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As redes sociais são cada vez mais percebidas como ferramentas essenciais para a estratégia de marketing digital de diversas empresas, dos mais diferentes nichos.

Uma lanchonete com foco em hamburgueria pode se beneficiar dos canais digitais, assim como uma loja de higienização de uniformes, por exemplo. E os cenários se estendem pelo infinito, com as devidas adequações para as necessidades específicas do negócio.

O gestor que não está atento ao poder das redes sociais está perdendo oportunidades bastante significativas, principalmente no cenário brasileiro. 

Para se ter uma ideia, são mais de 171,5 milhões de usuários ativos somente no Brasil, de acordo com os últimos dados do Digital Report, em 2022. Isso designa nada mais que 79,9% da população.

Mais ainda, cada usuário significa um possível cliente esperando por visualizar o seu serviço e ser conquistado pelos seus conteúdos de qualidade. 

Para entender como é possível introduzir as redes sociais no seu negócio, fique conosco neste conteúdo e aprenda um pouco mais.

A importância das redes sociais para o seu negócio

Se o número acima já indica a importância de aparecer para milhões de usuários nas redes sociais, existem outros itens que reforçam a relevância de pensar uma estratégia desse tipo para o seu negócio, seja para vender paver 16 faces ou roupas usadas.

Abaixo, separamos 5 motivos que destacam a importância de manter perfis profissionais nas redes sociais. 

  1. Aprofundamento da relação com o público

A manutenção de um perfil nas redes sociais permite aproximar a relação entre o público e a empresa criadora. Ao permanecer nos canais de maior uso da persona, você permite que ela te procure quando for necessário.

Além disso, é mais fácil conhecer o público para o qual você está querendo vender ao estar próximo dele. Esse conhecimento tem o poder de gerar conteúdo para publicações.

Quando você entende as preocupações, anseios, gostos e desejos da persona, novas ideias podem surgir para a marca.

  1. Conhecimento da concorrência 

Se o conhecimento da persona é aprofundado, a ideia sobre o que os seus concorrentes estão fazendo, seja positivo ou negativo, é aumentada quando se tem um perfil nas redes sociais – o que permite ainda mais clareza nas ações a serem feitas.

A atividade das redes sociais é comum entre as empresas, portanto, não pense estar sozinho para disputar pelos clientes. 

Assim, quando começar suas atividades, também observe o que os seus concorrentes estão fazendo, para não repetir erros ou fazer os pontos fortes melhor.

Uma portas de aluminio sob medida, por exemplo, pode seguir outras companhias do mesmo nicho e entender o que elas estão fazendo para perder ou ganhar seguidores, estudar e aplicar o que for possível para se sair melhor na situação.

  1. Compartilhamento e viralização

Nas redes sociais, o engajamento é a chave do sucesso. A interação envolvendo as curtidas, comentários e compartilhamentos é facilitada, aumentando o seu alcance. 

Um dos pontos para ficar atento é o de compartilhamento. Essa função possui um potencial enorme de fazer o seu conteúdo chegar a milhões de pessoas que não conhecem o seu serviço.

Quando o assunto é “meme”, por exemplo, a chance de viralizar, ou seja, se espalhar rapidamente entre diferentes nichos, é bem relevante. 

O mesmo pode acontecer com conteúdos mais informativos e sérios, portanto, é importante sempre apurar as informações e identificar a melhor forma de abordagem para estimular o interesse e compartilhamento.

Um conteúdo sobre certificação compulsória Inmetro, por exemplo, quando bem estudado e estruturado antes de ser publicado, pode evitar reclamações e complicações, bem como estimular mais curiosidade por parte dos clientes.

  1. Geração de tráfego

Quando o seu negócio possui um site externo das redes sociais, é importante sempre lembrar de manter ele fácil para o clique e a visualização dos conteúdos por parte dos usuários das redes.

Esse é o fator “porta de entrada” que as redes sociais possuem, funcionando como excelentes propulsores de tráfego orgânico para o seu site, a partir dos conteúdos que você publica nos canais.

Geralmente, as próprias redes disponibilizam um local para incluir o endereço virtual do usuário. Esse item não pode ser menosprezado. 

Da mesma forma, publicações que pedem para os outros realizarem ações como ir até o seu site devem fazer parte da estratégia de forma adequada.

  1. Diferencial no mercado

Outra importância que a presença nas redes sociais gera para o empreendedor é se tornar um destaque no mercado. 

Por exemplo, entre uma empresa de aluguel de aparelhos de estética que possui um perfil nas principais redes e outra que não tem, o cliente não hesita na escolha pelo primeiro.

Isso porque estar presente nas redes sociais significa, também, que você está mais acessível para um público que passa a confiar em sua marca.

