A performance do site institucional é um elemento muito importante para que a plataforma traga todos os resultados esperados pela empresa.
Essa plataforma é o endereço oficial do negócio na web e precisa ser bem estruturada para levar informações ao público, atrair a atenção dos usuários, informar sobre a empresa, vender e servir de base para as estratégias de marketing.
Ela precisa ser constantemente atualizada, respeitar as imposições dos buscadores para estar sempre bem posicionada e contar com os melhores elementos e estratégias para performar bem.
Todos os investimentos que a marca fizer em sua plataforma oficial podem ser analisados por meio de ferramentas como o Google Analytics. Ele mostra quais são os resultados que o canal está alcançando e informações sobre os visitantes.
Esses dados são fundamentais para que a companhia possa entender sua audiência e o que precisa melhorar em seu canal para que ele seja mais atraente e melhore seus resultados.
O Google Analytics é um recurso simples de usar, mas para extrair todo o seu potencial, a organização precisa saber como aumentar a performance de seu site e de que maneira usar a ferramenta do jeito certo.
Como aumentar a performance do site?
O site institucional é uma plataforma que assume diferentes papéis atualmente. Antes, seu propósito era falar um pouco mais sobre a empresa e trazer algumas informações básicas, como:
- Endereço;
- Telefone;
- E-mail;
- Horário de funcionamento.
Hoje em dia, esse canal assumiu um propósito muito maior, pois é uma fonte de informações para os usuários, permite a comunicação entre a marca e seus clientes, e as pessoas podem comprar por meio dele.
Tendo em vista todas essas funções, uma clínica veterinária mais próximo de mim precisa trabalhar algumas ações para melhorar a performance de seu site. Algumas dicas para fazer isso são:
Testar a velocidade frequentemente
É sempre bom testar a velocidade da plataforma, tendo em vista que o tempo de carregamento é um dos quesitos mais importantes para o canal e mostra quais problemas ele pode apresentar.
O Google Analytics é um excelente recurso para isso e o proprietário do site só precisa inserir sua URL para iniciar os testes. Ela vai mostrar a pontuação geral e outras informações sobre o canal.
Também traz alguns conselhos sobre o que pode ser feito para melhorar a performance, assim, a companhia tem mais facilidade para melhorar esse aspecto.
Escolher um bom provedor de hospedagem
O servidor tem um papel muito importante no tempo para o primeiro byte e na velocidade de carregamento das páginas.
Muitas empresas preferem a hospedagem compartilhada no início, mas ao passo em que a plataforma começa a receber mais visitas, precisa fazer com que a hospedagem suporte às demandas.
Reduzir o tamanho das imagens
As imagens são importantes porque, quando alguém pesquisa, por exemplo, sobre mármore branco cintilante, quer ver algumas fotos do produto, mas algumas vezes, a qualidade ou o tamanho da imagem pode sobrecarregar a página.
Para evitar esse problema, é muito importante usar o tipo de arquivo correto e cada um tem seus prós e contras. O formato JPG é uma boa opção para fotografias com muitas cores.
Já o formato PNG é melhor para gráficos e textos com menos de 16 cores, como no caso dos logotipos. Quanto ao uso de GIF, são ideais para imagens animadas ou pequenos elementos com pouca quantidade de cores.
Assim como no caso de outros arquivos, é possível compactar as imagens para que elas fiquem menores, mas sem prejudicar a qualidade, entretanto é necessário usar a ferramenta certa para fazer isso.
Analisar o uso de plug-ins
Alguns plug-ins são ótimos para que a plataforma seja mais funcional e para adicionar recursos, mas eles não devem ser instalados indiscriminadamente, pois isso aumenta os riscos para a segurança da plataforma e aumenta a necessidade de manutenção.
Esses elementos também podem deixar o site mais lento, visto que carregam folhas de estilos extras e arquivos JavaScript que aumentam o peso da página.
Uma loja especializada em venda de espelho pode testar a velocidade de carregamento de seu site desabilitando todos os plug-ins é habilitando aos poucos para ver qual está prejudicando o carregamento.
Investir em SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de ações que têm o propósito de melhorar as páginas e posicioná-las entre os primeiros resultados de pesquisa.
