O SEO está entre as principais estratégias do marketing digital, até porque todo empreendimento, nos dias de hoje, deseja estar nas primeiras posições orgânicas do Google.
Nas primeiras posições, estão os links mais acessados pelos usuários, que, na maioria das vezes, não passam da primeira página de busca quando buscam a revista por algo.
Por isso, uma estratégia de SEO completa e bem aplicada permite que até mesmo um negócio que vende e instala teto de vidro para varanda chegue às primeiras posições.
Com isso, o site, blog ou loja virtual da empresa tende a ficar muito mais conhecido, recebe mais visitas, aumenta as chances de conversão e aumenta a autoridade no seu segmento.
Para ajudar nisso, este artigo explicará o que são as estratégias de SEO, dará dicas de como utilizar essas estratégias e também de como aplicá-las em um negócio.
O que são estratégias de SEO?
O SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias voltadas para a otimização de sites, blogs e páginas da Internet que podem tratar de vários assuntos como a venda de camisa academia personalizada, por exemplo.
O seu intuito é melhorar a posição das páginas desses negócios nos resultados orgânicos em buscadores como:
- Google;
- Bing;
- Yahoo;
- Baidu.
A sigla SEO significa Search Engine Marketing, que em uma tradução para o português serve exatamente como uma otimização para os mecanismos de busca.
A todo segundo milhares de pesquisas são feitas em buscadores pelo planeta todo, ainda mais no Google, maior mecanismo de pesquisa do mundo, além de mais usado.
Os usuários desses buscadores desejam que suas dúvidas sejam sanadas, e essas dúvidas podem ser desde respostas sobre um trabalho escolar até sobre onde comprar forro mineral modular.
Em cada busca, o Google tenta organizar as informações em um ranking que deve oferecer as maiores respostas em ordem para os usuários.
Os três primeiros links mostrados pelo Google, de maneira orgânica, tendem a ser uma taxa de cliques muito maior do que os demais.
Sendo assim, cada pesquisa é uma oportunidade para a marca oferecer o que tem de melhor resposta para o que os usuários estão buscando.
E uma estratégia de SEO é exatamente isso: a possibilidade que um site tem de se destacar dos demais alcançando as primeiras posições e gerar mais tráfego.
Saiba como utilizar essa estratégia
Para usar as técnicas de SEO, é primordial seguir três passos principais que podem ajudar qualquer empresa. São eles:
Definir objetivos
Para dar início ao uso da estratégia, é essencial definir quais são os objetivos dela ao otimizar as páginas do site que vende caixa de madeira exportação.
O objetivo pode ser levar mais tráfego orgânico para o site, gerar mais leads ou mais vendas, diminuir o CAC (custo de aquisição por cliente), levar mais autoridade para a marca e muito mais.
É preciso sempre alinhar os objetivos de SEO aos objetivos maiores que a marca tem, se for de aumentar o engajamento, por exemplo, o SEO pode ajudar nisso.
Só de colocar o site do negócio em evidência e nas primeiras posições dos buscadores como o google, esse objetivo já se torna mais alcançável.
Definir a persona
Além de definir os objetivos, é essencial começar a usar o SEO com a persona do negócio muito bem definida para saber para quem a estratégia está sendo feita.
Uma persona nada mais é do que um personagem fictício criado pela empresa para representar o perfil do cliente ideal da marca.
Ele deve ter dúvidas, dores e até mesmo as mesmas necessidades que o público da marca tem e que espera que a empresa resolva.
A construção dessa persona é feita a partir de uma linha pesquisa baseada em dados reais com clientes reais que respondam a entrevistas e questionários.
Desse modo, a construção da persona também deve considerar as etapas do funil de vendas, ou seja, é interessante contar com uma persona para cada etapa só funil.
É possível identificá-las pelo tipo de palavras-chave que usam em suas pesquisas, sendo mais abrangentes nas primeiras e mais específicas nas últimas.
Usar ferramentas básicas de SEO
Para começar a usar uma estratégia de SEO, é essencial contar com algumas ferramentas básicas que podem ajudar muito a empresa que vende cortina de lona para janela nesse processo.
