gestão de vendas

A gestão de vendas possui um papel fundamental no negócio, uma vez que ela possui a capacidade de impulsionar o setor de vendas, ajudando assim a aumentar a sua receita, obter o contato com clientes e obter uma melhor troca com outros setores do negócio.

Com isso, é possível observar que desde a venda de metais não ferrosos a um violão, todos os produtos e serviços necessitam de uma boa gestão, principalmente nesse setor de comercialização.

Por esse motivo, continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o papel de um gestor de vendas, a sua relevância no mercado e como ter sucesso na área.

Qual é o papel do gestor de vendas?

A gestão de vendas é basicamente o gerenciamento de como uma equipe de vendas será conduzida com o objetivo de atingir as suas metas. Com isso, esse setor possui a capacidade de impactar todo o negócio como um todo, influenciando em seus resultados.

Dessa forma, pode-se observar que desde uma empresa de sulfato de zinco agrícola a uma padaria, o gestor de vendas é a pessoa responsável pelo controle de toda a operação, pelo suporte que é dado à equipe de vendas e por todas as estratégias adotadas.

Além disso, o gestor de vendas também é responsável por definir as metas de vendas e as estratégias para se alcançar elas. Com isso, dentre as principais tarefas de um gestor de vendas em seu dia a dia, podem-se citar:

  • Gerenciar todo o processo que será seguido pela equipe;
  • Definir as metas que serão atingidas;
  • Acompanhar o desempenho do time;
  • Desenvolver os pontos fortes e identificar os fracos da equipe;
  • Fazer o planejamento e as estratégias de vendas;
  • Realizar o forecast de vendas;
  • Efetuar o relatório de vendas.

Essas são as principais funções que devem ser desempenhadas por esse profissional no seu dia a dia. Com isso, desde a comercialização em uma empresa zinco a uma loja de roupas, essas tarefas devem ser desempenhadas.

Como se tornar um bom gestor de vendas?

O trabalho de um gestor de vendas pode ser muitas vezes difícil, uma vez que demanda muita responsabilidade e organização, além de um senso de liderança. Por esse motivo, aqui estão algumas dicas para se tornar um bom gestor de vendas:

  • Saiba se relacionar com a sua equipe;
  • Mantenha-se atualizado sobre o mercado;
  • Participe ativamente do marketing e das vendas;
  • Construa uma rede sólida de contatos;
  • Esteja por dentro dos objetivos do negócio.

Essas são algumas das dicas para conseguir desempenhar um ótimo papel como o gestor de vendas da sua empresa.

Com isso, desde a venda de máquinas de solda profissional a venda de bolos, qualquer gestor de vendas deve possuir essas características para o melhor desempenho da equipe.

Os 3 pilares da gestão de vendas

Além das características já mencionadas em relação às características que um gestor de vendas deve possuir e desempenhar, existem também três pilares fundamentais para se obter um melhor processo de vendas, que são:

  • Processos claros e mapeados;
  • Pessoas qualificadas;
  • Tecnologias.

Esses são os três pilares da gestão de vendas, sendo fundamentais para desempenhar um bom papel na sua empresa.

Processos claros e mapeamentos

É necessário elaborar um plano que contenha objetivos e datas nele, onde com isso é possível seguir um planejamento pré-estabelecido.

Entretanto, também é preciso ser flexível em relação às metas, uma vez que quando o processo não flui como deveria, é necessário se adaptar à situação.

Por exemplo, se você possui a meta de fabricar um número específico de sulfato de zinco fertilizante, mas o resultado não sai como esperado, você deve então ser flexível com o resultado.

Pessoas qualificadas

O gestor de vendas de uma empresa precisa ter conhecimento sobre vendas, entender sobre o relacionamento com o cliente, conhecer o produto ou serviço e ter confiança naquilo que está vendendo.

Tecnologias

É necessário ter transparência nas informações adquiridas, obtendo uma análise específica e pontual.

Como ter a gestão de estratégia da sua equipe?

O setor de vendas é de extrema relevância em uma empresa, uma vez que ela é a porta de entrada para a receita de um negócio. Com isso, é possível identificar algumas análises que podem impactar na sua gestão comercial, onde dentre elas podem-se citar:

  • Taxas de conversão por etapa, equipe e individual;
  • Funil de vendas;
  • Motivos de perdas e ganhos;
  • Produtividade;
  • Análise churn;
  • Análise de valor que um cliente retorna LTV;
  • Esforço comparando com o resultado.

Esses são os principais pontos que podem auxiliar na gestão estratégica da sua equipe de vendas, melhorando significativamente o desempenho.

O trabalho de um gestor de vendas dentro de uma empresa é de extrema importância, impactando diretamente nos resultados finais do negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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