O topo de funil é a primeira parte do funil de vendas e ele é visto como a etapa de maior consciência, uma vez que o seu público-alvo identifica que há uma necessidade deles. E é aí que entra o topo do funil, é uma etapa onde os leads já sabem que precisam de ajuda.
Uma empresa que vende divisória de vidro com porta de correr, ao fazer uma campanha para vender mais o seu produto, vai tentar justamente alcançar pessoas que possam fazer a compra de seu produto. No topo do funil, entrarão muito, mas apenas alguns compram.
Porém, é necessário entender que nem todas vão adquirir algum produto da empresa, pois vai depender de alguns outros fatores. Para vender mais serviço de revestimento de parede em acm, a empresa tem que utilizar bem as técnicas que ela tem disponíveis.
Se o empresário está lendo este artigo, deve estar familiarizado com o funil de vendas, que é um formato estratégico usado para controlar o fluxo de conquista do consumidor. É muito importante, para mapear em que fase de compra eles estão, assim fica mais fácil controlar.
Se uma companhia de serviços para instalação de cameras e alarmes quiser ter mais clientes, ela deve utilizar o funil de vendas. Principalmente com um foco maior no topo de funil. No decorrer do artigo, será possível compreender por que o funil é tão essencial.
Sabe-se que é uma poderosa ferramenta para monitorar a jornada do cliente, e é no topo do funil que essa jornada ela vai começar. Dado que é no topo do funil que os clientes têm o primeiro contato com a empresa. Logo, a parte mais volumosa do funil é ainda o topo.
Nessa etapa, os visitantes têm o primeiro contato com a empresa e começam a entender sobre seus os produtos e serviços que a companhia oferece a seus consumidores.
Por isso, é nessa hora que a marca de camiseta enfermagem personalizada deve excitar o interesse deles e guiá-los para as próximas fases do funil até que se tornem de fato clientes. Porém, que sejam clientes fidedignos e que sempre estejam com a empresa.
Conceito de topo de funil
O topo de funil é a fase inicial de conscientização e atração do cliente no decorrer de sua jornada. Como o nome diz, é a primeira fase do funil de vendas, na qual os leads têm o primeiro contato com a empresa.
Nesse começo, as atividades de marketing são direcionadas à geração de reconhecimento de marca e confiança ao passar do tempo.
Isso é realizado através de conteúdo educacional, que auxilia os compradores iniciantes a compreenderem o problema que necessita ser resolvido, com a solução ofertada por uma empresa.
Portanto, pode-se dizer que o topo de funil serve para educar uma audiência, atraindo potenciais clientes e apresentando a eles que os produtos e serviços são exatamente aquilo que eles buscam.
Para compreender melhor cada etapa de contato com o cliente, é essencial entender que o funil de vendas tem fases diferentes:
- Topo do funil;
- Meio do funil;
- Fundo do funil;
- Pós-vendas.
Sabendo disso, é muito importante entender um pouco mais sobre essas fases, que serão aprofundadas em seguida.
A fase do topo do funil
Essa etapa é onde se tem aprendizagem e descoberta, na qual o visitante ainda está entendo que tem algum problema a ser solucionado e entra em contato com a sua empresa pela primeira vez.
O meio do funil
Etapa de reconhecimento e consideração da solução do negócio, na qual o lead, já sabe qual é sua dor e está se aprofundando e conhecendo sobre as soluções oferecidas a ele.
O fundo do funil
Etapa de decisão de compra, na qual o lead pesquisa os produtos e serviços ofertados e, enfim, finalizar o negócio, tornando-se de fato um cliente da empresa.
No caso, as três fases do funil de vendas (topo, meio e fundo) se alinham com as três fases da jornada do comprador: a conscientização, consideração e decisão de compra.
Também é essencial se lembrar que os funis atuais levam em conta que os leads não progridem em uma linha linear e previsível.
Ou seja, eles devem entrar e sair em qualquer fase, vai depender da sua jornada. Nesse sentido, os profissionais de marketing necessitam mirar no topo do funil para chamar mais clientes em potencial.
