O Tik Tok é um aplicativo que foi lançado em 2017 por uma empresa chinesa chamada ByteDance, que permite a criação e compartilhamento de vídeos curtos e, melhor, dá para fazer uma renda extra para quem deseja se tornar um influenciador digital.
A plataforma social vem crescendo exponencialmente, entrando na lista dos dez aplicativos mais baixados, ficando à frente de LinkedIn, Pinterest, Twitter e Youtube, que existem há muito mais tempo e também possibilitam ganhar uma renda extra.
O sucesso do Tik Tok está intimamente relacionado à geração de millennials, que nasce cada vez mais em um ambiente mais digitalizado.
Essa geração produz e encontra conteúdo de vídeo em diferentes formatos, entre os quais:
- Canto;
- Comédia;
- Danças;
- Dublagem.
No entanto, o potencial do Tik Tok pode ir muito além e, mesmo sendo uma plataforma relativamente nova, ela reúne a receita para aqueles que querem fazer uma renda extra e estão ansiosos para lucrar com as mídias digitais.
Utilizando essa plataforma, os criadores podem obter patrocínio e parcerias com marcas e empresa de manutenção de equipamentos hospitalares para as postagens, especialmente se tiverem muitos seguidores.
Qual a real função do Tik Tok?
O Tik Tok tem como principal função a criação, compartilhamento e visualização de vídeos, que podem ser produzidos em questão de minutos, podendo chegar a milhares de pessoas em um curto espaço de tempo.
Os vídeos variam entre dança, comédia, esportes, artesanato DIY (Do It Yourself), ou faça você mesmo, e podem ser associados a qualquer nicho que se possa imaginar, como uma empresa de projeto hidraulico piscina que presta serviços específicos.
Os usuários podem assistir a vídeos que eles gostam e, como muitos são curtos, eles apenas deslizam o dedo na tela para passar para o próximo.
Quem são os usuários de Tik Tok?
Segundo dados apresentados pelo Olhar Digital, o Tik Tok tem mais de 1 bilhão de usuários, com pessoas que variam entre 10 e 29 anos na grande maioria, e o número de mulheres que usam o aplicativo é o dobro do número de homens.
Grande parte dos usuários está mesmo entre os millennials, mas todos, de atletas a comediantes, pais, mães e filhos, criam vídeos no aplicativo.
Para as empresas de equipamentos médicos hospitalares, entre outras, o Tik Tok é mais uma rede social para fazer uma renda extra, pois muitas estão usando a plataforma como uma forma de alcançar a geração Z dentro do mercado digital.
Renda extra como influenciador ou negócio
Quem deseja fazer uma renda extra no Tik tok precisa determinar se deseja abordar a monetização como um influenciador digital ou um negócio.
Não há opção errada, pois tudo vai depender dos objetivos e estratégias traçadas, sendo que a maior diferença está no tamanho do público.
Um influenciador digital precisa de milhares de seguidores para maximizar e ir além da renda extra no Tik Tok, assim como em outras plataformas de rede social.
No caso das empresas de home care sp e outros negócios, o tamanho do público é indiferente para obter receita.
O que é TikTok Creator Next?
O Tik Tok Creator Next, ou próximo criador do Tik Tok, é uma das várias formas de ganhar uma renda extra na plataforma.
O Creator Next é um conjunto de oportunidades de monetização que criadores e influenciadores podem usar para reunir uma receita no Tik Tok.
Para se qualificar como Creator Next, o usuário precisa atender alguns requisitos, como ter 18 anos ou mais, ter um número mínimo de seguidores, que pode variar de acordo com a região, e ter pelo menos 1.000 visualizações de vídeo em um período de 30 dias.
Tem mais, o usuário deve ter ao menos 3 postagens dentro desses mesmos 30 dias, e ter um perfil que esteja de acordo com as Diretrizes da Comunidade do TikTok, além de residir em países específicos.
O Brasil ainda não entrou nessa seleção, mas com o tamanho crescente de usuários, e o sucesso que muitos influenciadores digitais demonstram, a ByteDance estuda incluir o país o quanto antes.
Importante ressaltar que as contas comerciais não podem ser indicadas como uma Creator Next.
5 maneiras de monetizar vídeos e ter renda extra
O Tik Tok está se expandindo a cada dia, e por isso é possível um criador de conteúdo, ou influenciador digital, alcançar o sucesso financeiro utilizando a plataforma como meio de ganhar uma renda extra.
Para aproveitar e capitalizar a crescente popularidade do Tik Tok, seguem 5 maneiras de monetizar vídeos e conseguir uma renda extra.
