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SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Motores de Busca, em português, é um conjunto de estratégias que visam colocar as páginas entre os primeiros resultados de pesquisa.

Isso acontece por meio de estratégias orgânicas, como o uso correto de palavras-chave, produção de conteúdos de valor, link building, dentre outras práticas que melhoram a navegação do usuário em uma página e fazem com que ela apareça bem posicionada.

Todos os dias, milhares de páginas são lançadas na internet e elas falam sobre os mais variados assuntos. Isso significa que a web possui um espaço muito competitivo e é necessário saber se destacar.

Otimizar as páginas faz com que elas se tornem respostas para as pesquisas realizadas pelos usuários. Todos os dias, milhões de pessoas têm alguma dúvida que querem esclarecer, e para isso, recorrem ao Google e a outros buscadores.

As estratégias de SEO permitem que a página seja vista pelos algoritmos dos mecanismos de busca como boa o suficiente para responder a dúvida do visitante, e por isso será posicionada entre os primeiros resultados.

Mas assim como otimiza a plataforma, alguns erros também podem prejudicá-la. Neste artigo, vamos explicar o conceito de SEO, como evitar erros ao colocar essa estratégia em prática e mostrar alguns dos mais comuns.

Entenda o conceito de SEO

SEO é um conjunto de estratégias que têm como objetivo utilizar as páginas de um site ou blog, de modo que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Como falamos anteriormente, milhões de novas páginas surgem na internet todos os dias, principalmente no Google, o buscador mais usado no mundo todo.

Nele, as pessoas procuram respostas para diversas dúvidas, como tipos de aparelho surdez, melhores hotéis no litoral, cardápios de restaurantes, pesquisas acadêmicas, dentre milhares de outras possibilidades.

Cada vez que alguém faz uma pesquisa, o buscador organiza as respostas em um ranking, onde no primeiro lugar está a melhor resposta. Os usuários sabem muito bem disso, tanto é que os 3 primeiros links recebem cerca de 30% dos cliques.

Além disso, apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link localizado na segunda página. Isso significa que só quem ocupou as 3 primeiras opções terá alguma visibilidade.

Em linhas gerais, quanto mais bem posicionado estiver o seu negócio, mais visitas o site vai receber, o que aumenta as chances de conversão e, futuramente, de vendas.

Contudo, para que sua página apareça entre os 3 primeiros resultados, é fundamental que ela entregue a melhor resposta, mas isso não está atrelado apenas ao melhor conteúdo.

Na verdade, a página precisa reunir uma série de atributos que garantem boa navegabilidade, e é exatamente aqui que entra o SEO.

Por meio dele, a organização trabalha diferentes estratégias que adequam a página às exigências do buscador, inclusive quanto à qualidade do conteúdo.

Se um estúdio especializado em depilação laser souber colocar em prática essas ações, terá um excelente retorno sobre os investimentos, além de reduzir o custo de aquisição de clientes.

Como evitar erros de SEO

Embora as estratégias de SEO estejam muito claras, ainda assim muitos gestores cometem alguns erros, e algumas formas de evitá-los são:

Fazer um planejamento

Uma boa estratégia de marketing exige um bom planejamento, e é fundamental que a empresa estude os temas em questão, saiba planejar conteúdos e escolher as palavras-chave dos materiais.

Para fazer tudo isso, é fundamental compreender quem é o público, como é o seu comportamento e os termos que essas pessoas costumam usar para pesquisar alguma informação.

Lembre-se de que existe uma concorrência que vai utilizar estratégias parecidas, mas para se destacar, o ideal é encontrar o próprio diferencial e utilizá-lo para destacar o negócio.

Planejar as palavras-chave

Outro erro muito comum é não planejar as palavras-chave, ou seja, os termos que serão usados pelo indivíduo para procurar informações a respeito daquilo que deseja.

As pessoas têm um hábito muito particular de fazer as suas pesquisas e, geralmente, os assuntos são procurados de maneira particular. Por exemplo, enquanto alguém procura por consultório fono, outra pessoa pode procurar por clínica de fonoaudiologia.

Embora algumas palavras sejam um pouco diferentes, elas precisam ser usadas dentro do contexto do conteúdo e da página, da maneira mais natural possível.

Para planejar esses termos, é válido usar algumas ferramentas que vão ajudar a encontrar as melhores opções para sua estratégia de SEO.

