O seguro viagem, as compras flexíveis e o contato direto com a empresa podem ajudar o passageiro a se resguardar nesses casos
Conhecer a Torre Eiffel, ficar frente a frente com a Estátua da Liberdade ou dar um passeio pelas ruas da Grécia. Quem nunca teve uma viagem dos sonhos e planejou tudo nos mínimos detalhes para que aquele momento se tornasse realidade?
Comprar passagens, reservar hospedagem, arrumar as malas… a lista de preparativos é longa e, muitas vezes, o passageiro esquece que imprevistos podem acontecer até a data de embarque. Para se prevenir, algumas pessoas passam a se questionar: para que serve o seguro viagem? É mesmo necessário contar com essa assistência? Quando existe o risco de cancelamento, todo cuidado é pouco! Abaixo, você confere dicas para cancelar uma viagem sem dor de cabeça caso seja necessário.
Dê preferência a compras flexíveis
Ninguém planeja uma viagem pensando que irá cancelar o passeio. Mesmo assim, é importante que o consumidor fique atento a algumas opções que ajudam a lidar com cancelamentos e remarcações caso algum imprevisto aconteça até a data de embarque.
As compras flexíveis são uma ótima dica para quem deseja evitar uma possível dor de cabeça no futuro. Nesses casos, a empresa aplica uma taxa em cima do valor da passagem, passeio ou hospedagem. Em troca, o passageiro pode cancelar ou remarcar a data sem nenhum pagamento extra, ou perda financeira.
Caso você opte por essa modalidade, fique atento! Ela é normalmente oferecida no ato da compra e, por vezes, não pode ser incluída posteriormente. Cabe ao consumidor colocar a taxa na ponta do lápis e avaliar o custo-benefício.
Fique atento aos prazos da compra
Os prazos fazem parte do planejamento de uma viagem: prazo para embarcar, para usufruir da hospedagem, para desembarcar, para chegar até o aeroporto… com tantas datas e horários, o consumidor pode esquecer um prazo importante: o de arrependimento.
O direito ao arrependimento está previsto na legislação brasileira e diz que o consumidor tem até 7 dias para refletir sobre uma compra e cancelar, se assim desejar (salvo exceções previstas no artigo).
Quando o assunto é viagens, o consumidor também tem direito ao arrependimento, entretanto, muitas empresas praticam o seu prazo estipulado em contrato. Por isso, é importante ficar atento aos termos de compra e checar se é possível recorrer a essa estratégia.
Contrate um seguro-viagem
Os seguros fazem parte do cotidiano do brasileiro: seguro do carro, da casa, do celular… existem diversas modalidades popularmente conhecidas. Na hora de viajar, também é possível contar com essa proteção.
Assim como nos seguros tradicionais, o seguro-viagem oferece diversas coberturas de acordo com o valor pago e as escolhas feitas pelo consumidor. A proteção pode incluir emergências médicas, extravio de malas, roubo de itens e até mesmo o cancelamento da viagem.
Nos casos de cancelamento, o segurado pode receber o valor integral investido na viagem ou uma porcentagem acordada durante a contratação do seguro. Por isso, é importante investir na opção que traz mais custo-benefício, considerando a probabilidade da viagem ser cancelada.
Solicite um reembolso ou remarcação com a empresa
Não deu tempo de manifestar arrependimento, não contratou um seguro nem investiu nas compras flexíveis? Ainda assim, é possível cancelar uma viagem sem perder todo o investimento.
Desde o início da pandemia de Covid-19, as empresas de viagens se tornaram mais flexíveis com cancelamentos e remarcações, principalmente quando a motivação realmente impede o passageiro de viajar.
Nesse contexto, é possível entrar em contato direto com a empresa onde a viagem foi adquirida e se informar sobre a política de reembolso ou remarcação. O valor devolvido costuma ser menor do que o praticado nos seguros ou compras flexíveis, mesmo assim, o prejuízo não se torna integral.
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