A integração entre as postagens nas redes sociais e a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, fazem parte de um planejamento amplo para a divulgação de empresas dentro do marketing digital. 

Alinhar a estratégia de SEO e de redes sociais pode agregar continuidade e valor ao marketing digital de diversas formas, tudo para fortalecer a identidade de uma marca online.

Com isso, é importante publicar postagens com conteúdo de qualidade, para que os relacionamentos nutridos por meio das comunidades online possam progredir e ajudar a cultivar os esforços de maneira abrangente.

O que é uma estratégia de SEO e rede social?

Primeiro, é preciso entender o que é uma estratégia de rede social, que pode ser definida como um plano com metas e objetivos, além de diretrizes que promovem uma empresa, assim como produtos e serviços, a fim de se conectar com o público-alvo online.

O plano deve incluir plataformas de rede social empregadas na rotina de uma empresa de plano de gerenciamento de residuos solidos, assim como as metas para utilização de cada um desses canais, os meios para atingir etapas pontuais.

Os tipos de conteúdo a serem publicados, tal qual as métricas para mensurar o sucesso da estratégia, devem ser estipuladas conforme o calendário, público e objetivos, de modo a determinar se todo o plano foi implementado com sucesso. 

O SEO complementa as postagens, com palavras-chave de cauda curta e cauda longa, para que possam ser identificadas por algoritmos nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, as páginas de resultado do motor de busca. 

Necessidade da estratégia de SEO com rede social

Uma empresa que não possui uma estratégia de SEO com rede social sólida conduzindo os esforços no ambiente online, de alguma maneira, está perdendo tempo valioso criando postagens para a campanha de marketing digital. 

Uma publicação aleatória em uma rede social de uma marca não é mais suficiente para que seja compartilhada pelos seguidores. 

Levando em consideração que o uso das redes sociais é um aspecto vital para uma campanha de marketing digital, uma estratégia de SEO dentro dessas publicações deve ser bem pensada e pesquisada, a fim de obter melhores resultados para os negócios. 

Dessa forma, ser ativo nas redes sociais com uma estratégia de SEO para falar sobre fabricação de velas leva a diversos benefícios, entre os quais:

  • Aumento de público;
  • Construção de comunidade de apoio aos negócios;
  • Direcionamento de tráfego para site;
  • Geração de leads e vendas;
  • Maior reconhecimento de marca.

A estratégia de SEO nas redes sociais ativa táticas próprias para alcançar os objetivos, a partir da definição de parâmetros de referência que informam o que funciona, e o que pode precisar de ajustes.

Com um planejamento em mãos, a empresa, e toda a equipe responsável pelo marketing digital, podem seguir o mesmo manual, trabalhando sobre os mesmos objetivos, resultando em uma imagem e tom de marca consistente, já reconhecendo a melhor forma de interagir com algoritmos e o público.

Táticas para a estratégia de SEO nas redes sociais

O objetivo principal em alinhar a estratégia de SEO dentro das redes sociais é maximizar a exposição da marca de cabo de aço inoxidável, com o intuito de impulsionar e reforçar as palavras-chave que podem aparecer nas SERPs.

Sendo assim, vale seguir 5 táticas para alinhar a estratégia de SEO dentro das redes sociais. 

  1. Uso de palavras-chave na estrutura de rede social

A criação de conteúdo sem qualquer tipo de direcionamento leva uma postagem a algum lugar. Isso vale tanto para as redes sociais quanto para uma estratégia de SEO.

A principal ferramenta para fortalecer o uso adequado das redes sociais está nas palavras-chave empregadas em uma postagem bem estruturada.

Logo, ao empregar as palavras-chave utilizadas em uma estratégia de SEO, elas devem estar alinhadas às publicações nas redes sociais, isto é, atingir o ponto certo com os seguidores que se interessam por barreira de segurança em linhas de produção. 

Nessa tática, vale examinar as palavras-chave que estão associadas ao público-alvo, e como elas reagem primeiro. 

Em seguida, é preciso definir quais palavras-chave serão utilizadas para se adequar à estratégia de SEO. 

Ao encontrar a combinação adequada de palavras-chave, pode-se esperar um alinhamento entre a estratégia de SEO e a rede social em que foram empregadas. 

Esse ponto é importante, pois é preciso criar uma lista de palavras-chave de rede social e combiná-las com o que pede a estratégia de SEO. Pode ser por meio da identificação de sinônimos e duplicatas. 

As correspondências encontradas, provavelmente, estão relacionadas de forma mais fácil às várias plataformas de rede social, entre as quais:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Youtube.

