Entenda quais os benefícios e os possíveis riscos que o café oferece à saúde humana
Um queridinho dos brasileiros, o café é uma bebida que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas. Apesar do seu delicioso sabor, também é comum que muitas pessoas confundam sobre quais são os benefícios e os possíveis malefícios do consumo da bebida, incluindo se questionando se consumi-lo todos os dias faz mal para a saúde.
Isso quer dizer que é hora de guardar os acessórios para café e cortar a bebida de vez da dieta? Não é bem assim. Neste texto, entenda melhor quais são os benefícios do café, ao que se deve prestar atenção ao ingeri-lo e qual a quantidade adequada para beber todos os dias sem riscos.
Beber café todos os dias faz mal?
Muito se diz que o consumo diário de café faz mal para a saúde e, por isso, a bebida deve ser evitada. Entretanto, esse é um entendimento equivocado, já que os grãos de café, na verdade, proporcionam vários benefícios ao corpo humano, como está explicado mais abaixo.
O que o amante de café precisa entender é que a ingestão de cafeína pode ter alguns efeitos negativos nas pessoas. Por exemplo, algumas delas podem ter excesso de agitação durante o dia ou sofrer com desdobramentos em quadros de ansiedade. Ingerir o café de noite também pode contribuir para quadros de insônia, e ainda há o risco do café piorar quadros de gastrite, causando sensação de irritação e queimação no estômago. Para evitar isso, o ideal é saber controlar a quantidade de café ingerida e a rotina do dia a dia.
Outra crença muito associada ao café é que ele causa problemas cardíacos, um assunto que gera confusão nas pessoas. Novamente, esse é um entendimento errado, já que além de não proporcionar problemas ao coração, ele ainda tem uma ação antioxidante, o que ajuda a preservar a saúde dos vasos sanguíneos.
Além disso, o café, bebido de maneira moderada, também proporciona benefícios para a saúde do fígado. Em conjunto com outras substâncias, a cafeína se une à adenosina presente no órgão. Essa combinação reduz o processo de fibrogênese, o que evita problemas como cirrose e outros tumores, assim como preserva o bom funcionamento do fígado.
Contudo, apreciadores que tenham pressão alta precisam ficar atentos. É necessária muita cautela na quantidade e na frequência da bebida nesses casos, já que a ingestão excessiva de cafeína pode causar o aumento da pressão arterial.
Benefícios de beber café
Como adiantado anteriormente, a ingestão do café em quantidades adequadas proporciona vários benefícios para a saúde — motivo pelo qual sua ingestão é recomendada. A vantagem mais conhecida é a injeção de energia que a bebida proporciona, tornando o organismo mais ativo e diminuindo o nível de cansaço corporal, além de melhorar o estado de alerta.
O café também melhora a circulação sanguínea, reduzindo assim o risco de inflamações. Inclusive, ele é capaz de ajudar no combate de problemas como derrame cerebral e ataque cardíaco. Também é uma ótima bebida para estimular o intestino, com a cafeína mantendo os movimentos do órgão normais, além de aumentar a taxa de digestão.
A bebida é rica em vitaminas e nutrientes, incluindo em sua composição manganês, fósforo, magnésia, vitaminas do complexo B e ácidos orgânicos. Ela é uma fonte de hidratação do corpo (que não substitui a água, mas auxilia) e ajuda a aliviar os sintomas da dor de cabeça.
Além de aliviar o estresse, já que o café ajuda a melhorar o humor, a bebida também ajuda a diminuir o risco de depressão. Inclusive, um estudo realizado na Universidade de Harvard mostrou que entre as mulheres que bebiam café, o risco de desenvolver depressão era 20% menor.
Por fim, o café é um excelente aliado no emagrecimento, algo que muita gente não sabe. A bebida acelera o metabolismo do organismo e, por isso, ajuda a queimar a gordura, graças à presença da cafeína e outras substâncias. No entanto, claro, o café não será o único responsável por um emagrecimento saudável.
Quantidade recomendada de café por dia
Talvez a grande dúvida das pessoas é: qual é a quantidade recomendada e segura de beber café por dia? Não há uma concordância geral no meio científico sobre o tema, porém a recomendação varia de cerca de 3 a 5 xícaras por dia, o que significa a ingestão de 300 a 500 miligramas diárias. Entretanto, vale ressaltar que a ação dos grãos de café varia em cada acordo, sendo necessário observar quais são os seus efeitos.
No responses yet