facebook ads

Facebook Ads é uma ferramenta da empresa Meta que serve para fazer anúncios. Muitos profissionais têm usado a plataforma de anúncios para criar campanhas por que é possível alcançar um bom número de usuários investindo bem pouco dinheiro, por isso ela é famosa.

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Tem se tornado cada vez mais a ferramenta mais usada dentro do marketing digital, até por lojas virtuais que vendem uniforme para restaurante feminino. Pois é possível fazer toda uma segmentação dentro do gerenciador que contempla o universo dos e-commerces.

A plataforma conta com um site muito completo para que as empresas possam usar a sua criatividade em anúncios de variados formatos. E, a plataforma está sempre ficando melhor, para uma empresa como a de clínica veterinária popular anuncie sem muita dificuldade.

Hoje em dia, já são mais de 1 milhão de negócios que investem cerca de 8 milhões de dólares em Ads por ano. Dito isso, como ter um retorno real nessa mídia paga e como se destacar em relação à concorrência é uma dúvida muito comum entre as empresas.

A resposta para essa dúvida é muito simples e rápida, tudo se concentra na qualidade que tem a sua campanha. Uma empresa que trabalha vendendo tela mosquiteira recolhível para varanda, deve sempre investir na qualidade das segmentações e ser criativa.

Como toda campanha de marketing digital, existem muitos pontos sensíveis e essenciais que devem ser bem melhorados e lapidados, sempre levando em conta o seu público e o seu foco principal. É importante que seja sempre seguido as metas que foram definidas.

Por isso, criou-se um guia prático para que o anunciante possa aprender tudo o que ele necessitar para desenvolver uma campanha efetiva de Facebook Ads e, poder mensurar o seu retorno sobre o investimento que foi feito.

Conceito de Facebook Ads

O Facebook Ads é uma plataforma que permite criar anúncios dentro da rede social e anunciar a marca ou produto para o público. Mesmo que o usuário não conheça esse serviço ainda.

Um exemplo disso são as publicações que são apresentadas na página, mas que não foram curtidas pelo usuário ou por sua rede. Elas geralmente são seguidas ou antecedidas de um aviso como “Conteúdo Pago”, “Publicidade” ou “Publi”.

Além da tag mostrando que se trata de um anúncio, essas publicações também contam com algum CTA, indicando ao usuário certa ação, como:

  • Venha e Saiba mais;
  • Compre agora;
  • Mande mensagem;
  • Faça sua reserva agora;
  • Assista ao vídeo.

Além de posts patrocinados no feed de notícias do site e do aplicativo móvel, o Facebook Ads também possibilita divulgar anúncios na barra lateral direita do seu site, no audience network e também no Instagram.

Através de ferramentas fortes de segmentação, o anunciante é capaz de guiar esses anúncios para quem de fato tem desejo por sua oferta e pode fazer alguma ação.

Por que o Facebook Ads?

A internet é um universo de possibilidades, com um volume gigantesco de canais pelos quais se pode divulgar um negócio. E entre eles, o Facebook Ads se destaca por dar mais vantagens, que nenhum outro canal conta, no momento de expandir a estrateǵia de venda.

Com 2,7 bilhões de usuários ativos todos os meses no Facebook, o anunciante tem mais possibilidade de alcançar clientes em potencial para os produtos. Além disso, ao contrário de outras plataformas de anúncios digitais, o Facebook Ads é fácil e didático.

Não importa se é um anunciante experiente ou está iniciando agora a usar as ferramentas de anúncios, ele não vai achar complicações em configurar os anúncios. Uma empresa que vende pedra de polimento, também não vai encontrar essas complicações.

O Facebook dá um conjunto de ferramentas para ajustar as campanhas de anúncios. Assim, o anunciante pode escolher as opções mais corretas para alcançar o objetivo, seja ele de crescer o envolvimento com a marca ou produzir mais cadastros.

Ao contrário de outros meios de publicidade, com o Facebook Ads o anunciante tem mais controle e liberdade sobre o quanto quer investir em anúncios. Além disso, é possível melhorar o orçamento, pausar ou parar anúncios a qualquer hora.

Pode não ser óbvio, mas os anúncios no Facebook tem uma taxa de conversão muito alta em comparação com outras mídias. 

