comunicação estratégica

A comunicação estratégica da empresa é um dos pontos que pode torná-la ainda mais forte dentro do mercado onde atua, bem como em relação à concorrência, quando é feita de forma a trazer benefícios para a companhia.

Essa estratégia que está a cada dia mais conquistando o mercado envolve áreas que estão ligadas à comunicação, como o marketing, relações públicas e até mesmo publicidade e propaganda.

Embora seja uma área que não foi criada recentemente, a comunicação estratégica foi percebida pela gestão e administração das organizações como uma forma de ter uma ligação maior com o consumidor por meio das técnicas que foram sendo criadas.

Como uma oficina mecânica completa para carros, ao adotar a comunicação estratégica para saber como manter os clientes e trazer novos através de anúncios ou outros meios de publicidade, sem deixar de lado as formas de atender os consumidores.

A comunicação estratégica também pode estar relacionada com a conversa entre departamentos, sendo necessário que haja uma ligação para que todos tenham um conhecimento sobre o que está acontecendo dentro da empresa.

Essa comunicação pode ser dividida entre vertical, horizontal e também no formato diagonal.

O modo vertical está voltado para os cargos mais altos de uma empresa, como a gerência, direção, presidência e os sócios, e onde se definem os principais objetivos, bem como as metas para serem alcançadas e, posteriormente, são passados aos demais funcionários.

A comunicação estratégica no modo horizontal é aquela que é feita dentro dos mesmos níveis hierárquicos, como os que são responsáveis por embalar estantes de aço conversarem entre si sobre o material que deve ir nas quinas e nos pés, por exemplo.

Já a diagonal é quando tem o envolvimento de todos níveis hierárquicos da empresa, algo que é mais utilizado em reuniões com os setores, desde o topo até a base da pirâmide do negócio.

Quais os benefícios de investir na comunicação estratégica?

Quando se tem um empreendimento, mesmo um prestador de serviços de polimento para tirar riscos, é importante que entre os setores haja uma comunicação, e esse investimento traz vantagens como:

  • Melhora na produtividade;
  • Transparência;
  • Agilidade em passar informações necessárias;
  • Evita conflitos;
  • Integração mais prática de novos colaboradores.

A produtividade de uma empresa pode também estar diretamente ligada a sua comunicação, por isso, é uma vantagem que haja uma estratégia para engajar a equipe e manter o negócio funcionando com uma relação mais sólida.

Porque isso se torna uma ação levada para o consumidor, mostrando que há um trabalho coletivo para que o produto ou o serviço, como de audiologia clínica, sejam feitos com a maior qualidade para o público-alvo.

A transparência também é um fator importante para direcionar o trabalho com confiança, como as novas parcerias ou os motivos para desligamento dos funcionários, portanto, é importante que haja essa transparência ao evitar uma desmotivação dos funcionários.

As informações são passadas com uma maior agilidade quando se tem esse compartilhamento comunicacional, e acaba gerando uma maior eficácia dentro da empresa, ao ponto de se estabelecer com uma maior segurança no mercado.

Quando uma mensagem acaba sendo barrada de alguma forma, ou contendo ruídos que podem comprometer sua efetividade, a comunicação estratégica deve servir como um meio para que isso não ocorra, e se ocorrer, não gerar grandes problemas.

Evitando assim conflitos que podem trazer prejuízos, como a falta de comunicação do setor de manutenção de Chapa de Hambúrguer a Gás com o estoque de peças que a companhia tem.

Com isso, não ocorre uma perda de tempo para a resolução do conflito, e, por sua vez, não prejudica os lucros da empresa.

Uma boa comunicação estratégica ainda pode contribuir quando houver uma colaboração com novos sócios ou qualquer associação que se crie para o negócio, fazendo com que acabe gerando uma relação mais sólida e confiante.

Existem desvantagens na comunicação estratégica?

Assim como toda ação, algumas desvantagens surgem em torno da comunicação estratégica, sendo a primeira delas o custo que pode ter para empresas de pequeno e médio porte.

Por ser algo que acaba demandando um certo investimento financeiro, algumas vezes o valor pode ser mais alto do que a empresa suporta para aplicar inicialmente, especialmente as que estão começando a atuar em algum ramo.

