O acúmulo de dívidas é algo que pode tirar o sono de qualquer pessoa, não é mesmo? Mas, para escapar delas é muito importante que você cuide da sua saúde financeira e aprenda como não se endividar.
Portanto, é preciso que você entenda como organizar e planejar o seu orçamento, bem como controlar seus gastos.
Embora possa parecer complicado, saiba que tomando algumas atitudes simples você pode conseguir manter a sua vida financeira equilibrada.
Então, se você também deseja escapar do endividamento, fique comigo até o final deste artigo e confira algumas dicas importantes de como não se endividar.
Dicas simples de como não se endividar
Confira agora as nossas dicas simples de como não se endividar e saia imediatamente do vermelho e nunca mais volte para lá. São elas:
1. Tenha planejamento financeiro
A primeira dica de como não se endividar, ou seja, ter uma vida financeira estável e longe das dívidas é ter um planejamento financeiro bem estruturado.
Pois, o planejamento estruturado de suas finanças, te ajuda a ter noção exata em relação aos seus gastos.
Desse modo, será possível que você consiga saber em qual realidade as suas finanças estão inseridas.
Enfim, sem planejamento, é bem provável que as dívidas se acumulem, pois, você só gasta o seu dinheiro, sem saber exatamente quanto, como e com o que.
O Planejamento é a garantia de que suas contas estarão em ordem, que você consiga pagar tudo que deve e ainda realizar seus sonhos e objetivos, poupar dinheiro para o futuro e ter uma reserva financeira para emergência.
2. Controle todos os seus gastos
Outra dica muito importante quando o assunto é como não se endividar é controlar todos os seus gastos, ou seja, faça o detalhamento cuidadoso de todo seu orçamento.
Embora pareça algo muito difícil de conseguir à primeira vista, saiba que o controle de seus gastos pode ser obtido de maneira bem simples e prática.
3. Opte pelas compras em dinheiro a vista
A nossa terceira dica de como não se endividar, é uma das maneiras mais inteligentes de você conseguir escapar definitivamente das dívidas: sempre que possível faça suas compras à vista, pagando preferencialmente no dinheiro.
Pois, o principal responsável pelo endividamento da maioria das pessoas que estão inadimplentes é o parcelamento de compras. Principalmente com cartões de crédito ou crediário de compra.
E mesmo que você tenha um cartão black, aquele que oferece inúmeras vantagens, saiba que ao comprar no dinheiro vivo, você consegue sentir o impacto financeiro da compra no seu orçamento, no momento exato em que está comprando, diferente do cartão.
Enfim, as dívidas parceladas, possuem juros altíssimos, dificultando ainda mais o pagamento. Fuja delas.
4. Evite gastos desnecessários
Se você quer mesmo saber como não se endividar e escapar definitivamente das dívidas, fuja dos gastos desnecessários. Assim, você vai manter uma vida financeira muito saudável.
Simples assim: Se você não precisa de fato comprar determinada coisa, então não compre.
Pois, os pequenos gastos desnecessários, é uma das coisas que mais atrapalha a vida financeira da grande maioria das pessoas, levando ao surgimento de dívidas.
5. Invista em educação financeira para entender como não se endividar
Finalizando as nossas dicas de como não se endividar, investir em educação financeira para aprender a controlar os gastos é muito importante para qualquer pessoa.
Todos devem estar cientes das estratégias que são tomadas para a organização do planejamento financeiro familiar, inclusive as crianças.
Incluir as crianças no planejamento financeiro de sua casa é oferecer para elas uma ótima educação financeira é uma maneira de criar adultos com responsabilidades em suas finanças.
Enfim, mais do que saber o que está sendo feito para estruturar o orçamento da família, todos os membros da família devem participar deste planejamento financeiro.
No responses yet