Gerenciar múltiplas páginas no WordPress é uma situação muito comum para proprietários de sites nessa plataforma. Para resolver essa questão, o próprio WordPress desenvolveu o Multisite.
Sua função é otimizar o controle de todas elas sem que a tarefa fique confusa por conta de várias abas abertas no navegador.
O CMS teve como intuito tornar o controle de vários sites um processo muito mais organizado por conta das dificuldades recorrentes entre os usuários. Então, a própria empresa desenvolveu um recurso seguro e muito útil por conta de suas funcionalidades.
A ferramenta é voltada para empresas e pessoas que possuem vários sites na plataforma e que sentem dificuldade para gerenciá-los, afinal, a falta de cuidados nesse sentido pode desencadear muitos problemas.
O administrador vai contar com uma ferramenta de controle central que ajuda a visualizar e gerenciar todas as páginas ativas, tanto os projetos que já estão no ar quanto os novos.
Tudo é feito de maneira prática e centralizada para garantir o bom funcionamento e um desempenho satisfatório para a plataforma.
Este texto vai explicar os benefícios do WordPress Multisite para os usuários, como configurar o recurso, mostrar os requisitos necessários para implementá-lo e falar sobre as melhores práticas para organizar e estruturar múltiplos sites.
Benefícios do Multisite
O uso do WordPress Multisite traz vários benefícios para os administradores de sites dentro da plataforma.
Um deles é a interface unificada, e isso é muito vantajoso porque dependendo do papel do administrador dentro da instalação, é possível navegar de uma página para outra sem ter que sair e voltar o tempo todo.
Para o profissional que cuida do site de uma clínica de fisioterapia neurológica domiciliar , outra grande vantagem é poder reforçar a segurança e integrar os métodos necessários para aprovar novos sites na rede.
Cada um deles pode ter seu próprio conjunto de usuários, o que é muito bom para permitir alterações apenas em sites específicos por parte de terceiros.
Com isso, apenas pessoas autorizadas podem adicionar plugins ou temas específicos, o que evita que a plataforma fique sobrecarregada.
Configurando o WordPress Multisite
Para começar a usar esse dashboard de controle do WordPress, primeiro é necessário ativar a ferramenta, e isso depende de 4 passos. São eles:
Primeiro é necessário configurar o arquivo wp-config.php, e essa etapa é muito importante para que o recurso seja instalado com as configurações necessárias para que funcione adequadamente.
Deve-se acessar o cliente FTP e abrir o diretório da plataforma, clicar no arquivo wp-config.php e depois selecionar a opção View/Edit. Então, o usuário vai baixar uma cópia do código do site e abri-la com a ferramenta de texto padrão.
Depois de fazer isso com o site de uma clínica de drenagem linfática masculina , o administrador precisa encontrar a linha “That’s all, stop editing! Happy blogging” e adicionar antes dela o seguinte código: / Multisite / define( ‘WP–ALLOW–MULTISITE’, true );
Ao fazer isso, basta concluir salvando as alterações e fechando o editor de texto, pois isso já ativou o recurso e está pronto para ser usado.
O segundo passo é ir até o painel do WordPress, na aba “Network Setup” e verificar quais são as opções para nomear a rede e trabalhar em todas as páginas do dashboard.
O administrador também precisa acessar seu e-mail e então clicar em instalar. Na opção Networking Setup, é possível escolher se o trabalho será feito com os subdomínios ou subdiretórios, pois ambos funcionam do mesmo jeito.
O terceiro passo é a atualização do wp-config.php e htaccess, Pois é muito importante editá-los para que a ferramenta funcione corretamente.
Para editar o wp-config.php, é necessário acessá-lo por meio do FTP e em seguida clicar em Edit/View. Em seguida, o administrador vai procurar a linha de código “That’s all, stop editing! Happy blogging” e inserir as páginas.
Para fazer isso no site de uma clínica especializada em ozonioterapia para vasinhos usando o htaccess, basta procurar por ele e clicar com o botão direito para selecionar o Edit/View.
Por fim, o último passo é acessar o WordPress Multisite pelo painel, pois o administrador vai visualizar o primeiro indício da ferramenta quando voltar para ele.
Também vai visualizar uma aba chamada My Sites, assim, basta clicar nela para usar o dashboard e fazer o gerenciamento das páginas de maneira otimizada.
