redes sociais

As redes sociais são espaços que ajudam a estabelecer uma comunicação proveitosa entre empresas e clientes; aliás, também ajudam a estabelecer uma comunicação social entre os usuários.

São plataformas onde eles compartilham valores e interesses, e por isso procuram interagir entre si. Esses canais são muito abrangentes, e por meio deles, as marcas conseguem transmitir conteúdos interessantes para o público.

Diversas redes sociais são utilizadas hoje em dia pelas pessoas e todas elas ajudam a criar conexões amplas. Isso porque o foco principal desses canais é potencializar a relação entre os usuários e as marcas que entram nisso.

Por conta do fortalecimento digital, essas plataformas se tornaram imprescindíveis para estabelecer relacionamentos, fortalecer nichos, proporcionar entretenimento e até mesmo para fazer networking.

As marcas conseguem até mesmo melhorar seu relacionamento com os clientes, mas isso só acontece para as organizações que sabem utilizar esses canais do jeito certo, investindo nas melhores opções e estratégias de marketing.

É necessário compreender os benefícios de estar presente nesses canais como maneira de se relacionar com os clientes, as estratégias que podem ser usadas para criar engajamento e como elas podem ser usadas para obter feedback dos clientes.

Seus pontos fortes

Usar as redes sociais como canal de relacionamento pode trazer muitos benefícios para as organizações, e entre eles estão:

  • Aumenta o engajamento;
  • Ajuda a conquistar consumidores;
  • Fideliza clientes;
  • Aumenta a satisfação;
  • Ajuda a conhecer o público.

A premissa das redes sociais é construir relacionamentos, e quando a empresa cria seu perfil em uma dessas plataformas, precisa entender que deve se relacionar com os consumidores, algo que fortalece o sistema de vendas.

Um fabricante de bomba hidráulica de alta pressão deve oferecer conteúdos relevantes e de alta qualidade para chegar até as pessoas e estimular curtidas, comentários e compartilhamentos.

Isso também ajuda a aumentar a audiência, o alcance das publicações e a tornar a marca mais relevante na internet.

A web é fundamental para conquistar novos clientes e as pessoas acessam os canais para pesquisar sobre produtos e serviços, além da facilidade em comparar preços. Por conta disso, é necessário desenvolver boas estratégias.

Não basta apenas oferecer boas condições para compra se não souber atrair os consumidores com conteúdos de qualidade e que realmente acrescentam alguma coisa, e as redes sociais se mostram como excelentes alternativas para isso.

São canais de contato direto que permitem às pessoas expressarem suas opiniões, por meio de comentários em publicações e até marcações em suas postagens no Facebook, Instagram e outros canais.

Isso ajuda um chaveiro 24 horas a estreitar ainda mais seu relacionamento com os consumidores, esclarecer dúvidas, oferecer conteúdos, entre outras possibilidades.

Tudo funciona como um atendimento personalizado que aumenta as chances de fidelizar os consumidores e a ganhar promotores da marca.

Novamente, as redes sociais foram pensadas para melhorar os relacionamentos, e para as organizações, isso representa uma forma de aumentar as chances de vendas e fidelização, além de aumentar a satisfação do cliente.

O consumidor não quer apenas comprar, mas também ser bem atendido e ser ouvido, por isso, quando comentam em alguma coisa de uma empresa nas redes sociais, querem ser respondidos de maneira personalizada.

Quando enviam mensagens, querem esclarecer suas dúvidas e sentir que são importantes, e quando a companhia interage, consegue atender a essas expectativas e aumentar a satisfação dos clientes.

Por fim, a empresa precisa estar presente nas redes sociais para desenvolver estratégias de alta performance, com base no conhecimento que consegue obter sobre sua persona nesses canais.

A análise de métricas ajuda a compreender o perfil dos consumidores e mostra os resultados das ações. Também é uma forma de conhecer melhor o público e analisar o comportamento dos usuários com base nos conteúdos que mais gostam.

Melhores táticas para utilizá-las

Para criar engajamento significativo e uma interação eficaz com os clientes nas redes sociais, uma marca de bateria de moto precisa investir em algumas estratégias específicas. São elas:

Produzir conteúdo relevante

Embora as redes sociais tenham uma característica mais descontraída, a exemplo do uso de memes, ainda assim é indispensável investir em conteúdos relevantes.

Esses materiais devem ser publicados no blog institucional, porém compartilhados nos perfis da empresa para alimentá-los com materiais ricos e que realmente chamam a atenção dos seguidores.