Na hora de colocá-lo em prática, é muito importante evitar alguns erros e garantir que a plataforma opere naturalmente, oferecendo uma boa experiência para o visitante.
Algumas das melhores práticas é criar meta descriptions com as palavras-chave usadas no conteúdo, usar imagens leves e com boa resolução e criar links internos para que os usuários possam acessar outras páginas.
Como usar o Google Analytics
Um fabricante de forros de madeira para telhado também precisa saber usar o Google Analytics para potencializar ainda mais sua plataforma. Algumas dicas para fazer isso são:
Configurar objetivos
Quando o usuário instala o código de monitorização, pode se esquecer de configurar os objetivos. Esse procedimento é muito importante para potencializar a ferramenta, de acordo com as expectativas do negócio.
Por exemplo, supondo que o site pertença a uma oficina mecânica e seu propósito seja monitorar o tráfego orgânico e os visitantes provenientes de anúncios, eles precisam ser configurados.
Fazer relatórios em tempo real
O proprietário do site pode saber quantas pessoas acessam suas páginas e obter dados importantes sobre elas. O Google Analytics oferece relatórios em tempo real que oferecem esse recurso e trazem informações sobre o público.
Entre os dados que uma empresa de instalação cerca elétrica Campinas pode obter está a localização geográfica dos visitantes, se o acesso é orgânico ou pago, páginas que as pessoas mais acessam e o tipo de dispositivo que elas usam.
Saber tudo isso é necessário para criar campanhas eficientes e direcionadas, visto que a organização terá dados precisos sobre seus visitantes.
Fazer testes
Outra forma eficiente de potencializar a performance da plataforma é por meio dos testes A/B. Eles recolhem dados e analisam variações dentro da campanha, bem como ajustes, com isso, os investimentos terão excelentes resultados.
Por meio desses testes, é possível avaliar duas versões diferentes da mesma landing page, botões de chamada para ação, posicionamento de banners e títulos da página.
Ao fazer essas análises, é possível trabalhar com hipóteses e se certificar em relação às estratégias que trazem os melhores resultados para a companhia.
No caso de um fabricante de tapete sinalização extintor, é uma forma de gerar mais conversões, cliques e outras ações que a empresa deseja.
Monitorar o funil de vendas
O funil de vendas é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing, visto que aborda todas as etapas pelas quais os consumidores passam, desde o momento em que conhecem a empresa até a compra de uma solução.
Mas para que o funil funcione, é necessário investir em recursos como as chamadas para ação, criação de conteúdo relevante e campanhas de e-mail.
O Google Analytics também pode ser usado para visualizar o funil de vendas e compreender as estratégias de marketing.
Uma empresa de limpeza e zeladoria consegue identificar páginas do site institucional que estejam relacionadas com cada etapa do funil. Saber disso ajuda a criar melhorias e implementar os ajustes necessários.
Melhorar a ferramenta de pesquisa
Sites que usam a caixa de pesquisa conseguem fazer mais conversões do que aqueles que não usam o recurso, e isso acontece porque o usuário consegue interagir melhor com a plataforma e os conteúdos presentes nela.
É possível usar o Google Analytics para saber quais são as palavras usadas pelos visitantes quando procuram alguma informação no canal.
É uma forma de melhorar as estratégias de SEO e fazer as páginas aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa e ainda facilitar a função de busca dentro do site de um fabricante de piso granilite em cinza.
Considerações finais
Um dos maiores erros é acreditar que basta criar o site institucional do negócio para atrair bons resultados. Na verdade, ele precisa ser constantemente monitorado para que ofereça todas as funcionalidades necessárias aos visitantes.
O propósito do Google é garantir a melhor experiência para os usuários, e é justamente por isso que ele foca na qualidade das plataformas. Para ajudar os proprietários, ele criou uma ferramenta que analisa a performance do canal.
O Google Analytics mostra todos os parâmetros importantes para que o canal oficial da marca na internet tenha um bom desempenho, o que envolve sua velocidade de carregamento, design, conteúdos, entre outras informações.
Saber usá-lo é indispensável para o sucesso das estratégias de marketing, tendo em vista que o site institucional serve como base para essas ações e para as ações de vendas também.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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