O engajamento é um dos aspectos mais importantes para as empresas porque, tão necessário quanto conquistar clientes é transformá-los em fãs fiéis da marca.
Ter um público engajado mostra que as pessoas estão satisfeitas com as soluções oferecidas, aumentando o sucesso da organização e possibilitando que ela se estabeleça no mercado em que atua.
Porém, diante de tanta competitividade, muitos gestores e empreendedores não sabem o que fazer para engajar os clientes. Hoje em dia, as pessoas podem comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas.
Tanta variedade fez com que o consumidor moderno se tornasse mais exigente e ele não vai confiar em qualquer empresa. A dificuldade começa em atraí-lo, mas mantê-lo e engajá-lo são partes imprescindíveis para o sucesso da marca.
De nada adianta alguém comprar com uma determinada marca, se não vai se sentir satisfeito e procurar o concorrente da próxima vez que precisar de produtos e serviços semelhantes. Trabalhar o engajamento é fundamental para manter seus clientes por perto.
Neste artigo, será possível compreender o conceito de engajamento, sua importância para as empresas e ver algumas dicas de estratégias para engajar o público.
O que é engajamento?
Engajamento nada mais é do que um conceito que mostra o grau de proximidade entre a empresa e os clientes. Em outras palavras, diz respeito ao quanto as duas partes da relação de compra interagem entre si de maneira natural.
Quanto maior for o engajamento, mais próximas elas estão, o que torna a marca mais relevante no mercado em que atua. O quanto as pessoas interagem com o negócio de maneira voluntária é fundamental.
Para um fabricante de perfil borracha tipo u, essa interação acontece quando o cliente promove a marca, curte suas publicações nas redes sociais, comenta as postagens no blog e assim por diante.
Mensurar e considerar o engajamento é muito importante para saber se as estratégias de marketing são eficientes. Só que mais do que mostrar a eficácia das ações, indica o quanto o consumidor está satisfeito com a empresa.
Quanto mais satisfeitas as pessoas se sentem com o negócio, mais autoridade e credibilidade ele terá em seu mercado de atuação.
Importância do engajamento para as empresas
Como você já sabe, o engajamento envolve as interações entre empresa e cliente, como no caso das curtidas e comentários nas redes sociais, contato direto com a organização, atendimento pós-venda, dentre outros canais.
Ele trata de uma interação contínua, oferecida pela marca e escolhida pelo público. Em outras palavras, é o cliente quem escolhe interagir com a empresa, e o papel da companhia é criar oportunidades para que isso aconteça.
O engajamento entre o cliente e uma marca de capinha de celular com popsocket acontece em vários níveis. Isso porque algumas pessoas terão uma conexão mais profunda com o negócio, enquanto outras nem tanto.
Existem marcas que possuem clientes que curtem todas as suas publicações nas redes sociais e compram com elas esporadicamente.
Outros apenas comentam e compartilham uma publicação, além daqueles que compram frequentemente e indicam a marca para pessoas de seu convívio.
Quando existe um engajamento genuíno, os clientes não são apenas fiéis, mas verdadeiros divulgadores do nome da empresa, com base nisso, fica fácil entender por que gerar engajamento é tão importante.
Em primeiro lugar, é preciso saber que clientes engajados promovem os produtos e serviços e são mais leais à marca. Quando a companhia tem uma estratégia de envolvimento, aumenta as oportunidades para vender mais.
Uma pesquisa realizada pela Bain e Company mostrou que clientes fiéis gastam, em média, 67% mais do que aqueles que acabaram de conhecer os produtos e serviços, ou seja, eles compram mais do que os novos clientes.
Outra pesquisa realizada pela Verint mostrou que 61% dos consumidores costumam falar para amigos e familiares sobre suas experiências com as empresas.
Um estudo realizado pela Constellation Research, por sua vez, mostrou que se um fabricante de tela sombrite branca investir em estratégias de engajamento, consegue obter um crescimento de 22% nas vendas e aumentar os lucros em 38%.
Esses números são possíveis porque o engajamento aumenta o ticket médio, ao mesmo tempo em que a empresa reduz os investimentos em marketing.
Conquistar clientes novos é muito mais caro do que manter os atuais, o que significa que aquela pessoa que já conhece o negócio tende a comprar muito mais e de maneira mais rápida, sem que para isso o vendedor precise fazer muito esforço.