Saber dosar as palavras-chave

Outro erro é não saber dosar as palavras e acabar utilizando as em excesso, o que se configura como um erro muito grave para o algoritmo do Google.

Inclusive, essa prática é conhecida como keyword stuffing, e acaba sendo vista como spam, portanto, o site pode ser penalizado.

Utilizar heading tags

As heading tags também são conhecidas como H1, H2, H3 e assim por diante, portanto, códigos HTML inseridos na página para estruturar o texto.

Preferencialmente, uma empresa que coloca asfalto deve conciliar, de maneira natural, para assim garantir um bom posicionamento dos termos, tanto primários quanto secundários.

Acompanhar as conversões

Se o propósito das estratégias é fazer vendas e gerar tráfego orgânico, é fundamental acompanhar os resultados de perto, principalmente quando se trata de conversão.

Um dos maiores erros ao colocar o SEO é não avaliar o que pode impedir o cliente de realizar uma compra. Pode ser que ele tenha visto uma palavra errada ou está tendo alguma dificuldade para acessar o site.

Os links internos podem fazer muita diferença, mas a maioria das pessoas simplesmente se esquece desse detalhe.

Seu uso é muito benéfico, principalmente para os usuários que enxergam a relevância do conteúdo. Deste modo, uma pessoa que acabou de ler um material com dicas para fazer calçada com paver pode procurar outros conteúdos para ler também.

Com isso, acaba permanecendo mais tempo na plataforma, o que faz o Google entender que a página é boa o suficiente.

Mas assim como existem maneiras de evitar alguns erros de SEO, também existem aqueles que são mais comuns, principalmente entre as pessoas que estão começando a apostar nessa prática agora.

Erros mais comuns de SEO

Existem alguns erros que costumam ser cometidos pela maioria dos empreendedores e gestores que estão começando a trabalhar com essa estratégia agora. São eles:

1. Baixa qualidade do material

O Google e os próprios usuários valorizam cada vez mais conteúdos de qualidade e atualizados. Qualquer material que seja considerado fraco, superficial, sem boas imagens, entre outras características, terá dificuldades para alcançar boa posição.

Independentemente de qual seja o segmento do seu negócio, como um hospital de cirurgia glaucoma ou uma loja de roupas, é fundamental que o conteúdo fale sobre assuntos do interesse do público, relacionados ao negócio e com qualidade.

Usar os links internos é muito importante para garantir uma boa experiência ao usuário, além de aumentar o acesso a outras páginas da plataforma, sendo uma das melhores estratégias de SEO.

Se a companhia escreveu um conteúdo com dicas sobre algum assunto e tenho outro material relacionado, deve mencioná-lo para que o leitor possa consumir mais conteúdos.

Os links externos, por sua vez, são incluídos no material e apontam para outros sites, como no caso de plataformas de empresas parceiras na elaboração de determinado material ou de uma companhia que você utilizou como referência.

O Google também enxerga isso como algo essencial, pois com ele um fabricante de arame galvanizado consegue se conectar com outras plataformas e facilita as respostas para os usuários.

Entretanto, é importante dizer que os links precisam ser incluídos de maneira natural dentro do texto e devem ser de boa qualidade, afinal, indicar um site duvidoso em seu próprio conteúdo pode prejudicar a imagem do seu negócio.

3. Site muito lento

Se tem uma coisa que deixa qualquer usuário irritado é um site que demora muito para carregar, e isso prejudica o engajamento dos colaboradores.

O próprio Google já disse que a velocidade do site e o tempo de carregamento da página são dois fatores de peso para o ranqueamento.

Quando alguém pesquisar alguma informação na internet, como aplique liso em cabelo crespo, vai acessar as plataformas que carregam mais rápido, e o restante acaba perdendo oportunidades de visitas.

Considerações finais

As estratégias de SEO ajudam as empresas a conquistarem um bom posicionamento nos resultados de busca, de maneira totalmente orgânica e com o foco na experiência dos visitantes.

Existem várias estratégias que podem ser trabalhadas, mas o mais importante é evitar alguns erros que podem prejudicar todo o investimento feito em otimização de páginas.

Neste artigo, você conheceu alguns dos erros mais comuns e como evitá-los para que seus resultados sejam sempre os melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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