Alguns processos muito complexos também podem se tornar uma desvantagem, porque podem haver desconexões em etapas e, com isso, acaba atrasando o andamento para que possa consertá-la.

É importante que antes de implementar a comunicação, haja um estudo e uma avaliação para saber qual a mais adequada, bem como as que podem contribuir para o crescimento do empreendimento.

Implantar um formato que não combine com a empresa pode fazer com que a estratégia se torne mais um problema do que uma solução, portanto, é fundamental que se estude todos os fatores internos e externos da empresa.

Não implantar de uma forma correta também pode contribuir para que não funcione, mesmo quando há um investimento financeiro. Ao adaptar os departamentos da empresa para essa comunicação, fazer testes para aperfeiçoar é uma boa maneira.

Contando o fato de que, estes testes são possíveis visualizar as falhas e se o que está sendo planejado irá funcionar a longo prazo.   

Como implementar a comunicação estratégica?

Uma empresa de lavagem de bancos de carros pode buscar diversos meios para iniciar a criação de uma comunicação estratégica para seus negócios, como uma forma de fortalecê-los.

Mas antes de construir uma comunicação, é sempre importante que se tenha um conhecimento da empresa, desde as suas metas e objetivos, até os empecilhos que já surgiram ou que podem vir a surgir.

Quaisquer diferenças que possam haver na comunicação devem ser identificadas de imediato, mesmo internas ou externas, para que se possa fazer a criação de estratégias que impeçam qualquer obstáculo.

Como os produtos que são utilizados na impermeabilização de sofá não inflamável para que não falte no estoque, e que possa ser utilizado por um longo tempo de forma benéfica, entre outros exemplos.

Plataformas de comunicação empresarial podem contribuir com essa implantação da comunicação estratégica, principalmente se contarem com um multicanal ou uma automatização de processos para ajudar a agilizar algumas etapas.

A tecnologia é uma parte importante da empresa da qual não se deve ser negligenciada, portanto, transformá-la em uma aliada para situações como esta também contribui com o crescimento do empreendimento.  

É possível contratar uma agência especializada para isso?

Caso haja a possibilidade de fazer um investimento maior para aperfeiçoar as áreas da empresa, contratar uma agência especialista se torna uma forma de fazer com que haja essa modificação de uma maneira mais segura.

Isto porque a agência poderá realizar uma análise profunda da empresa, observando o quanto a equipe está motivada e o que ocorre para não estar, fazendo um planejamento do qual podem incluir a todos e começar a testar aos poucos.

Algo que é benéfico pelo fato de que, quando se cria uma comunicação estratégica por conta própria, pequenos detalhes podem passar despercebidos e acabam gerando problemas futuros.

O benefício também gira em torno da economia de tempo, que é capaz de deixar a empresa com o foco em suas tarefas, enquanto a agência pode criar estratégias que ajudem na comunicação, sendo uma forma de fortalecimento da equipe.

Por conta da correria do cotidiano comercial, uma empresa pode não focar em si mesma enquanto realiza os seus objetivos, por isso, a agência se mostra como uma forma de não perder o foco no mercado e continuar planejando melhorias.

As estratégias podem contribuir com a comunicação externa. Isso porque as áreas responsáveis saberão falar melhor e com uma linguagem mais assertiva, seja dentro do mercado ou com os consumidores.

Essa organização pode transparecer para quem está do lado de fora da instituição, solidificando ainda mais sua posição dentro do mercado. 

Considerações finais

A comunicação estratégica pode não somente contribuir com a relação entre empresa e consumidor, como também dentro da própria instituição, servindo como uma forma do estabelecimento conversar entre si para que possam avançar em conjunto.

Como uma empresa de conserto camara frigorifica, que pode estabelecer esse formato de comunicação para interligar os setores de divulgação dos serviços, compra de peças e realizações do serviço.

Implantar uma comunicação estratégica para a companhia pode trazer alguns benefícios, sendo o principal deles o crescimento do negócio e a estabilidade, que alcança no mercado junto ao renome, fazendo com que haja o desejo de fazer parte dele.

Podendo ser auxiliado com a ajuda da tecnologia, este modelo de serviço se torna importante para que a empresa passe por barreiras e ganhe de maneira mais fácil os colaboradores, podendo aumentar sua cartela de clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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