Mais ainda, que está atento para as novidades e pode ser uma referência de fácil contato para solucionar as dúvidas do cliente. Nesse sentido, a ideia se estende para os mesmos serviços vendidos pela sua empresa.

É claro que isso só pode ser fortalecido com uma estratégia eficiente e que chame a atenção dos usuários das redes sociais. Não basta apenas um perfil interessante, se a identidade visual e o conteúdo não são constantes, podem enfraquecer a visão.

Como usar as redes sociais no seu negócio?

Cada rede social possui uma particularidade que a faz única e especial para o seu público, além de guiar o tipo de conteúdo desejado a ser elaborado. Entre as possibilidades disponíveis atualmente, temos:

  • Linkedin, com textos voltados para o público corporativo;
  • Instagram, foco em fotos e vídeos;
  • Twitter, pequenos textos, mensagem direta e rápida;
  • Tiktok, apenas vídeos curtos;
  • Facebook, com imagens, vídeos e textos;
  • Whatsapp, campanhas específicas e de contato.

Cabe ressaltar, ainda, que muitas dessas plataformas possibilitam o uso de ferramentas voltadas para atualizações de status e diálogo particular.

Você não precisa estar presente em todas as redes acima, mas examinar quais delas o seu público mais consome e, a partir disso, criar os perfis para iniciar as publicações. Abaixo, separamos algumas dicas para a atuação nas redes sociais.

Interação com o público

Deixar o seu público sem respostas em uma postagem é um sinal de desatenção grave para o impacto futuro e a construção do relacionamento. 

Lembre-se que os comentários, curtidas e menções são extremamente valiosos para estimular a interação, gerar valor para esse usuários e estimular o contato de novos potenciais clientes. Assim, cada resposta significa bastante para quem está interagindo.

Às vezes um perfil segue todas as boas regras, mas não tem o alcance desejado, justamente pela falta de interação, sentida no público como falta de atenção e olhar para os seguidores e clientes.

Portanto, retribuir as interações é essencial para a atuação de qualidade nas redes sociais. O público se sente visto e tende a continuar a se relacionar. 

Publicação contínua

Ao criar um perfil em uma rede social, é necessário estabelecer um compromisso com o seu público: a constância nas publicações. Não é necessário atualizações diárias, mas manter uma frequência por mais de 2 dias da semana é interessante para atualizar a audiência.

Você pode publicar um carrossel de imagens sobre painéis elétricos em um dia e, no dia seguinte, divulgar um vídeo explicativo sobre trabalhos industriais, por exemplo.

Se você estiver com dificuldades de fazer o seu conteúdo, realize um planejamento, pense nos tópicos que mais importam para o seu negócio e público, e quando estiver com falta de ideias, olhe para eles e tire novos temas dessa lista.

A ausência de atividades é que não pode acontecer, pois é uma quebra de compromisso com o seu público que está seguindo e espera pelas publicações.  

Sem atividade, uma empresa de aluguel de aparelhos de estética sem a publicação dos produtos disponíveis semanalmente para locação terá uma consequente queda no número de clientes e seguidores, por exemplo.

Geração de conteúdo de valor e menos do produto

É claro que a intenção final da atividade constante nas redes sociais é a venda dos produtos. Porém, isso não quer dizer que os conteúdos do seu canal devem ser somente sobre o que você vende.

Muito pelo contrário, o material que mais agrega valor e conquista o público das redes é aquele que não fala diretamente sobre a empresa ou o produto oferecido por ela. 

Ao invés de uma publicação sobre os preços e benefícios da sua fabricação de corrimão de inox, você pode investir em dicas para abordar as melhores aplicações, a história de um produto ou as melhores opções do mercado.

Essa é a melhor forma de mostrar para os seguidores que você de fato entende do que está anunciando e tem tudo para ser referência no mercado dessa área.  

Aos poucos, as informações compartilhadas pelo seu canal vão impactar a memória do seu futuro cliente, fazendo ele lembrar do seu conteúdo no momento que mais precisar do seu serviço.

Também é pelo conteúdo de valor que as publicações são compartilhadas entre os amigos, parentes e colegas de um seguidor.

Um texto sobre instalações elétricas prediais pode não ser interessante para um usuário, mas para um colega dele pode, aí entra a importante função de compartilhamento e confiança do primeiro usuário na marca.

Crie já uma rede social para o seu negócio!

Depois de passar pelos principais aspectos das redes sociais, você está pronto para criar um perfil atraente e de muito sucesso para o seu negócio. Comece a estudar os assuntos do seu nicho e invista em publicações periódicas para conquistar novos clientes!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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