conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade é uma ação que pertence ao marketing de conteúdo, uma estratégia focada em produzir e distribuir materiais relevantes para a audiência da marca, no momento em que essas pessoas mais precisam.

O objetivo é gerar valor para a persona, buscando atender as intenções de busca do usuário e transformar o processo de compra em algo natural. A ação estuda o que o público-alvo quer ler para superar seus desafios e necessidades.

A ação trabalha com pautas relacionadas aos objetivos e preferências dessas pessoas, e quando elas consomem conteúdos criados pela empresa, começam a enxergá-la como referência e autoridade em seu segmento.

Um dos objetivos é fazer com que essas pessoas voltem mais vezes para o blog ou site institucional em busca das informações e esclarecimentos que precisam. Quando elas finalmente sentirem a necessidade de comprar, vão se lembrar da marca.

Para surtir efeito, essa estratégia se baseia em educar o público, ganhar autoridade no assunto, influenciar a decisão de compra e transformar o usuário em embaixador da marca no período de pós-venda.

Também é uma estratégia muito importante para o SEO, por isso, este artigo vai explicar por que produzir conteúdos é fundamental, quais são os elementos mais importantes e como otimizar os materiais para atender aos critérios de otimização.

Importância do conteúdo para o SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar uma página e seus conteúdos, de modo que eles apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Hoje em dia, existem cerca de 200 fatores que contribuem para os resultados dessa estratégia, e um dos mais importantes é a produção de conteúdo.

Quanto maior for a qualidade do material e mais interessante para o visitante, mais tempo ele vai permanecer no blog ou site.

Independentemente do tipo de conexão do usuário, seja uma internet banda larga, Wi-Fi ou internet via rádio rural, seu tempo de permanência dentro de uma página é algo muito importante para o Google.

Por essa razão, muitas empresas produzem materiais longos, completos e extensos. Eles mostram para o buscador que determinado material respondeu às dúvidas e conseguiu suprir as necessidades dos usuários.

Além da profundidade e do tamanho do conteúdo em si, o título é outro elemento decisivo para atrair o cliente. É muito importante que eles sejam objetivos, consigam despertar a atenção e possam indicar a solução para um problema.

A organização só poderá cumprir todos esses critérios se tiver total conhecimento sobre seu público-alvo, compreendendo características como:

  • Estilo de vida;
  • Problemas;
  • Necessidades;
  • Desejos.

A empresa também precisa fazer uma linkagem interna para fazer com que o visitante navegue em outras páginas do site, o que ajuda a fortalecer o relacionamento com o usuário.

Elementos-chave de um conteúdo relevante

Para produzir conteúdos relevantes aos usuários, uma lavanderia de uniformes industriais precisa considerar alguns elementos chave. São eles:

Definir o público-alvo

A primeira coisa que a organização precisa fazer é definir o público que vai receber esses materiais. É interessante criar uma ou mais personas, considerando as possibilidades do cliente e construir uma descrição completa.

É necessário incluir todas as informações sobre essas pessoas, como interesses, desafios, entre outras questões relevantes porque elas facilitam a produção de conteúdo e os tornam mais relevantes.

Variar os formatos

Quando se fala em conteúdo, é natural pensar automaticamente nos textos, mas a verdade é que as empresas podem variar o formato e publicar outros tipos, como vídeos, imagens, infográficos e assim por diante.

Para acertar no formato, uma dica é se basear nas preferências e necessidades do público-alvo. Também é importante respeitar as características das plataformas onde eles serão publicados.

Escolher a linguagem adequada

Falhas de comunicação podem se transformar em um problema, tendo em vista que o tom de voz da empresa precisa ser compatível com o tipo de cliente que deseja alcançar.

Por exemplo, uma marca de detergente tensoativo pode usar uma linguagem mais simples, enquanto uma loja de roupas adolescentes pode usar uma linguagem mais descontraída.

Independentemente da linguagem e do tom de voz que a companhia prefere usar, é muito importante humanizar a comunicação para que consiga se aproximar da audiência e conquistar a confiança dos consumidores.

Inserir uma chamada para ação

Chamada para ação (CTA) é uma estratégia muito importante, tanto para o marketing de conteúdo quanto para as ações de SEO, porque induz os usuários a realizarem uma ação dentro da plataforma da empresa.

