investimento

Ir ao dentista frequentemente parece um gasto absurdo para muitas pessoas. Entretanto, isso é uma ideia errada, já que essas visitas rotineiras na realidade são um investimento para sua saúde bucal.

A ideia de gasto implica em um custo ou despesa que seja algo desnecessário e não gera nada para o futuro. Já o investimento funciona como algo que pode gerar diversos benefícios, é rentável e vale a pena.

Contudo, quando pensamos em visitas ao dentista, seja para fazer um tratamento de cirurgia para arrancar o siso ou outros procedimentos, é comum pensar se é realmente um gasto ou investimento manter essas visitas frequentes.

Antes de mais nada, é possível afirmar que manter visitas regulares a um profissional dentista é considerado como um grande investimento, por se tratar de algo relacionado à saúde.

Desse modo, caso queira entender mais sobre a importância de ir ao dentista frequentemente e os tratamentos que são possíveis de fazer por lá, é só continuar a leitura.

Qual é a importância de ir ao dentista?

Muitas pessoas acham que por manterem uma rotina completa de higienização, com uma boa escovação, o uso do fio dental e, até mesmo, o enxaguante bucal, não se torna tão necessário ir ao dentista.

Entretanto, engana-se quem pensa isso, já que existem algumas enfermidades que podem aparecer de forma assintomática, ou seja, sem apresentar sintomas prévios.

Além disso, existem alguns tratamentos bem complexos para diversas questões, ou até mesmo há diversos procedimentos estéticos para serem realizados, como é o caso de um clareamento com moldeira.

Outro ponto é que existem diversas situações que podem ser evitadas, apenas com as visitas frequentes ao dentista.

Com tudo isso, existem alguns tratamentos principais que podem ser feitos dentro de um consultório, como por exemplo:

  • Limpeza;
  • Canal;
  • Raspagem de tártaro;
  • Obturação; 
  • Reconstrução dentária. 

Dessa maneira, entenda mais sobre cada um desses processos de uma forma aprofundada:

  1. Limpeza

Esse é considerado um dos procedimentos mais comuns em um dentista, além de ser um dos mais importantes também.

Dentro desse procedimento, um profissional dentista realiza uma higienização completa e bem detalhada que consegue eliminar sujeiras, como a junção da placa bacteriana que uma escovação comum não consegue.

Vale ressaltar que esse é um procedimento que dá para ser feito até mesmo por uma dentista para bebê, já que pode ser realizado tanto para crianças, adultos e idosos.

  1. Canal 

Quando a cárie está em um estágio muito avançado e atinge a raiz do dente, só a limpeza já não é capaz de resolver, sendo necessário uma cirurgia dentária. Com isso, o dentista retira toda a polpa que foi comprometida e coloca no local um preenchimento de um material odontológico que consiga solucionar.

  1. Raspagem de tártaro

O tártaro é responsável por dar uma aparência amarelada aos dentes. Portanto, isso pode gerar diversas enfermidades, como é o caso da gengivite ou periodontite.

Então, nesse procedimento, são utilizados alguns instrumentos para a raspagem do tártaro e, assim, fazer uma recuperação completa dos dentes.

  1. Obturação

Os espaços dos dentes que foram comprometidos pela cárie podem ser preenchidos a partir desse procedimento. Isso serve para não deixar nenhum buraco ou espaço vazio ou estragado.

  1. Reconstrução dentária

Quando os dentes sofrem algum tipo de trauma e com isso, quebram ou sofrem alguma fratura, ele fica com um aspecto irregular comparado ao resto da arcada dentária.

Nesse caso, é preciso fazer um procedimento de reconstrução dentária que serve para devolver ao paciente um sorriso natural e esteticamente agradável.

Além disso, é preciso mencionar que existem diversas enfermidades que podem surgir com a falta de visitas ao dentista, principalmente quando crianças. Nesse caso, é preciso pesquisar por uma cirurgia na boca.

Entretanto, veja todas as doenças que podem surgir com a falta de visitas rotineiras ao dentista:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Candidíase oral;
  • Halitose;
  • Placa bacteriana;
  • Dentre outras. 

Dessa forma, visitas rotineiras ao profissional dentista são consideradas um investimento para evitar essa e diversas outras enfermidades.

Qual é o momento para ir ao dentista?

Entendendo toda a importância de ir ao dentista regularmente e como isso é um importante investimento para a saúde bucal de todos os indivíduos. Então, é preciso ver qual é o momento ideal para frequentar.

O ideal é que as visitas sejam feitas a cada seis meses para que possa manter a saúde bucal sempre em ótimo estado.

Além disso, quando surgir a necessidade, até mesmo de pesquisar sobre um implante dentário, é importante ir ao dentista.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Categories:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online