storytelling

A palavra inglesa “storytelling” é uma combinação das palavras “story” e “telling”. No entanto, essa estratégia é mais do que simplesmente contar uma história; emprega técnicas inspiradas por roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem duradoura.

Muitas organizações têm ideias inovadoras e eficazes que desejam compartilhar com o público, mas se não souberem como fazer isso, o público-alvo não prestará atenção.

Essa estratégia é centrada na ideia de que a escrita deve ser envolvente, nem sempre é assim no início, porém, com o tempo, a marca desenvolve uma voz própria e consegue contar histórias cativantes que encantam o público.

No entanto, as pessoas são constantemente bombardeadas com uma grande quantidade de conteúdo online todos os dias por causa da internet, elas se concentram apenas em conteúdo exclusivo e que se destaca.

Algo que as marcas e empresas que oferecem curso para primeira habilitação buscam é a diferenciação, elas querem ser especiais e se destacar, buscam diferentes formas de conseguir isso.

Uma das práticas é contar histórias, neste artigo se aprenderá sobre a sua definição, o valor dessa prática, os principais componentes de uma boa história e como criar um conto memorável.

Mas, afinal, o que é storytelling?

Storytelling é, de modo breve, um ato que consiste na adoção de uma estratégia de contar, desenvolver e adaptar histórias por meio de elementos específicos, como:

  • Personagens;
  • Ambientes e locais;
  • Conflitos e superações;
  • Mensagens e lições.

Esses contos descrevem eventos que têm começo, meio e fim e têm uma mensagem duradoura de que o público pode lembrar. Eles também são capazes de provocar uma resposta emocional.

No entanto, essa estratégia deve ser aplicada antes de entender que, embora toda narrativa seja storytelling, nem todo storytelling é narrativa.

Uma firma de limpeza terceirizada pode utilizá-los como palavras semelhantes, mas, quando se trata de descrever uma situação, eles são muito diferentes.

A marca pode incorporar elementos em seu conteúdo, mas isso deve ser feito de forma que não transforme essa estratégia em uma narrativa. A ideia de apresentar em vez de falar é um meio de demonstrar esse contraste.

Descrever algo ou alguém é mais eficaz na explicação, identificação e compreensão do que simplesmente apresentar fatos de forma direta e simples. No entanto, mesmo que não sejam idênticos, o storytelling traz vários benefícios para as empresas.

Qual a vantagem do storytelling para os negócios?

O mercado está repleto de conteúdo, portanto, saber como comunicar uma história de maneira eficaz e concisa beneficia os negócios da concorrência.

Essa prática tem a capacidade de estreitar o relacionamento entre a empresa e os consumidores, além de entreter o público.

Contudo, a história deve ser considerada relevante se considerar alguns fatores, como os personagens, a linguagem, o enredo, o público, entre outras questões.

No entanto, se uma empresa de embalagem para lanche baguete utilizar todos esses componentes, ela terá a oportunidade de convencer o destinatário, além de usufruir de alguns benefícios, como:

Transmitir a identidade da marca

Essa prática é fundamental para comunicar a personalidade da empresa, tanto por meio de histórias contadas pela própria corporação quanto por histórias criadas pelos consumidores.

Para ampliar o impacto, uma boa estratégia é combinar os dois, pois eles têm maior capacidade de comunicar a mensagem.

Aumentar a fidelização de clientes

Quando alguém lê uma história, ativa partes do cérebro associadas à linguagem e toda a parte associada à experiência dos fatos.

Em última análise, o indivíduo está vivenciando o que está lendo, o que faz com que ele se sinta parte do ambiente e assim se torne um devoto da marca.

Criar novos líderes de mercado

Uma das indústrias que mais dependem do storytelling é a indústria automotiva, desde a venda do automóvel até a realização de serviço de cristalização automotiva. Essa prática tem levado muitas empresas a se tornarem líderes em seu segmento.

Isso porque a marca assume o papel de protagonista em uma situação que mexe com as emoções das pessoas; como resultado, torna-se associado a uma mensagem e é mais perceptível do que os concorrentes.

Se conectar com o lado emocional do público

Se um fabricante de portão de garagem alumínio branco para apartamentos deseja atrair as emoções dos consumidores, deve criar uma narrativa convincente.

No entanto, deve ser autêntico ou pelo menos derivado de eventos reais, caso contrário, desencadeará emoções e sentimentos no público.