Também é um recurso primordial para aumentar o engajamento, assim sendo, ao final de um post, é interessante perguntar a opinião do público, incentivar a interação, entre outras ações relevantes.

Fazer benchmarking

Um escritório de arquitetura especializado em telhado colonial estrutura metálica deve fazer benchmarking porque essa estratégia ajuda a testar a eficácia de um dispositivo, produto, programa, entre outros.

No universo corporativo, é uma excelente tática para estudar possíveis estratégias que servem para o negócio. No marketing, ele é muito útil para analisar o planejamento de conteúdo das outras empresas e mensurar sua eficácia.

Isso ajuda o negócio a gerar ideias para seu plano, e uma das melhores formas de trabalhar essa ação é criar relacionamentos com organizações que atuam no mesmo setor.

Ao ter esse contato, o gestor terá facilidade para acessar algumas dicas sobre as estratégias adotadas por seus concorrentes na produção de conteúdo.

Como otimizar o conteúdo estrategicamente?

Os negócios devem estar por dentro de algumas estratégias que ajudam a otimizar o conteúdo de maneira estratégica, pois assim esses materiais serão capazes de atender aos critérios de otimização e conquistar o público-alvo.

Para alcançar esses objetivos e garantir que o material conquiste um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, algumas dicas são:

Analisar e melhorar o site

As pessoas procuram todo tipo de produto e serviço na internet, como manutenção de jardim preço, por isso, quando encontram um site, desejam ter uma boa experiência.

Desse modo, é fundamental analisar o site institucional para identificar pontos que precisam ser melhorados para os motores de busca. Nessa análise, é necessário considerar aspectos técnicos e a usabilidade em dispositivos móveis.

A plataforma também precisa ter um bom design, bem como navegação fluida para que o usuário tenha uma boa experiência.

Focar na persona

Os materiais produzidos pela organização devem ser totalmente voltados para a persona, ou seja, o negócio precisa possuir um perfil de cliente ideal que pretende impactar e otimizar sua estratégia.

Com a ajuda de algumas pesquisas, fica mais fácil conhecer as necessidades, interesses e comportamentos do público, desenvolvendo conteúdos assertivos que atraem essas pessoas.

Uma empresa de conserto de tela de TV LED também precisa incluir palavras-chave, criar materiais assertivos e procurar atender as necessidades do público em suas pesquisas.

Revisar as palavras-chave

As palavras-chave utilizadas ao longo dos materiais também precisam ser analisadas, pois é indispensável que estejam de acordo com os termos usados pela audiência para fazer a pesquisa e com a pauta abordada.

Hoje em dia, os negócios podem contar com várias ferramentas disponíveis no mercado para fazer pesquisas baseadas nos hábitos da persona e nos assuntos mais procurados.

Existem recursos que geram ideias de palavras, tendo como base o volume de buscas, a dificuldade de ranqueamento, a intenção do usuário, entre outros critérios que ajudam a escolher aquelas que são mais informativas ou transacionais.

Um fornecedor de papel para bandeja fast food também pode usar a ferramenta de pesquisa orgânica, pois se trata de um recurso que também traz muitas informações sobre os melhores termos para uso.

Reaproveitar conteúdos

Se a empresa tiver publicado uma série de artigos sobre o mesmo assunto pode transformá-lo em um ebook, em um podcast ou até em um webinar.

É importante transformar alguns materiais porque nem todas as pessoas gostam de consumir conteúdos em texto. Por isso, para não alienar uma fatia do público criando apenas um formato específico, vale a pena variar.

Atualizar a data

Um fabricante de chapa cimentícia pode atualizar a data de seu conteúdo para mostrar aos buscadores que sua plataforma está sempre atualizada.

Lembrando que isso só deve ser feito nos materiais que tiveram alguma parte modificada ou atualizada, caso contrário, não fará diferença para a estratégia.

Considerações finais

O consumidor moderno não se preocupa apenas com o preço ou a qualidade dos produtos e serviços que deseja comprar.

Para ele, também existem outros aspectos que são muito importantes, e é por isso que as organizações precisam investir em marketing de conteúdo.

Ao promover materiais ricos e valiosos para a audiência, a companhia mostra que entende as necessidades dos consumidores que está preparada para atendê-los.

Embora não seja o objetivo da ação, até mesmo o número das vendas melhora, uma vez que a marca consegue provar que é a melhor opção para os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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