- Ofertas de marcas e empresas
Marcas e fornecedores de materiais cirúrgicos, entre outras empresas, estão apresentando cada vez mais interesse em colaborações pagas com influenciadores digitais, principalmente no Tik Tok, tornando as parcerias como a melhor forma de ganhar dinheiro com a plataforma.
Isso funciona bem para marcas, pois os influenciadores já contam com seguidores, que fazem vídeos promovendo produtos para milhares, ou milhões de pessoas, com um investimento relativamente baixo.
O pagamento pode ser a partir do envio de produtos gratuitos, ou mesmo um contrato com pagamento em espécie.
Pode ser uma única vez, ou então o influenciador pode se tornar um embaixador da marca, tornando a parceria contínua por um longo período.
Nesse caso, o criador nem precisa ter muitos seguidores para receber o pagamento, pois muitas empresas fazem parcerias com micro-influenciadores, contas menores que reúnem entre 5.000 e 5000 pessoas seguindo, mas com alto nível de engajamento na comunidade.
- Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma maneira de transformar o conteúdo criativo em renda extra.
Resumidamente, o marketing de afiliados significa que as marcas fornecem um link exclusivo para o influenciador para um dos produtos, ou mesmo para falar sobre um serviço de laudo de segurança do trabalho para terceiros.
Quando algum cliente clica e compra por meio deste link, o criador ganha uma porcentagem sobre a venda.
O formato de vídeo curto se mostra uma mídia digital perfeita para mostrar os produtos, apresentando uma oportunidade imperdível para o marketing de afiliados.
- Venda de produtos para seguidores
Nesse modelo de negócio, o influenciador pode promover produtos e serviços utilizando os vídeos curtos do Tik Tok, e assim vender para os seguidores.
O Tik Tok oferece uma oportunidade única de colocar influenciadores frente a frente dos clientes em potencial e, dessa maneira, fazer mais e mais vendas.
- Patrocínio a partir do público
Criadores de conteúdo e influenciadores digitais podem, por assim dizer, trabalhar com entretenimento e, para isso, podem ser pagos pelos próprios seguidores.
Os usuários gostam da ideia de apoiar os criadores de conteúdo favoritos, o que faz com que eles se sintam parte da jornada de criação, ou um apoiador declarado.
Isso significa que, se o criador ou influenciador apresentar e disponibilizar um conteúdo satisfatório, consegue construir uma comunidade engajada de apoiadores, e eles vão querer pagar para assistir mais, e isso vai além de uma renda extra.
Para receber esse tipo de pagamento, os criadores podem recorrer aos sites de crowdfunding para os produtores de conteúdo. Lá, os patronos se inscrevem para pagar uma determinada quantia mensalmente aos influenciadores digitais favoritos.
Como criador de conteúdo, é possível disponibilizar links exclusivos aos patrocinadores, com bônus e recompensas em troca das assinaturas.
O conteúdo pode ser de bastidores sobre o trabalho como Peças para trator, disponibilidade antecipada de conteúdo, brindes e mercadorias, bate-papo ao vivo, mensagens públicas. E tudo que a criatividade e o bom senso permitirem.
Muitos influenciadores digitais, criadores de conteúdo, e até mesmo celebridades, ganham muito dinheiro nesse formato.
- Pensamento rápido para não perder ritmo
Quando se publica no Tik Tok, o criador de conteúdo tem entre 3 e 5 segundos para chamar a atenção de alguém antes que deslize o dedo para o próximo vídeo.
Sendo assim, o conteúdo deve ir direto ao ponto.
Além disso, mesmo que o Tik Tok tenha aumentado o limite do vídeo ao longo do tempo de 15 segundos para 10 minutos, o algoritmo da plataforma ainda recompensa o conteúdo que é assistido o tempo todo.
Por isso que vídeos de 15 a 30 segundos sobre Dobradeira de chapa manual hospitalares são particularmente eficazes, especialmente para os influenciadores e criadores de conteúdo que estão começando a ganhar uma renda extra.
Uma dica importante é incluir uma frase de chamariz no final de todas as postagens, apelando para uma CTA (Call To Action), isto é, uma chamada para ação.
Isso pode incluir a aquisição de um bem de consumo, verificar a biografia, seguir as marcas apresentadas, ou clicar em um link para mais conteúdo.
Conclusão
O Tik Tok é uma plataforma que vem crescendo de maneira exponencial, e oferece diversas formas de monetizar e fazer uma renda extra, desde que o usuário demonstre empenho, dedicação, criatividade e reúna milhares, senão milhões, de seguidores.
Enfim, ao olhar a forma de compensação financeira de rede social em outras plataformas, o Tik Tok oferece uma gama abrangente de estratégias de ganho.
Dessa maneira, o Tik Tok se torna uma fonte confiável de uma renda extra para qualquer pessoa que esteja disposta a investir energia e tenha tempo disponível.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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