A presença online é fundamental para uma empresa que precisa se destacar perante a concorrência e o mercado consumidor, e o Facebook Marketplace permite apresentar a marca, além de aumentar o tráfego e as conversões diretamente na rede social.

O site da sua empresa desempenha um papel fundamental quanto ao fortalecimento da presença online, desde que bem projetado e útil aos leads e aos consumidores fidelizados. 

Conquistar a confiança dos visitantes tem uma influência significativa em quantas conversões sua empresa recebe e o Marketplace pode facilitar a jornada de compra, fazendo com que o usuário não precise sair da plataforma para concluir a compra, apenas se o desejar. 

Isso também significa que pessoas realmente interessadas acessarão o site ou e-commerce. Assim, apenas um site, como uma gama de possibilidades disponíveis, não é o suficiente. 

Cada vez mais, como evidenciado acima, as redes sociais se mostram excelentes canais de comunicação e conversão.

Por isso, devem ser muito bem aproveitados para se comunicar com o público e realizar vendas, além de chamar a atenção e promover a confiança sobre a marca, seja para oferecer revestimento acústico para parede ou vender produtos voltados para a área da saúde.

Criar e manter um perfil ativo é essencial, e o Facebook Marketplace permite ir além das interações frequentes com os seguidores. 

O poder da maior rede social do mundo

O Facebook é a maior rede social do mundo, com 2,9 bilhões de usuários registrados, sendo uma plataforma que oferece uma variedade de ferramentas de publicidade. Por conta disso, atualmente é uma das maneiras mais convenientes de se criar uma presença online sólida. 

São mais de 800 milhões de pessoas visitando a plataforma todos os meses para vender e comprar produtos e serviços. 

Se você possui uma empresa de ultrafreezer que atende os mais diversos interesses do mercado consumidor, o Facebook Marketplace pode ser uma opção viável para estender sua marca em nível local. 

A possibilidade de uso do Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é um recurso de troca aberta online, onde usuários podem comprar e vender itens, sejam novos ou usados, para as pessoas que se relacionam de forma virtual ou mesmo usuários que não conhecem.

Lançado no ano de 2016, o Facebook Marketplace tem se destacado no mercado, mesmo com a concorrência, e o funcionamento segue os princípios básicos de uma loja virtual de diversidades, e se assemelha bastante a uma venda de garagem online. 

Como cada plataforma tem um nicho próprio, o Facebook Marketplace tem como vantagem a facilidade de uso, navegação e compra por parte dos usuários de diversos perfis.

Sendo uma ferramenta voltada para os negócios, ela está embutida no aplicativo do Facebook, podendo ser acessada também em um computador desktop por meio do endereço facebook.com, sem a necessidade de baixar ou instalar o Marketplace.

Com isso, os usuários que procuram por um serviço de cuidador de idosos Manaus ou uma bicicleta para se exercitarem podem encontrar exatamente o que buscam utilizando o filtro nos resultados da pesquisa por:

  • Anúncio;
  • Categoria;
  • Localização;
  • Preço.

Além dessa facilidade, vendedor e comprador podem entrar em contato por meio do aplicativo Messenger para tirar dúvidas ou concluir a transação comercial. 

Como qualquer usuário pode listar produtos à venda no Facebook Marketplace, a sua empresa também pode obter acesso a um público mais amplo que pode estar interessado no que sua marca tem a oferecer. 

Um grande benefício associado ao Facebook Marketplace é exatamente o fato da ferramenta possuir essa segmentação de público de interesse integrada, além da categorização de produtos de fácil utilização.

Ambos aspectos são muito úteis para divulgar os seus produtos ou serviços de forma mais direcionada.

Dessa forma, o Facebook Marketplace foi criado e desenvolvido sob medida para ajudá-lo a aumentar as vendas, seja de forma pessoal, ou para o seu negócio de Rodapé piso vinílico terceirizado. 

Facebook Marketplace tem diferencial que destaca

A diferença do Facebook Marketplace para outras plataformas de vendas é como a ferramenta integra todas as comunidades, com o potencial de exibir “Amigos” compartilhados por vendedores e compradores.

A capacidade de enxergar os amigos compartilhados, de modo visual, proporciona um nível de conforto dentro de uma transação que não se tornará um problema de fraude, afinal, as pessoas envolvidas estão dentro de uma “Comunidade”.

Com todo o potencial de negócio, a maioria das vendas do Facebook Marketplace pode ser canalizada por meio de um perfil individual, no caso, a sua marca de serviço de cuidadora de idosos e do comprador, por exemplo.

Ao seguir por esse caminho, as pessoas podem ver exatamente com quem estão fazendo negócios, o que poupa a etapa de validar sua empresa online ou localmente.

Como funciona o Facebook Marketplace?

Qualquer pessoa pode vender um produto ou serviço no Facebook Marketplace, desde que a plataforma aprove a listagem e o anúncio que eles carregam, o que precisa atender às “Políticas Comerciais do Facebook”. 

Dentre as vantagens do Facebook Marketplace, uma das principais é que você não precisa criar uma conta nova ou separada para usar a ferramenta. 

