade à marca. Manter a identidade da marca pode ser frustrante quando logotipos antigos estão flutuando no drive compartilhado da empresa. Uma maneira de controlar a manutenção de logotipos e materiais de marketing atualizados é usar uma solução de gerenciamento de marca com personalização para manter todos os seus materiais de marketing compatíveis e consistentes.

Por que uma identidade de marca é importante?

Estabelecer uma identidade de marca forte permite que você defina diferenciação, personalidade, consistência, reconhecimento e lealdade entre seus negócios e clientes. Sua marca é a identidade da empresa. Essa imagem será transmitida a todos os funcionários e clientes, tornando-a, portanto, um dos ativos mais valiosos de sua empresa.

O que é imagem de marca?

Imagem de marca ou imagem corporativa é a percepção externa atual dos consumidores. São as associações e crenças gerais que seus clientes ou clientes em potencial têm sobre sua marca e, como extensão, seu produto ou serviço. A imagem corporativa abrange a impressão geral que os consumidores têm em mente sobre sua marca a partir de uma variedade de fontes diferentes.

Importância da Identidade Corporativa

Identidades corporativas fortes são vitais e instrumentais para moldar os sentimentos das pessoas sobre sua marca e seus produtos ou serviços. No mercado competitivo de hoje, é vital para organizações de todos os tamanhos, missões e propósitos estabelecer um manual de identidade corporativa, guia de estilo de marca, princípios e tom de voz. Aqui estão quatro razões para isso.

  • Coesão. Estabelecer uma identidade de marca corporativa consistente garante que todos na organização se apresentem da mesma maneira sempre que interagirem com clientes, partes interessadas e clientes em potencial.
  • Perícia. A identidade de uma empresa ajuda a projetar sua marca como um especialista confiável em seu setor.
  • Confiabilidade. Uma identidade corporativa cuidadosamente elaborada e cultivada ajuda a padronizar a apresentação visual da sua marca em todos os canais, como e-mail, mídia social etc.
  • Autoridade. Uma forte identidade corporativa o diferencia da concorrência e torna sua marca facilmente reconhecível por meio de design, comunicação e ação.

Molde sua identidade ou ela moldará você

Toda organização é uma entidade viva que respira, cresce, muda e responde continuamente a influências externas. É fácil ver, portanto, como a cultura corporativa da sua organização está intrinsecamente ligada à sua marca e estratégia. Infelizmente, muitas empresas ignoram o gerenciamento e a proteção de sua identidade organizacional até que uma crise as obrigue a enfrentar uma dura realidade.

Muitas marcas são forçadas a esta situação devido a forças externas, ou mesmo controvérsias internas. As organizações que se apóiam fortemente no propósito da marca devem praticar seu propósito ou serão expostas como hipócritas. Essas informações podem ser devastadoras interna e externamente para as marcas.

Estabelecendo Marca Positiva e Imagem Corporativa

Por outro lado, as marcas que estabelecem e mantêm uma identidade corporativa respeitada são recompensadas com um efeito positivo correspondente na imagem da empresa e na reputação corporativa. Um bom exemplo é a Apple que, após 30 anos e apenas alguns pequenos deslizes, ainda é vista como uma marca inovadora e pioneira.

Outras empresas que ilustram a importância da identidade da marca incluem a Coca-Cola, que se concentra na espontaneidade e na satisfação do cliente; Target, uma empresa que oferece consistentemente uma experiência de varejo excepcional; e a Southwest Airlines, cuja personalidade corporativa distinta se reflete em sua abordagem divertida para levar os viajantes dos pontos A ao B. O que todas essas organizações têm em comum? São marcas que milhões de pessoas conhecem e confiam.

Uma forte identidade visual corporativa agrega um enorme valor ao patrimônio da sua marca e pode, de fato, ser seu ativo mais forte. Devidamente desenvolvida, uma personalidade de marca cria um vínculo entre você e seus clientes, ajuda a estabelecer o poder de permanência e, finalmente, prepara o cenário para todas as futuras interações com o cliente.

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