Elas ajudam a fazer um diagnóstico melhor da atual situação, a embasar o planejamento e a fazer as primeiras otimizações nas páginas, começando a mostrar os impactos que as ações possuem.
Dentre essas ferramentas, existem duas que são indispensáveis para qualquer iniciante no ramo do SEO, o Google console e o Google Analytics, que são oferecidos gratuitamente e sempre ajudarão em qualquer estratégia.
Como aplicá-las em um negócio?
As dicas apresentadas em seguida podem ajudar qualquer negócio a aplicar as técnicas de SEO em seus canais como sites e blogs. São elas:
1. Usar as palavras-chave certas
Usar palavras-chaves que atraem as pessoas é a melhor maneira de dar início a aplicação das técnicas de SEO, até porque é através dessas palavras que as pessoas fazem pesquisas na internet.
Quando o usuário busca por palavras-chave que fazem parte do conteúdo da empresa que faz persianas de pvc a medida, o Google entende que o usuário busca por algo que o site oferece.
No entanto, é essencial tomar cuidado para não repetir demais a palavra-chave e acabar tornando o conteúdo muito chato, algo que levaria ao efeito contrário do desejado.
Muitas vezes, o Google acaba entendendo isso como uma página de robôs e não recomendando a mesma por não achar que será relevante para o usuário.
É possível usar ferramentas que ajudem a encontrar as palavras-chave que mais se adequam ao nicho que a companhia atua e criar conteúdos com base nelas.
2. Aplicar o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, mesmo que pareça algo que todos já sabem, sempre deve ser bem-feito, pois ele é o responsável pela relevância dos conteúdos criados.
Ao aplicar o marketing de conteúdo, é ideal ir atrás de tendências sobre os temas que estão em evidência e levar conteúdos que podem ser de maior interesse para os leitores.
Os consumidores, atualmente, recebem informações de várias maneiras, por isso é importante se mostrar diferente em algum detalhe que não se encontra facilmente pela Internet.
Esse detalhe pode ser desde um case de sucesso ou depoimento de clientes satisfeitos, até uma pesquisa que agregue mais valor ao conteúdo.
3. Se atentar ao tempo de carregamento da página
Outro ponto fundamental do SEO para aplicar em um negócio que instala baias para lan house é o tempo em que os conteúdos das páginas carregam.
Nos dias de hoje, as pessoas fazem questão de praticidade em todas as áreas da vida, ainda mais quando vão pesquisar ou procurar por algo na Internet.
Muitos indivíduos acabam desistindo de ficar em uma página que demora mais do que cinco segundos para carregar os conteúdos que tem a oferecer.
4. Usar links internos e externos
Adicionar links tanto internamente quanto externamente nos conteúdos é uma outra maneira de aplicar estratégias de SEO que tornam os conteúdos mais completos e atrativos.
Muitos sites usam palavras coloridas ou sublinhadas no decorrer dos textos, essas palavras são os links internos ou externos que levam o usuário a outros conteúdos do site que tenham a ver com o assunto abordado, chamado de backlink.
Além de fazer com que o usuário fique mais tempo em um site quando ele passa de link em link, a estratégia permite que os conteúdos se tornem muito mais ricos.
Além de tudo, é possível, ainda, usar áudios e vídeos que aumentem o tempo do usuário na página e também a relevância sob o olhar do buscador.
Considerações finais
No decorrer deste artigo, foi possível notar que o SEO serve mostra um assunto de extrema importância para um negócio como uma funilaria Chevrolet que deseja ter mais visibilidade no mundo online.
Depois de entender tudo o que é preciso sobre Search Engine Optimization, o processo de otimização para um site se torna mais fácil do que nunca.
Ao compreender os conceitos do SEO, como começar a utilizá-lo e como aplicar as técnicas, as estratégias para melhorar a posição de um site tendem a ser muito mais completas e assertivas.
O SEO é um grande universo que segue aumentando a cada dia que passa, por isso ele deve ser explorado e utilizado por todo negócio que tem como objetivo aumentar o seu posicionamento nos buscadores e alcançar mais pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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