Quanto é preciso para anunciar no Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta muito famosa entre empresas. Dados do site WordStream dizem que só nos EUA 50 milhões de negócios usam a rede social para se conectar com o público e convertê-los.

Por isso, uma empresa que faz serviços de retirada de entulho ensacado, não deve deixar de investir nessa plataforma.

E os dados mostram que esse número também é significativo no Brasil. Assim como ocorre com o Google Ads, o anunciante indica o quanto quer investir em ações necessárias em cada anúncio, como visualizações, conversão, cliques, entre outros.

O anunciante pode mudar isso manualmente ou deixar o Facebook fazer os cálculos de acordo com as especificações. Outras razões que podem afetar os custos dos anúncios no Facebook Ads incluem:

  • O tempo de programação do anúncio;
  • Aspectos da audiência;
  • A importância do anúncio;
  • O posicionamento do seu Ads;
  • Escolher método de lance, lance único ou médio.

Ou seja, os gastos para anunciar no Facebook podem mudar de campanha para campanha. Porém, não é necessário se preocupar, como foi dito, o anunciante sempre vai ser capaz de mudar o valor investido e até pausar as campanhas caso necessário.

Como anunciar no Facebook Ads

Agora que o anunciante está por dentro da necessidade em se fazer um anúncio no Facebook, chegou o momento da prática para pôr no ar a primeira campanha nele. 

Abra o Gerenciador de Negócios

A primeira coisa é entrar no Gerenciador de Negócios e em seguida fazer o login. O Gerenciador de Negócios é a ferramenta de criação e avaliação de anúncios completa. Aqui o anunciante vai criar, mudar e monitorar todas as suas campanhas.

Definição de um objetivo

Essa é a tela geral que o anunciante vai ter ao escolher sua primeira criação. Aqui ele deve ter um objetivo para o anúncio, que pode ser reconhecimento da marca, alcance, tráfego e alguns outros.

Depois de definir isso, vai ser como tirar carteira para carro e moto, é simplesmente pegar o veículo e conduzi-lo sozinho.

Segmentação do público

Na próxima fase, o anunciante vai criar o público para o qual deseja guiar esse e outros anúncios. Em cada ícone, pode-se ver também o símbolo para informação, assim é possível compreender cada informação que foi selecionada.

Faça a escolha de um posicionamento do anúncio

Ainda na mesma página da escolha de público, há também o posicionamento do seu anúncio.

São duas as opções, automáticos e manuais. No automático, que é o recomendado, o próprio Facebook vai definir as boas posições de acordo com o orçamento disponível. No posicionamento manual, é o anunciante quem vai escolher os locais.

Ter a gestão de gastos

Nesta etapa onde se encontra o conjunto de anúncios é possível definir o quanto a empresa quer pagar por clique no link. E, desse modo, definir quanto deve ser gasto em um determinado período.

Fazer o conteúdo do anúncio

Essa é a hora de pôr em prática todas as boas ideias que o time teve no decorrer do planejamento estrateǵico da campanha e fazer o criativo do anúncio.

As vantagens

Desenvolver anúncios no Facebook tem as suas vantagens, afinal a rede social tem um enorme público. Entre as vantagens centrais, pode-se citar:

  • Maior aumento do alcance;
  • Um público bem mais segmentado;
  • A diversidade de formatos e das mídias;
  • Um ótimo retorno sobre os investimentos.

Essas são algumas das vantagens que o Facebook Ads, pode proporcionar a uma empresa. São vantagens que fazem toda a diferença nas estrateǵias de marketing de uma empresa que trabalha vendendo totem de sinalização.

Considerações finais

O Facebook Ads é uma ferramenta essencial para que as empresas consigam divulgar bem e mais rápido a sua marca, produtos e serviços.

Além de poder anunciar, ela faz isso de forma segmentada alcançando as pessoas certas por meio do maior centro de comunicação existente, que é a internet e usando a rede social mais famosa da atualidade, o Facebook.

Também impulsiona as ações orgânicas da empresa, como a criação de conteúdo de valor, que posiciona a empresa como autoridade no que faz, gerando a confiança e o interesse do público-alvo.

Tudo isso faz do Facebook Ads uma estratégia fundamental para uma empresa que vende botijão de gás pequeno e parte indispensável para o seu sucesso como boa marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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