Sonho da casa própria

Dicas simples que vão te ajudar a realizar o sonho da casa própria sem complicação

Muitas pessoas têm o sonho de comprar a casa própria, sair do aluguel e poder ter um cantinho do jeito que sempre sonhou. No entanto, essa não é a realidade da maioria, uma vez que imóveis são caros e é necessário um planejamento até que o sonho esteja mais perto do que nunca de se realizar. 

Podemos dizer que a cidade mais procurada quando o assunto é casa própria é São Paulo, com suas infinitas possibilidades de imóveis para todos os bolsos. A cidade apresenta diversas opções de imóveis, que vão desde casas com um quintal enorme até apartamentos no estilo estúdio. No entanto, é importante seguir algumas dicas caso queira comprar um imóvel na cidade. Comprar apartamento em SP ou até mesmo uma casa não é algo que deve ser feito sem planejamento, por isso vamos te ajudar.

Abaixo você confere algumas dicas que vão te guiar na hora de realizar o sonho da casa própria.

1. Poupe 20% do valor do imóvel que você deseja

A primeira coisa que você deve pensar é se o pagamento do imóvel será feito à vista ou se será financiado. Caso você opte pela segunda opção, é necessário que você poupe até 20% do valor do imóvel, porque a maioria dos financiamentos pede um valor de entrada para que a compra seja efetuada de fato. Essa porcentagem pode variar de acordo com o valor do imóvel.

2. Guarde 30% da sua renda

Se você quer ter o seu imóvel próprio, a principal dica é economizar dinheiro para que isso possa acontecer. O ideal é que você separe 30% da sua renda e deixe guardado somente para isso. Esse valor vai te ajudar muito, principalmente se a compra for feita por financiamento. Caso você queira comprar o imóvel à vista, verifique o valor do imóvel e analise quanto será necessário guardar da sua renda.

3. Analise suas finanças

Se o seu sonho é comprar um imóvel, alguns gastos desnecessários devem ser cortados, para que, no final do mês, você tenha algum valor sobrando para investir na compra. Faça uma planilha com todos os seus gatos, confira o que é fixo de todos os meses e analise se algumas coisas podem ser suspendidas. Essa dica é valiosa principalmente para quem está financiando um imóvel próprio, já que será necessário ter todos os meses o valor da parcela.

4. Avalie a região

Outro ponto importante é avaliar a região na qual você pretende morar. É necessário que ela seja compatível com o seu estilo de vida e com a sua renda no final do mês. É natural que imóveis em bairros mais conceituados sejam mais caros do que os bairros com custo de vida mais baixo. Por isso, será preciso analisar suas necessidades para perceber o que não pode faltar no entorno do seu novo imóvel.

5. Tenha uma reserva

Não basta apenas guardar o dinheiro do imóvel e das parcelas — se for financiado —, é preciso ter um dinheiro reservado caso uma eventualidade aconteça. Isso se aplica principalmente quando o imóvel precisa passar por uma reforma que pode parecer simples, mas que depois vai se tornando um verdadeiro caos. Com certeza você não vai querer estar despreparado nessa situação.

6. Tenha um emprego sólido

Uma dica superimportante na hora de comprar um imóvel é ter a certeza de que você está em um emprego sólido e que não terá nenhuma surpresa no caminho. Ter um emprego fixo é ter mais segurança na hora de guardar o dinheiro para o imóvel e para as parcelas posteriormente. Avalie a sua estabilidade no trabalho atual para que não seja pego de surpresa durante a compra ou o financiamento do seu imóvel. 

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online