Como organizar e estruturar múltiplos sites
Para organizar e estruturar as páginas com facilidade dentro do WordPress Multisite, é interessante usar alguns plugins. Entre os mais interessantes estão:
- Autoblog;
- User Role Editor;
- Multisite Content Copier;
- Network Shared Media;
- User Switching.
O Autoblog tem como objetivo publicar os conteúdos rapidamente, por meio de publicações automatizadas a partir de feed RSS.
Esse é um recurso válido para uma loja de teclado macBook pro touch bar porque é fácil e leva pouco tempo para ser configurado, permitindo publicar os materiais para um número ilimitado de plataformas dentro do multisite.
O User Role Editor é um plugin bastante conhecido pelos administradores de plataformas WordPress porque permite gerenciar funções e permissões para os usuários.
Os proprietários de redes de sites e blogs podem criar regras, organizar os usuários por grupos e definir o tipo de acesso autorizado para cada um.
Já o Multisite Content Copier é um recurso útil para copiar conteúdo entre os sites do proprietário, como publicações, páginas, usuários e plugins com mais facilidade.
Outra opção é o Network Shared Media que permite aos editores, administradores e usuários acessar os arquivos de mídia adicionados.
O Eser Switching, por sua vez, é ideal para quem precisa trocar os usuários rapidamente e realizar configurações e testes na plataforma.
Fazer isso manualmente não compensa porque é necessário realizar login e logout com usuários diferentes, por isso, usar o plugin facilita o processo.
Mas o responsável por gerenciar o site de uma gráfica especializada em plotagem A1 pode usar outras opções para configurar e estruturar as páginas dentro da plataforma.
Uma delas é o Multisite Privacy, voltado para quem precisa apresentar os termos de uso e privacidade em seus sites, pois permite mostrar quais são as regras para 4 ou mais níveis de usuário.
O Global Site Search permite que os visitantes, independentemente da rede, consigam fazer pesquisas em todas as páginas. Ele faz a indexação de todos os blogs e plataformas que compõem a rede e inclui uma página de busca.
Assim, quando o usuário fizer uma pesquisa dentro de um dos sites, todos os outros podem ser indexados.
Outra opção é o Mulsitiste Plugin Manager que conta com uma página de opções na dashboard que ajusta as permissões em todos os canais dentro da rede do mesmo proprietário.
Uma empresa de aluguel de impressoras pode escolher quais plugins possuem autoativação para ativar e desativar esses elementos em toda a rede, além de permitir acessos especiais em sites específicos.
O Organizational Message Notifier é muito útil para a comunicação entre todos os administradores das páginas dentro da rede, permitindo que o administrador principal envie mensagens para os blogs e sites secundários.
Desse modo, os sub administradores conseguem visualizar notificações e mensagens e marcá-las como lidas. Essa função proporciona controle total por parte do administrador principal para saber quais mensagens foram lidas ou não.
O WP Security Audit Log é útil para manter o controle sobre os usuários e ações presentes no Painel Administrativo, visto que é essencial por questões de segurança.
Uma empresa de manutenção em centrífuga orçamento pode usar essa facilidade tanto em sites WordPress simples como em todos os outros para saber quem fez login, se alguma página foi criada ou editada, se houve upload, entre outros.
Por que ter um site WordPress?
Investir em um site WordPress traz muitos benefícios para empresas e pessoas, e um deles é a possibilidade de economizar, por se tratar de um software gratuito e que pode ser atualizado sempre que necessário.
Também não é necessário pagar um designer ou um desenvolvedor para fazer as alterações na página, o que tem feito muitas organizações, principalmente os pequenos negócios, a optarem por ele.
Para uma empresa especializada em iluminação natural domus , esse tipo de site também é benéfico porque cumpre as especificações dos algoritmos dos buscadores, o que ajuda a organização a aparecer bem posicionada nos resultados de pesquisa.
As opções de layout são variadas, assim como é possível acessar as configurações da plataforma de qualquer lugar.
Considerações finais
Hoje em dia, ter um site é muito importante para qualquer marca que queira se destacar na internet e em seu mercado de atuação, e o WordPress é uma das primeiras opções.
Para os gerenciadores, esse CMS é muito vantajoso porque podem administrar várias plataformas ao mesmo tempo, sem que o trabalho fique confuso.
Nesse processo entra o WordPress Multisite, uma ferramenta útil para organizar e estruturar páginas dentro de diferentes sites, de maneira rápida, simples e inteligente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
No responses yet