Quanto mais valioso e frequente for o nível de engajamento, mais o negócio se beneficia com esse relacionamento. Mas, para alcançar bons resultados, é necessário saber como engajar o público.
Como engajar os clientes?
Uma loja de móveis para quarto infantil planejado com escrivaninha pode investir em várias estratégias para aumentar o engajamento dos clientes, e dentre as principais estão:
1. Conhecer o público
O consumidor moderno quer muito mais do que receber ofertas, na verdade, ele tem a necessidade de ser ouvido pelas organizações, só assim elas serão capazes de conquistar sua confiança.
É necessário estabelecer uma conexão emocional, visto que ela faz com que o consumidor retorne mais vezes. Mas só é possível criar essa conexão se a marca entende seu cliente, sabe quem é ele e o que ele espera do negócio.
Procure descobrir os canais de comunicação que essas pessoas usam, de que maneira desejam ser tratadas, seus interesses e problemas, dentre outras questões.
Ao reunir todas essas características, fica muito mais fácil ajudar essas pessoas, ao mesmo tempo em que a equipe de vendas poderá elaborar argumentos que quebram objeções.
2. Definir a persona da marca
A persona de um fabricante de gaveteiro de aço para ferramentas nada mais é do que um personagem semi fictício, que reúne as características do cliente ideal. Dentre elas, estão:
- Idade;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Gênero;
- Estado civil;
- Problemas;
- Desejos;
- Desafios.
Essas e outras informações mostram para a empresa o que faz seu público pensar em seu produto, como é o processo de compra e aspectos que motivam a interação e a divulgação da marca.
Algumas empresas cometem o erro de acreditar que gerar bons conteúdos é o suficiente, mas é impossível criar o material realmente interessante e útil, se não for voltado totalmente para as necessidades da persona.
Para defini-la, é possível fazer pesquisas de mercado e a base de clientes já existentes para montar o perfil. Faça perguntas simples para essas pessoas, como o tipo de plataforma que utilizam, abordagens que preferem, dentre outros pontos.
3. Estar nas redes sociais
Uma empresa de frete dedicado precisa estar presente nas redes sociais porque são plataformas onde quase todo o público está, principalmente o Facebook e o Instagram.
A comunicação por meio delas melhora até mesmo o atendimento ao cliente, oferecendo uma solução rápida, prática e simples que consegue melhorar o dia a dia tanto das empresas quanto dos consumidores.
Mas não basta apenas criar um perfil nas redes sociais e esperar que tudo aconteça, muito pelo contrário. Boas estratégias nessas plataformas exigem trabalho e dedicação, principalmente porque é fundamental compartilhar conteúdos de valor.
De qualquer forma, a marca estará em um ambiente mais descontraído, oferecendo dicas para o dia a dia e tornando a comunicação mais humana entre ela e o público.
Um fabricante de revestimento poliamida deve entender o perfil de seu público e a linguagem que essas pessoas usam, pois isso vai ajudar a se aproximar delas e melhorar consideravelmente o nível de engajamento.
4. Criar conteúdos de valor
Uma das principais e mais importantes estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo. Trata-se da criação de materiais ricos e relevantes, que têm o propósito de atrair, encantar, converter e fidelizar clientes.
Esses conteúdos devem abordar assuntos do interesse do público da marca e que estejam relacionados com o mercado em que ela atua. Além disso, são voltados para cada etapa do funil de vendas.
Tudo deve ser feito de maneira personalizada e os materiais devem ser compartilhados nas redes sociais para impactar um número ainda maior de pessoas.
Ao criar esses conteúdos, uma oficina especializada em trocas de óleo mostra para a audiência que domina aquilo que faz, construindo assim uma imagem de autoridade no mercado em que atua.
As pessoas passam a confiar mais na empresa e percebem que toda vez que precisam de ajuda ou tem alguma dúvida, podem contar com a marca. Consequentemente, o nível de engajamento aumenta.
Considerações finais
Ter um público engajado é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar, vencer a concorrência e conquistar clientes fiéis e leais à sua marca.
Existem várias estratégias que ajudam a engajar o público, e trabalhar com elas é imprescindível para que o negócio se torne uma referência entre os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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