A importância do topo de funil de vendas
Já foi citado que o topo é um lugar onde as pessoas são atraídas, ou seja, o ponto de partida de qualquer empresa. Logo, pode-se destacar certos pontos essenciais sobre o topo de funil de vendas:
O primeiro contato
Como já foi dito, a parte do topo do funil é onde os clientes entram em contato pela primeira vez com uma certa empresa. Por essa razão, é bom saber que a primeira impressão é a que fica na mente do cliente.
Fazer descobertas
Quando a empresa estimula a curiosidade das pessoas, ela consegue que elas pensem em dores que antes ignoravam e fazem uma busca por soluções para elas. Se um cliente percebe que precisa de um portão de ferro basculante ele simplesmente vai comprar um.
A partir do momento que os clientes começam a perceber que há algum problema, elas terão mais desejo em se educar para solucionar essa questão.
Educa os visitantes sobre um novo tema
Uma vez que as pessoas acham algum tipo de dor, automaticamente elas têm o desejo de entender mais sobre esse novo assunto. No início, elas não tinham nenhum tipo de contato ou material para ler, agora, elas podem ter.
Descubra como criar conteúdo de topo de funil
Agora que já se sabe o que é topo do funil no marketing, deve-se ver algumas dicas-chave para criar conteúdo para essa fase da caminhada de um potencial cliente:
Realize uma busca com os clientes
Entenda quais são as dúvidas e os pontos ruins de seus clientes, perguntando aos clientes novos o que ele pode fazer melhor. A empresa pode realizar isso por meio de um estudo de satisfação guiando à sua buyer persona, ou perfil de cliente ideal.
À medida que os consumidores forem preenchendo a busca, a companhia vai começar a ver tendências e ideias sobre o conteúdo topo de funil. Lembrando que, nessa fase inicial, ela deve mostrar os dados introdutórios e provar o seu valor como marca.
Utilizar o Google Suggest
Outra forma gratuita e boa de procurar os tópicos para o topo do funil é utilizar o Google Suggest, um recurso de preenchimento automático do Google. Simplesmente, faça a procura sobre o seu setor e deixe que o Google preencha os termos de busca.
O mecanismo vai começar a apresentar as consultas mais novas e populares, guiando sua opção de palavras-chave e temas.
A busca de palavras-chave
Se a empresa acessar uma ferramenta de busca de palavras-chave, como o Planejador de Palavras-Chave do Google, vai poder ter muito mais dados sobre quais assuntos têm maior volume de procura e quão competitivos são esses assuntos para classificação.
Assim, se encontrará rapidamente quais assuntos são mais procurados e devem integrar o conteúdo de topo de funil.
Como trabalhar bem com o topo de funil
Para um conteúdo bem feito e que chegue ao principal objetivo, que é atrair o lead e educá-lo para que ele se torne um cliente no futuro, é indispensável certos elementos fundamentais. Uma empresa de moda praia bebê 4 meses, deve entender bem isso.
Dentro da criação de conteúdo, diversas estratégias são usadas, mas uma que não pode faltar é a presença do SEO, ou mais conhecida como otimização para os mecanismos de pesquisa.
Isso porque é importante que seu conteúdo tenha um ótimo posicionamento em buscas relacionadas ao seu assunto, pois assim cresce a probabilidade de chamar atenção de pessoas que estejam interessadas no que vai ser oferecido para elas depois.
Lembrando que nessa etapa, no topo do funil, o conteúdo necessita ter informações úteis, importantes e que agreguem valor na vida do leitor de alguma forma. Não adianta querer vender o produto logo nessa etapa, afinal, é necessário ter paciência.
Considerações finais
Por fim, deve-se buscar desenvolver conteúdos evergreen, ou seja, que consigam ser lidos independentemente do tempo em que foi feito, pois eles correm poucos riscos de ficarem totalmente desatualizados. Uma empresa de calça de lycra masculina deve investir neles.
O topo do funil é uma fase fundamental para o marketing digital, justamente por ser responsável pelo primeiro contato que os consumidores vão ter com a sua empresa.
Ele é essencial para a atração, sendo assim, precisa de estratégias que foque em mostrar o negócio como uma fonte de informação para os problemas do consumidor.
Para que uma empresa de tela removível para gatos venda mais, deve fazer conteúdos voltados para os pais de pet. Conteúdos que ajudem eles em algumas outras questões com seus pets.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
No responses yet