Todo o processo pode ser feito a partir da sua conta pessoal ou comercial do próprio Facebook.

A partir do momento que você começa a vender seu serviço de enfermagem home care no Facebook Marketplace, cria uma listagem pública, o que inclui o anúncio real e o conteúdo que está sendo colocado à disposição dos clientes.

Como ganhar dinheiro no Facebook Marketplace?

Pode ser bastante simples ganhar dinheiro com o Facebook Marketplace, isso por causa da facilidade com que a plataforma oferece aos vendedores, ou empresas, de listarem os itens para gerar as vendas. 

Soma-se a isso a segmentação de público e local, e como os compradores e vendedores podem visualizar, de maneira rápida, os anúncios dos itens disponíveis e se comunicar a partir da própria plataforma.

Por permitir uma grande variedade de produtos e serviços que podem ser vendidos, vale conhecer algumas dicas para ganhar dinheiro com o Facebook Marketplace.

  1. Tenha fotos bem definidas dos produtos

A sua listagem deve ser a mais detalhada possível, incluindo informações como o número do modelo do aparelho de endoscopia, as condições dos itens e extras que podem acompanhar a venda. 

Além disso, é importante ter uma foto bem definida do que está sendo oferecido ao mercado consumidor, para que o comprador não se sinta enganado após a aquisição e consiga visualizar como seria utilizar o produto anunciado.

  1. Venda os itens pelo preço certo

A precificação é algo que, como empreendedor, pode ser mais fácil calcular. Mas não se deve esquecer de incluir frete e taxas extras, por motivos de logística e impostos, quando necessário.

  1. Não abra mão da negociação

Dentro das possibilidades, pode haver clientes que queiram negociar com sua empresa. 

Tenha isso em mente, mas lembre-se que você não é obrigado a aceitar ofertas que possam causar algum tipo de prejuízo para sua empresa.

Por que usar o Facebook Marketplace?

Além de ser uma ferramenta gratuita e disponível para qualquer usuário, o Facebook Marketplace ajuda a aumentar a conscientização e a descoberta da sua marca, sendo uma das maneiras mais rápidas de aumentar suas vendas. 

No entanto, há outras razões que valem a pena explorar ao máximo o Facebook Marketplace. 

  1. Categorias de mercado do Facebook

As categorias principais podem ser definidas logo que sua empresa agrega o Facebook Marketplace aos negócios. 

Entretanto, há subcategorias mais específicas, de nível superior, que podem ser colocadas em sua listagem, como:

  • Antiguidades e colecionáveis;
  • Artes e Ofícios;
  • Artigos esportivos;
  • Bolsas e bagagens;
  • Brinquedos e jogos;
  • Casa e cozinha;
  • Diversos; 
  • Eletrônicos;
  • Ferramentas e reformas domésticas;
  • Instrumentos musicais;
  • Jóias;
  • Livros, filmes e música;
  • Material de escritório;
  • Mobiliário;
  • Pátio e jardim;
  • Peças e acessórios automotivos;
  • Produtos de bebê;
  • Roupas, sapatos e acessórios;
  • Saúde & Beleza;
  • Suprimentos para animais de estimação;
  • Telefones celulares e acessórios;
  • Videogames e consoles.

Ao colocar os itens nas categorias que o Facebook Marketplace oferece, você pode atrair ainda mais seu público-alvo de forma correta.

Da mesma maneira, quanto mais pessoas seguem sua página de negócios, mais chances você tem de que seus itens apareçam nos feeds de notícias. 

  1. Geração de confiança entre marca e público

Fazer negócios online está intimamente relacionado com confiança e, se você deseja preencher a lacuna que é a distância entre compradores e vendedores do Facebook Marketplace, sua marca precisa inspirar essa confiança nos clientes em potencial. 

O Facebook Marketplace tem características únicas que ajudam você a construir essa confiança.

As transações de vendas começam pelo aplicativo Messenger, o que permite que você esteja conectado com clientes em potencial por meio de uma conversa individual, fornecendo toda a experiência de forma personalizada com sua marca. 

Outro ponto importante é que uma loja no Facebook Marketplace oferece a oportunidade de conquistar a confiança dos leads que procuram por cirurgia de catarata preço junto a sua empresa ou clínica especializada. 

Por meio desta página você consegue aumentar a credibilidade da marca, fornecendo informações relevantes sobre sua empresa e, sempre que necessário, responder às dúvidas dos compradores. 

Após a construção do público no Facebook Marketplace, você pode começar a usar a plataforma como uma maneira de testar e lançar novos produtos, e esperar a reação do público-alvo. 

Conclusão

Por fim, é possível afirmar que o Facebook Marketplace é fácil e rápido, informativo e econômico, com segmentação de público, o que beneficia qualquer empresa que busca aumentar o reconhecimento e a visibilidade dos produtos disponíveis. 

Assim, o Facebook Marketplace pode levar sua empresa a realizar novos negócios, por meio de um senso personalizado de atendimento ao cliente, o que ajuda a realizar as vendas ainda mais eficientes e lucrativas. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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