Isso é muito importante para gerar engajamento e se posicionar como autoridade no mercado em que a corporação está inserida.

Integrar os canais de atendimento

As pessoas querem ser atendidas pelas empresas em diferentes canais, pois isso facilita o dia a dia, e logo as organizações perceberam a necessidade de criar uma estratégia omnichannel.

Na prática, trata-se de oferecer aos clientes um atendimento que funcione de maneira integrada. Um fabricante de cortina para sacada oferece mais do que contato por e-mail, chat e telefone, pois integra todos esses canais devidamente.

Ela centraliza todas as interações em diferentes plataformas, pois se o cliente entrar em contato, por exemplo, por chat para pedir suporte técnico, se tiver que conversar por telefone, não precisa repetir as informações anteriores.

Investir em e-mail marketing

O e-mail continua sendo uma ferramenta de engajamento muito poderosa, e se for usado corretamente, aumenta o engajamento da marca com o público.

É fundamental que o conteúdo seja relevante para o perfil de consumidor que a companhia quer impactar e engajar, e para isso, é indispensável conhecer profundamente os clientes e segmentar os contatos de maneira assertiva.

Investir em personalização

É necessário personalizar as interações com as pessoas para gerar um bom engajamento, pois a comunicação genérica não contribui para que as pessoas se sintam importantes para o negócio.

Um fabricante de conexão T PVC pode fazer essa personalização ao chamar o seguidor pelo nome na hora de responder um comentário. Isso também pode ser feito na hora de enviar um e-mail ou uma mensagem.

É interessante considerar o tipo de solução que a companhia comercializa para usar algoritmos que recomendam ofertas e conteúdos de maneira segmentada.

Feedback de clientes: obtendo-os e por que são importantes?

As redes sociais são ótimas plataformas para obter feedback dos clientes, solucionar seus problemas e melhorar a experiência de maneira geral.

Uma das formas de fazer isso é por meio dos formulários online, e muitas marcas criam questionários por meio dos stories do Instagram.

Além de ser um método fácil, traz mais privacidade para o usuário, visto que ele não precisa expor sua opinião publicamente e pode até mesmo fazer tudo de maneira anônima.

Para obter boas respostas, é interessante se atentar às perguntas realizadas, pois quanto mais específicas elas forem, mais útil será o feedback e a corporação poderá entender a dor de seu cliente.

Uma empresa de limpeza de condomínio pode utilizar um botão de feedback no site, como no caso de um CTA (chamada para ação). Mas é fundamental que ele seja curto e claro, esteja posicionado estrategicamente e possa se destacar do restante da página.

Se o negócio tiver algum tipo de dificuldade com essa conversão, pode oferecer recompensas para os seguidores, pois isso vai estimulá-los a compartilhar suas opiniões.

Muitas marcas oferecem cartões presente, descontos, brindes e até mesmo conteúdos como ebooks e planilhas.

Outra estratégia muito usada é conhecida como grupo focal e ele ajuda a organização a obter feedback detalhado sobre os seguidores e as pessoas que utilizam seus produtos e serviços.

Uma empresa de conserto de placa eletrônica de ar condicionado pode formar esse grupo focal com um pequeno grupo de clientes convidados para expor suas opiniões acerca dos serviços oferecidos.

Agora, se a marca quiser obter feedback espontâneo e sincero, precisa deixar a conversa fluir, pois quando as pessoas se sentem livres conseguem oferecer respostas honestas.

Outra opção muito usada são as comunidades online, e a organização pode criar sua própria comunidade para se comunicar de perto com os clientes, incentivar discussões, abrir questionários e fazer perguntas diretas.

Contudo, existe outra opção que é entrar em comunidades relacionadas aos produtos e serviços, pois embora não sejam diretamente sobre uma marca, ainda assim ajudam a ter uma ideia sobre os feedbacks dos clientes.

Por fim, uma marca de fita arquear pet pode usar chat online para receber feedback constantemente e com isso desenvolver melhor suas estratégias, produtos e serviços.

Considerações finais

As redes sociais transformaram muita coisa desde que chegaram, o que inclui a própria internet, o comportamento dos consumidores, a maneira de fazer marketing e até mesmo as estratégias de vendas.

Não estar presente nelas pode até mesmo levantar algumas desconfianças por parte dos consumidores, mas não basta apenas criar um perfil, é necessário saber utilizá-lo para obter benefícios e ter um bom relacionamento com os seguidores.

São estratégias que vão ajudar a posicionar a marca nesses canais, estabelecer uma relação de confiança com os consumidores e trazer diversos benefícios ao longo do tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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