O próximo passo, dentro dessa tática, é verificar a exposição das palavras-chave certas para cada plataforma. 

O mais importante aqui é permanecer vigilante quanto aos esforços de rede social para as finalidades da empresa. 

Isso significa que é preciso garantir a promoção de todo conteúdo novo criado nas redes sociais, usando palavras-chave de cauda longa da forma exata.

  1. Tendências na rede social ativa estratégia de SEO

As empresas que utilizam as redes sociais em campanhas de marketing digital devem saber que, de uma forma ou de outra, é preciso seguir as tendências e fazê-las trabalhar a favor.

A equipe de marketing de uma empresa de fabricantes de pontes rolantes precisa monitorar as hashtags (#) e agir de acordo com a publicidade corporativa. 

Existem ferramentas digitais que podem ser usadas para o monitoramento de tendências nas redes sociais. 

O uso de qualquer uma delas ajuda a saber o que o público-alvo procura em momentos específicos. E a estratégia de SEO pode se adaptar ao conteúdo para atender a todas as expectativas de alcance. 

  1. Integração entre redes sociais e site empresarial

O crescente número de usuários móveis e a influência das redes sociais estão se expandindo, o web design responsivo e a estratégia de SEO precisam incluir elementos que se somam.

Sendo assim, deve-se otimizar o site para atender aos padrões de rede social em termos de emblemas de perfil na página inicial, assim como implementação de botões de compartilhamento na newsletter e e-mail marketing. 

Até mesmo as postagens do blog de uma indústria de usinagem devem contar com os botões de compartilhamento para as redes sociais, incluindo widgets nas barras laterais das páginas e, ao mesmo tempo, evitar uma poluição visual.

Também vale configurar a autoria do Google para colaboradores, com o intuito de alinhar os perfis de rede social com a estratégia de SEO.

  1. Conteúdo de blog alinhado a estratégia de SEO

As postagens de rede social podem contemplar o conteúdo do blog empresarial, que se alinha à estratégia de SEO, por causa das palavras-chave presentes. 

O aproveitamento de conteúdo criado para um site é uma maneira de garantir a produção de backlinks. 

Dessa forma, o conteúdo otimizado e exclusivo se torna o núcleo da estratégia de SEO, e também é a principal fonte de ROI (Return Over Investiment), o retorno sobre investimento, para as redes sociais.

O sinal social que um conteúdo eficiente pode enviar é facilmente incorporado aos algoritmos dos mecanismos de pesquisa, assim como a avaliação do site, de modo geral. 

Portanto, quando uma empresa deseja alinhar a estratégia de SEO e rede social com o objetivo de aumentar o engajamento, de fato, precisa reforçar o blog com conteúdo de alta qualidade e compartilhá-lo de forma eficaz nas redes.

O uso de palavras-chave de destino podem agilizar as SERPs desde o início, desde que não se esqueça de adotar abordagens diferentes para cada plataforma de rede social. 

Também vale enriquecer os blogs com links internos sobre bancada de aço inox para cozinha, o que garante uma melhor experiência do usuário em termos de usabilidade do site. 

Além disso, o blog passa a colaborar com outros setores, ou mesmo empresas parceiras, por meio do link building, que pode passar pela navegação nas redes sociais até as páginas iniciais propostas pela estratégia de SEO e anúncios pagos. 

  1. Métricas para medir sucesso e alinhar estratégias

Dentro de uma campanha de marketing digital, é essencial monitorar as abordagens adotadas nos esforços direcionados à estratégia de SEO e redes sociais. 

Quanto mais dados disponíveis, mais fácil escolher o direcionamento e os ajustes a serem empregados, ou seja, é preciso certificar-se de anotar todos os leads interessados em avaliação de imóveis e atividades obtidas por meio de plataformas de redes sociais. 

O volume é importante, mas não se deve esquecer de examinar a qualidade dos leads. 

Ao conseguir o alinhamento da estratégia de SEO e rede social, a análise mostra se está tudo em pleno funcionamento. 

Caso algo apresente algum tipo de erro, é preciso continuar mudando a abordagem, até atingir o ponto perfeito, ou seja, o equilíbrio da estratégia de SEO com as plataformas de rede social.

Conclusão

As redes sociais são importantes para o marketing digital e, consequentemente, para a estratégia de SEO.

Com as estratégias certas, é possível direcionar mais tráfego para um site e-commerce e, por fim, aumentar a receita e o lucro a partir de um canal que proporcionar interações mais frequentes, aproximando o público da marca.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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