Você não precisa de um grande público para começar a ganhar dinheiro com seu público de mídia social.

Na verdade, vale a pena notar que muitos micro influenciadores obtêm melhores resultados (ou seja, ganham uma taxa maior por 1.000 seguidores) do que influenciadores com seguidores maiores.

Neste artigo, você aprenderá sobre as melhores maneiras de ganhar dinheiro nas mídias sociais (classificadas pela menor quantidade de trabalho necessária) e se inspirar em alguns criadores que estão executando bem essas ideias.

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1. Crie uma assinatura paga

Uma das formas mais populares de ganhar dinheiro nas redes sociais hoje é produzir conteúdo exclusivo, acessível apenas aos seguidores que pagam uma assinatura mensal por meio de uma plataforma de membros.

Plataformas como o Patreon surgiram nos últimos anos para atender especificamente a esse fenômeno, e plataformas sociais de compartilhamento de vídeos como Youtube e Twitch também lançaram recursos para competir nesse espaço. Até o Twitter começou a testar um novo recurso “Superfollow” que permite aos usuários cobrar uma assinatura por conteúdo exclusivo.

Um bom exemplo de criador que utiliza esse método é John Bonini, que lançou Some Good Content no ano passado no Patreon. A partir de $10/mês, John Bonini dá a seus mais de 500 patronos acesso às suas melhores dicas e estratégias de marketing de conteúdo.

Pedimos a John um conselho para quem deseja iniciar um Patreon e ele mencionou que “é tudo uma questão de encontrar maneiras de permitir que outras pessoas se relacionem com você”. Quando se trata de criar conteúdo social, ele também recomenda que você “esqueça os algoritmos” e apenas “comece fazendo algo bom”.

2. Promova marcas com programas de afiliados

Outra ótima maneira de monetizar seguidores nas mídias sociais é promover marcas que você ama, vinculando-as a seus programas de afiliados.

Algumas marcas têm seus próprios programas de afiliados aos quais você pode se inscrever individualmente, mas a maioria dos programas de afiliados das marcas estará acessível por meio de uma rede de afiliados.

Existem várias redes de afiliados, cada uma delas trabalhando com marcas diferentes; portanto, dependendo das marcas que você deseja promover, pode ser necessário se inscrever em várias redes de afiliados diferentes.

Caso contrário, uma terceira e mais fácil opção para começar seria usar uma plataforma como Skimlinks. Ao trabalhar com as 50 maiores redes, Skimlinks permite que você acesse instantaneamente até 48.500 programas de afiliados em todo o mundo.

Um ótimo exemplo de alguém que usa afiliados para ganhar dinheiro nas mídias sociais é Rhiannon Ashlee.

Em cada um de seus Vlogs no Youtube, Rhiannon lista todos os produtos que menciona em algum momento do vídeo e coloca um link de afiliado ao lado de quase todos eles.

Os links intitulados “fave.co” são links de afiliados e sempre que alguém clicar em um desses links e comprar produtos, Rhiannon receberá uma comissão sobre o valor total do pedido, geralmente variando de 5% a 15%, dependendo do programa de afiliados da marca.

Você também pode notar que Rhiannon deixa claro e transparente com quais links ela pode ganhar dinheiro, tendo um * ao lado de cada link afiliado. Essa é uma boa prática do ponto de vista ético (além de ser exigida pela Comissão Federal de Comércio) e, na verdade, também pode ajudar nas taxas de conversão, pois é provável que seus fãs queiram apoiar seu canal durante as compras.

3. Junte-se a uma plataforma de marketing de influenciadores

Juntar-se a uma plataforma de marketing de influência é outra ótima maneira de ganhar dinheiro com a mídia social, que pode exigir tanto ou tão pouco tempo quanto você deseja investir.

Uma plataforma de marketing de influenciadores (ou monetização), como Shop Your Likes, conecta marcas com influenciadores e facilita o trabalho de ambos.

A maioria dessas plataformas exige uma certa quantidade de seguidores para ser aprovada e pode se especializar em uma plataforma de mídia social. Embora os links possam ser colocados em qualquer plataforma, os influenciadores do ShopTour Likes geralmente se concentram nas histórias do Instagram.

Depois de aprovado pelo Shop Your Liked, você poderá acessar seu painel de desempenho e ver todas as marcas disponíveis para você promover.

Ao usar o Link Generator, você pode criar um link para qualquer página dos sites dessas marcas, compartilhá-lo no Instagram ou em qualquer mídia social e ser pago sempre que alguém clicar ou deslizar em seus links.

Para se inspirar, dê uma olhada em como Mollie @DesignLovesDetail usa Shop Your Likes para promover produtos de decoração de casa de maneira eficaz em suas histórias no Instagram:

“Acho que a tática que mais me ajudou foi que eu era verdadeiramente original. Não copie os outros no Instagram “, explica Mollie. “Tente encontrar seu próprio nicho e ser exclusivamente você. Além disso, ter seu próprio conteúdo é muito importante.”

“Isso significa mais trabalho”, acrescenta ela. “Mas se você fizer o trabalho, vale a pena.”

Mollie também recomenda prestar muita atenção às coisas às quais seu público responde, para que você possa concentrar melhor seu tempo no que está vendendo melhor e oferecendo a você o melhor potencial de ganhos.

“Em que faixas de preço você está vendendo mais? Em quais categorias ou lojas as vendas são mais altas? Faça a si mesmo esse tipo de pergunta e conheça os dados para poder planejar o conteúdo de acordo”, ela aconselha.

4. Encontre marcas para fazer parceria diretamente

Uma forma clássica de ganhar dinheiro com as redes sociais é fazendo parcerias diretas com as marcas.

Além de ter uma comunidade Patreon, Julie faz parceria com marcas diretamente para patrocinar seus vídeos curtos de esquetes cômicas.

Julie tem um bom sistema para promover marcas em seus vídeos sem correr o risco de incomodar seu público.

Ela geralmente menciona rapidamente a marca que patrocina o vídeo logo no início e menciona que dará mais detalhes sobre ela no final do vídeo. Este sistema funciona bem porque os primeiros segundos são cruciais para se sair bem no algoritmo do Youtube.

Julie Nolke também reaproveita seus vídeos no Instagram e às vezes faz um esboço cômico inteiro para promover marcas como esta para os produtos do Google. Observe que esse anúncio teve muito mais visualizações do que seus outros vídeos, provavelmente porque foi filmado em formato quadrado, que funciona melhor para o Instagram, e também foi combinado com um sorteio.

5. Lance uma série de vídeos patrocinados

Em vez de fazer parceria com marcas para uma postagem patrocinada, você pode fazer com que as marcas patrocinam uma série de vídeos.

Johnny Harris é um ótimo exemplo de influenciador social que fez isso bem.

Sua série de vídeos de história/viagem chamada “Borders” foi encomendada pela Vox e patrocinada pela Lululemon.

A série de vídeos do Johnny estava no Youtube, mas você também pode fazer isso no Instagram, Snapchat ou Tiktok, por exemplo.

De acordo com as várias fontes da Mídia Kit, o custo médio por 1.000 impressões (CPM) para cada plataforma de mídia social é o seguinte:

  • Instagram: $ 5-10
  • YouTube: $ 15-30
  • Snapchat: US$ 30-50
  • Facebook: $ 4-8

Esses números dependem do engajamento, mas podem indicar aproximadamente quanto você pode esperar ganhar/cobrar, e vale a pena investir algum tempo testando as plataformas que pagam mais em termos de patrocínio de marca.

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