Entretanto, para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, é essencial entender como executá-la para de fato a empresa usufruir desses benefícios.

Como utilizar a estratégia de storytelling?

Quando esta estratégia é empregada com sucesso, ela fornece razões convincentes para os consumidores comprarem de uma determinada marca.

Inspira confiança entre empresas e consumidores, além de estreitar o relacionamento com colaboradores e fornecedores.

Quem possui sua própria empresa deve entender a importância de contar uma história convincente sobre si mesmo e incorporar isso em sua estratégia de marketing.

A narrativa de uma empresa de limpeza tem um propósito proposital e é capaz de atrair pessoas. No entanto, a implementação dessa estratégia requer seguir algumas etapas. São eles:

Ter autenticidade

Criar uma narrativa genuína é a maneira mais eficaz de instilar a confiança do consumidor. O maior erro, porém, é tentar enganar os outros com uma narrativa falsa.

Os clientes reconhecem quando uma organização tenta enganá-los e ninguém quer se sentir assim. A história da organização não é necessariamente extensa, a melhor forma de descrevê-la é simplesmente falar sobre o processo.

Trabalhar com uma narrativa credível aumenta o vínculo entre a empresa e os consumidores, em contraste com o efeito que uma narrativa de fantasia teria.

Uma das características mais significativas do storytelling é a transparência, e é isso que o torna único. Somente este atributo pode comunicar o lado humano da empresa.

Não é fácil demonstrar falhas e contratempos, mas, ao fazê-lo, uma empresa que presta serviço de lavagem e manutenção de persianas conseguiu criar uma conexão emocional e demonstrar inovação e resiliência.

É justamente por isso que muitas empresas optam por tornar públicas suas comunicações, demonstrando como as coisas são feitas e os processos internos envolvidos.

Manter a constância da narrativa

Se a narrativa for caótica, os clientes terão dificuldade em compreendê-la e ficarão desengajados, por isso, a consistência é essencial ao entregar a narrativa em diferentes canais de comunicação.

Isso implica usar as mesmas combinações de cores, slogans e logotipos em materiais promocionais digitais e impressos.

Repetir fotos, vídeos e palavras associadas à corporação é uma forma de aumentar o reconhecimento público da empresa. No entanto, elas devem se lembrar de que contar histórias é uma habilidade complexa, então devem aprender o máximo sobre isso.

Estabelecer parâmetros

A narrativa de um negócio precisa ser cativante, mas sem um objetivo específico, fica difícil atrair a atenção dos consumidores.

Nesse contexto, uma autoescola que deseja aumentar a procura por adição categoria d deve descobrir quem está contando a história, o que está dizendo, por que, quando, quem está envolvido e as dificuldades.

Esses parâmetros ajudarão a criar algo atraente e relacionado ao público através da identificação do mesmo com a história contada.

Ter um objetivo claro

Uma história envolvente sempre tem uma mensagem que as pessoas possam entender, ou seja, ela instrui sobre algo, e a empresa deve definir o que ela quer instruir seu público.

Para isso, é fundamental primeiro estabelecer um objetivo, pois esta etapa ajudará a demonstrar quem é a empresa e de onde ela vem. Assim, a organização conquista a confiança do público em seus produtos e valores.

Fazer com que os clientes participem

Em última análise, para realmente se conectar com o público emocionalmente, uma boa regra é instigar a participação do público.

A corporação pode exigir que os indivíduos narrem sobre um evento agendado relacionado aos negócios que transmitiu conhecimento a eles.

É um meio de provocar respostas imediatas e tornar a narrativa da empresa algo que as pessoas possam compartilhar e lembrar.

Os consumidores querem fazer parte da narrativa das empresas em que confiam sobre uma ampla variedade de nichos diferentes.

Independentemente do setor em que se atua, deve-se encontrar maneiras de envolver o público; muitas pessoas vão querer participar e compartilhar histórias que tiveram com uma marca.

Considerações finais

Contar histórias é uma estratégia eficaz porque cada história é uma forma de se rejuvenescer e aprender algo novo. Além disso, contar uma história para o público é uma ótima maneira de atrair o público.

Histórias eficazes instigam sentimentos e emoções que outros métodos não conseguem duplicar. Ao se conectar com um público, a narrativa e a marca serão retidas por ele para sempre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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