A loja virtual vai ter um bom desempenho digital quando fizer as coisas necessárias, como os passos de definir o produto, criar estratégias de venda e muitas outras coisas que são bem precisas para que a empresa consiga ter uma boa performance no mundo digital.
Hoje em dia, é muito conhecido esse tipo de empresa, até loja que vende grades de PVC é a nova moda do mercado. Ter um e-commerce hoje é como ter uma loja física, como algum tipo de mercado. A principal diferença é que ter uma loja online tem inúmeras vantagens.
Só no quesito agilidade de entrega, mostra que são lojas até superiores que as lojas físicas e até uma loja de locação multifuncional pode atestar que isso é verdade. Dado que as pessoas buscam por empresas que cuidem bem das suas entregas e garantam rapidez.
Qualidade no atendimento dessas empresas também são um grande fator analisado. Pode ser que no momento pareçam irrelevantes todas essas coisas que foram ditas. Até em um negócio que vende compressor parafuso Schulz precisa ter essas características em dia.
Aumentar as vendas de uma empresa depende de muitos fatores significativos que vão envolver todos os processos que ocorrem ao redor das vendas. Entre eles, está o modo de atingir os clientes e a forma de agradá-los, isso é muito necessário em uma loja virtual.
Por exemplo, não adianta utilizar a mesma narrativa para todas as suas oportunidades. Isso só vai mostrar que a loja só quer fechar a meta a qualquer preço. E, quando o consumidor vê isso, que as suas dores são ignoradas, a venda fica bem mais complicada de acontecer.
Se um negócio faz serviços de lavagem de tapetes residenciais quer aumentar as suas vendas, deve primeiro focar em suprir as dores de seus clientes, sem nunca deixar ficar a vista deles que a empresa está tentando bater metas de vendas, e sim, resolver as dores.
Como definir um produto
Ter a ideia de negócio é o ponto de partida para começar a empresa, e os empreendedores são pessoas de ideias. Mas ter só uma ideia não é o suficiente para criar um negócio. Uma empresa de mudas de plantas exóticas representa muito mais do que uma ideia.
A ideia precisa, de fato, representar uma oportunidade de mercado, ou seja, é exigido que a empresa valide a hipótese de que há clientes com a disposição de pagar pelo produto ou serviço que ela quer criar e só depois fazer a conexão desse produto com o mercado.
Portanto, ter um conceito de empresa que representa uma chance de mercado é quando alguém percebe uma maneira de resolver um problema de um determinado ramo de pessoas ou empresas, esses são os clientes, por meio de um produto ou serviço.
É muito significativo que a definição do produto, ou serviço, tenha sido baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na necessidade que tem os clientes que vão ser atendidos por essa empresa em específico. Tudo deve ser voltado para o cliente.
Nessa etapa de planejamento, não se deve esquecer de que as melhores pessoas sempre confirmam se de fato seu produto ou serviço funciona, elas são o seu potencial cliente. É algo que deve ser ressaltado, sempre se deve levar em conta a perspectiva do cliente.
É crucial melhorar seu produto ou serviço com algum tipo de benefício importante e significativo, que faça com que as pessoas estejam bem dispostas a pagar. Os consumidores não compram um produto ou serviço em si, mas sim os seus benefícios.
Eles sempre vão pagar para ter seus problemas e necessidades solucionadas. Se as pessoas compram uma placa de energia solar 400w é porque isso vai dar alguns benefícios, as pessoas não compram uma placa, e sim compram os benefícios dessa placa.
Métodos para elevar as vendas da loja online
Mesmo em um mercado tão competitivo, se a pessoa já tem uma loja virtual, sabe que lucrar uma parte desse montante milionário não é tão simples quanto se mostra. Por isso, foram separadas algumas dicas para ajudar nisso:
1. Faça anúncios no Google Shopping
Segundo um estudo feito pela agência de SEO Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, cerca de 93% dos brasileiros buscam no Google antes de fazer a compra, por isso, a maneira de pôr o seu produto em evidência é por meio do Google Shopping.
Essa ferramenta de anúncio roda dentro do Google Ads e possibilita que a pessoa mostre os seus produtos para os clientes que estão realizando pesquisas dentro do buscador por itens que sejam bem semelhantes aos da sua loja virtual.
