Ilustração de homem pensativo sentado em máquina de escrever

Já se foram os velhos tempos em que os anúncios centrados em produtos eram o bastante para levar o cliente a consumir. Para criar laços com mais valor e divulgar adequadamente produtos e serviços de formas mais criativas várias técnicas são empregadas. Hoje, o storytelling é a nova maneira de desenvolver campanhas de marketing bem-sucedidas.

As pessoas são inundadas com anúncios todos os dias. Isso condicionou o cérebro a peneirar informações e a ignorar rapidamente publicidades. Então, uma história criativa é necessária para capturar a atenção do usuário.

Não à toa, os consumidores tendem a evitar vendas diretas agressivas, e se engajam mais com campanhas que destacam valores e boas experiências (propagandas televisivas são bons exemplos disso).

Saiba que é possível fazer storytelling no meio digital também. Descubra como e porque no material abaixo.

O que é digital storytelling?

Tradicionalmente, o storytelling lança mão de materiais narrativos diversos para transmitir mensagens. Filmes, obras de arte ou livros, tudo isso pode ser usado para contar uma história e reforçar uma mensagem.

O storytelling digital oferece a mesma possibilidade, só que por meio de estratégias de comunicação que ocorrem a partir da internet, como:

  • Vídeo;
  • Áudio;
  • Texto;
  • Imagem.

Além do conteúdo interativo, eles também podem incluir conteúdo de mídia social, como tweets ou stories do Instagram, bem como materiais diversos para criar identificação e engajamento.

As melhores histórias são projetadas para serem emocionalmente envolventes, a fim de se conectar melhor com o público-alvo da campanha de marketing.

Eles também podem cobrir uma ampla gama de tópicos e informações para evidenciar as crenças da marca, por exemplo. 

Também pode assumir muitas formas, desde histórias de outros clientes, ou mesmo fictícias que evidenciem as propostas do negócio, até experiências interativas projetadas para explicar conceitos sociais complexos.

Como fazer digital storytelling?

A maioria dos usuários da internet possui uma atenção inconstante, devido a velocidade das informações nesses canais. Por isso, quanto mais rápido uma campanha os atrair, melhor!

As dicas abaixo servem para você elaborar estratégias e abordagens infalíveis nesse aspecto, confira.

Seja autêntico

Sua campanha de storytelling digital é a chance de sua empresa se destacar da multidão. É essa a melhor maneira de se sedimentar na vanguarda do marketing digital.

Sendo assim, storytelling digital é melhor quando é feito de forma autêntica e genuína.

Use a história não apenas para transmitir as mensagens principais de sua marca, mas também para adicionar profundidade e nuances emocionais a elas, destacando sua personalidade e valores.

Você pode fazê-lo com humor ou seriedade, conforme o intuito e identidade do seu negócio e público. O mais importante é que certifique-se de que soe genuíno.

Conheça a história da sua marca e o público-alvo

O marketing tradicional é “engessado”: ele descreve o que a empresa vende, fornece informações sobre o produto ou serviço e explica como os consumidores podem obtê-lo.

Um storytelling corporativo é uma história que cria conexão emocional com o consumidor, criando uma identidade e evocando sentimentos. Ao mesmo tempo, fornece informações a esse público.

Em vez de sobrecarregar o potencial cliente com detalhes, foque em gerar reações nele. Pode ser choro, riso, curiosidade… Pense quais reações são necessárias para uma ação a cada fase na evolução do relacionamento e jornada de compra.

Use os dados a seu favor

Como em qualquer campanha de marketing, uma estratégia de storytelling sempre evolui a partir da leitura de dados. 

Com “dados”, nos referimos a coleta de informações que contribui com o desenvolvimento das campanhas, como quem é a persona da marca; qual linguagem melhor se adequa a essa persona; os interesses, preferências e ambições que os guiam, etc.

Tudo isso tem de ser integrado a quaisquer ideias que a empresa tiver. Afinal, trata-se de um esforço de comunicação. 

Priorize a otimização de dispositivos móveis

Não fique focado em apenas contar sua história e defender uma única ideia, isso não deve ser feito a ponto de perder de vista os detalhes que ajudarão seu conteúdo a ter sucesso no ambiente digital. 

Além disso, considere os canais em que esses materiais serão divulgados.

Por exemplo, embora muitas pessoas ainda acessem a web em desktops ou notebooks, os dispositivos móveis (celulares e tablets) são cada vez mais populares. 

Por isso, certifique-se de que o storytelling seja fácil de visualizar e interagir em vários dispositivos, incluindo smartphones e tablets. 

O conteúdo que não é exibido corretamente (ou não é exibido) no dispositivo utilizado pelos potenciais clientes pode deixá-los com uma má impressão da marca por trás dele.

Por que investir em digital storytelling?

Por fim, queremos te explicar porque o storytelling feito para a web é tão importante. Em primeiro lugar, ele diferencia uma marca da outra.

Pense: qual campanha chama mais atenção? aquela que conta uma história tocante, que dá vontade de mostrar para outras pessoas, ou aquela que só fala em descontos e ofertas? Pois bem, mais do que falar em produtos, é preciso entreter- de certa forma – o interlocutor.

Em segundo lugar, campanhas desse tipo se transformam em ferramentas para conectar pessoas.

Seja compartilhando um link no Facebook ou falando sobre o conteúdo na mesa de jantar, esse senso de comunidade é sempre bem-vindo.

Como resultado, a marca fica mais humana e mais próxima do público. E isso é imprescindível para obter sucesso real, dentro ou fora da internet.Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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