Muitas atividades acontecem na cozinha e é essencial manter itens com funções semelhantes por perto
Por mais estranho que seja saber disso, a cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa. É o espaço no qual você vai preparar suas principais refeições, além de armazenar alimentos e todos os itens necessários para o dia a dia.
Um gabinete para cozinha pode ser muito útil para guardar panelas e pratos, mas vale pensar em outros móveis que ajudam a deixar tudo em ordem.
Benefícios de uma cozinha organizada
São vários os benefícios de ter uma cozinha organizada, mas vale ressaltar os principais deles. Confira!
- Economia de tempo: você encontra facilmente os ingredientes necessários e os itens de cozinha que irá utilizar no preparo.
- Economia de energia elétrica: como tudo está agrupado, você abre a geladeira poucas vezes e já pega de uma vez o que precisa.
- Melhor aproveitamento do espaço: os móveis planejados ajudam a tornar a cozinha pequena um ambiente aconchegante e charmoso.
- Foco no que vai realmente utilizar: você desperdiça menos alimentos e trabalha para uma cozinha funcional, sem exagerar na quantidade de talheres e panelas, por exemplo.
Dicas para ter planejamento e organização na cozinha
Pronto para ter a cozinha organizada e perfeita para cumprir bem as funções do dia a dia? Dá uma olhada nas dicas que vão te ajudar nessa missão.
Identifique objetos de uso diário
Você sabe quais itens usa diariamente na cozinha? Xícaras, copos, talheres que sempre vão para a mesa e, depois de lavados, retornam para os armários. Esses precisam ficar em um local de fácil acesso, como a primeira gaveta ou a parte mais baixa dos armários.
Guarde tudo junto. Pratos com seus semelhantes, copos e xícaras no canto delas e deixe em um local fácil de pegar e guardar de volta. Vale deixar um número fixo de itens de acordo com os moradores da casa.
Tenha um espaço para itens de uso ocasional
Você também terá em casa aqueles pratos e copos usados apenas em ocasiões especiais. Eles podem ficar nos armários da cozinha, mas não precisam ser tão fáceis de encontrar.
Aproveite o fundo do armário para guardar esses itens de uso ocasional. As prateleiras mais altas também são ótimas para isso. Como são menos usados, esses itens podem ficar embrulhados em plástico bolha para evitar que acumulem poeira.
Estude seu espaço e pense como quer sua cozinha
Se você acabou de se mudar ou vai fazer uma reforma, estude o espaço disponível na cozinha. Vale a pena montar tudo comprando os móveis e eletrodomésticos individualmente ou o melhor é pensar na cozinha planejada?
Fruteira, prateleiras e outros itens também vão fazer parte do cômodo, então estude com calma a disposição. Vale até usar programas e aplicativos para montar a cozinha dos sonhos virtualmente e depois colocar na prática.
Use potes, cestos e divisores
Uma das principais causas da desorganização acontece quando os itens não estão separados corretamente. Isso é muito comum nas gavetas, por isso, não se esqueça de incluir divisores. Assim pode deixar facas juntas, mas separadas dos garfos e colheres.
Cestos e potes ajudam a guardar alimentos, afinal, até mesmo na geladeira você precisa se preocupar em manter tudo em ordem. Procure etiquetar para lembrar o que está guardado ali.
Pense em locais fixos para fogão, geladeira e pia
Você pode ter vontade de mudar sua cozinha, mas lembre-se que alguns itens têm lugar fixo. É o caso do fogão, da geladeira e da pia. Os demais móveis, prateleiras e nichos precisam compor o restante do espaço disponível sem atrapalhar a passagem das pessoas.
A pia é difícil mudar, afinal, já foi planejada durante a construção do imóvel. No entanto, quanto ao fogão e à geladeira, sempre os coloque perto de tomadas.
No responses yet