Por exemplo, se a loja virtual vende recarga de extintor Co2, e se a pessoa pesquisa por extintor, o produto pode aparecer. Os produtos do Google Shopping aparecem antes de resultados e guias os usuários para as páginas de compra da sua loja virtual.
2. Use SEO para a sua loja virtual
O marketing digital para e-commerce ainda está muito ligado aos anúncios pagos feitos em locais como o Google Ads e Facebook Ads. Todavia, variar o seu mix de marketing ajuda a diminuir custos e chegar até usuários mais qualificados usando outros meios.
Além disso, estar entre as primeiras pesquisas orgânicas do Google se mostra uma excelente escolha para aprimorar as vendas pela internet.
Segundo estudos, como o apresentado pelo Search Engine Journal, os três primeiros links de resultados no Google conseguem cerca de 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas que são realizadas.
Por sua vez, o grupo de táticas de SEO tem como meta aprimorar as páginas da sua loja, para que elas consigam um melhor rankeamento no interior do Google.
3. Invista em compras por voz
Talvez as pessoas já tenham realizado algum tipo de busca por voz no Google ou tenha interagido com um tipo de assistente virtual como a Siri, da Apple e a Alexa, da Amazon.
Indo na mesma lógica que há por trás desses sistemas, hoje, é possível ofertar aos visitantes de suas páginas o elemento de compra por voz para e-commerce. Com ele, o cliente pode realizar uma busca dentro da sua loja sem digitar. Só acionar o comando.
A funcionalidade de busca por voz para loja virtual já pode ser implementada a partir da adoção de ferramentas, que possibilitam a instalação rápida desse recurso, sem grandes complicações e sem precisar contratar um programador.
4. Use o e-mail marketing
De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, 72% dos clientes apontam o e-mail como a melhor forma de fazer comunicação de marcas e empresas. E, vale até para uma empresa que trabalha com o aluguel impressora preço.
Além do gosto do público, o e-mail marketing dá benefícios como a possibilidade de se comunicar de forma direta com um cliente em potencial, que já teve algum tipo de contato com a sua marca a ponto de partilhar o endereço de e-mail com a sua loja.
Ao enviar conteúdos por e-mail, que sejam importantes para aquele contato, a empresa estreita a conexão com o lead e ainda ajuda para direcioná-lo para as fases finais do funil de vendas.
Vale dizer ainda que o e-mail marketing é um plano muito mais barato do que os anúncios pagos, feitos no Facebook Ads ou no Google Ads. Ou seja, é uma estratégia capaz de diminuir custos com marketing, ao mesmo tempo em que cresce as chances de vendas.
Por último, mas não menos essencial, o e-mail marketing é uma maneira de manter contato com leads produzidos em outras ações, como na captura por pop-ups ou usuários que vieram a montar um carrinho, porém acabaram abandonando.
Isso vai favorecer a conversão e a boa retenção de clientes, ajudando o lead a realizar uma nova compra em um determinado e-commerce.
5. Utilize o social selling
As redes sociais não são mais só canais de marketing. Ao contrário, elas funcionam como meios de vendas online, que permitem chamar e converter o cliente, sem que ele sequer necessite mudar de canal.
E o social selling é o conceito usado para definir as vendas realizadas no interior das redes sociais. E, hoje em dia, é o tipo de venda que tem se tornado mais popular.
Os benefícios de implementar as técnicas
Visto isso, serão apresentados alguns benefícios mais notáveis que as dicas mostradas podem proporcionar. Eles são:
- Aprimora o planejamento de vendas;
- Ajusta a gestão do estoque;
- Padronização de todos os processos;
- Diminuição de custos;
- Ajusta a comunicação;
- Cresce a produtividade.
Essas são as vantagens que as estratégias de vendas podem oferecer. As maiores empresas do mercado sempre utilizam planos estratégicos, por isso, costumam se dar bem.
Considerações finais
Neste artigo, foram apresentadas algumas opções para aumentar as taxas de conversão de um e-commerce. Com elas, a loja virtual vai poder criar um mix mais eficiente de ações para o aumento de suas vendas.
Com as estrateǵias detalhadas ao longo do texto, as empresas poderão trabalhar melhor com os seus times de marketing e vendas, para que eles possam ter um melhor desempenho neste sentido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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