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Elaborar uma boa estratégia de marketing digital é indispensável para qualquer negócio que queira impactar as pessoas certas, se comunicar com elas, gerar engajamento e influenciar positivamente a decisão de compra.

Investir em marketing sempre foi uma necessidade, afinal, é por meio dele que a companhia divulga seus produtos e serviços, atrai clientes e aumenta os resultados em vendas.

Antigamente, as coisas eram feitas por meio de canais como a televisão, o rádio, distribuição de panfletos, outdoor, entre outros. Esses canais continuam presentes e são importantes para a divulgação da marca, mas muita coisa mudou.

A viabilização do acesso à internet transformou os canais digitais nos principais veículos de comunicação e as empresas logo perceberam a necessidade de começar a trabalhar suas estratégias de divulgação nessas plataformas.

As pessoas também estão cada vez mais conectadas e as crescentes compras online reforçam ainda mais os motivos para elaborar boas estratégias de marketing digital. Os produtos precisam chegar ao conhecimento da audiência por meio dos canais online.

Mas primeiro é necessário saber segmentar o público-alvo, escolher as plataformas certas para o negócio, além de medir e ajustar as estratégias de marketing ao longo do tempo. O artigo vai explicar tudo isso e ajudar os negócios a construírem uma boa estratégia.

Como segmentar e definir o público-alvo?

Dá-se o nome de público-alvo a um segmento de mercado que a empresa quer impactar. É um grupo de pessoas que possui semelhanças em seu perfil demográfico, comportamental e psicográfico.

Para definir e segmentar esse grupo, é necessário que a organização trabalhe com algumas práticas específicas, como:

  1. Usar dados reais;
  2. Observar o mercado;
  3. Ser específico;
  4. Fazer especificações.

Um fornecedor de pirulito de chocolate para aniversário precisa basear a definição de seu público-alvo com base em dados reais que vão embasar as decisões.

Também é necessário olhar para o mercado para saber quais são as necessidades das pessoas, quem são os concorrentes e os segmentos que eles atendem, assim, é possível identificar oportunidades valiosas.

A companhia deve passar por todas as bases de segmentação para criar uma descrição específica, mas ao longo do tempo, precisa fazer atualizações porque o comportamento de consumo muda muito.

A definição do público-alvo também depende de uma pesquisa de mercado para conhecer o cenário atual para que o negócio saiba quais são os comportamentos e hábitos de consumo, as principais tendências sociais e como os concorrentes atuam.

Conhecer o negócio e o produto é necessário para saber qual é a proposta de valor da marca, por que as pessoas comprariam seus produtos, os problemas que eles resolvem e os benefícios que entregam.

O mercado de atuação de uma clínica especializada em cirurgia de patela em cachorro deve ser dividido em segmentos, o que inclui dados geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.

Depois disso, é necessário identificar quais segmentos têm mais potencial para a marca. O gestor precisa descobrir se o segmento é atendido por concorrentes, se consegue gerar lucro, se está em crescimento, entre outras informações.

Com base em todas essas informações, a empresa consegue dar o segundo passo para elaborar uma boa estratégia de marketing: definir as plataformas que vai usar.

Como escolher as plataformas de marketing digital?

Fazer marketing pelas redes sociais é uma estratégia inteligente, mas é errado acreditar que todas as plataformas servem para o negócio. Com base nas características do público, fica mais fácil escolher esses canais.

A marca deve avaliar quem são seus clientes ideais, o tipo de conteúdo que essas pessoas gostam de consumir, em quais redes sociais são mais ativas, entre outras questões que vão ajudar a escolher.

Mas a organização também precisa considerar o tipo de conteúdo que vai criar, isso porque cada rede social é projetada para um tipo específico de material.

Por exemplo, no Instagram, um escritório de arquitetura vai compartilhar fotos e vídeos de um projeto com rodapé mdf sobrepor. No Twitter, essa mesma empresa vai compartilhar mensagens curtas e rápidas.

O LinkedIn é perfeito para quem quer prospectar clientes B2B, enquanto o Facebook é usado para variar o tipo de conteúdo, e geralmente pode ser trabalhado por negócios de todos os tipos.

Para não errar na escolha, vale a pena analisar os concorrentes para descobrir em quais plataformas eles estão presentes. Alguns podem concentrar mais seus ativos em determinado canal e procuram compartilhar conteúdos em um formato específico.

As redes sociais exigem alguns investimentos para que as estratégias de marketing tragam bons resultados. Por isso invista, a marca não pode deixar de considerar o orçamento e o tempo disponível.

Supondo que uma organização queira criar conteúdos para o YouTube, então vai precisar de mais tempo e dinheiro para criar esses vídeos.

Agora, compartilhar um conteúdo publicado no blog é rápido e totalmente gratuito, a menos que a marca queira impulsioná-lo.

Por fim, é muito importante experimentar diferentes plataformas para encontrar aquela que realmente serve para o negócio alcançar seus resultados.

Se uma autoescola especializada em alterar cnh para pcd perceber que determinado canal não está trazendo os resultados esperados, pode simplesmente testar outra possibilidade até que alcance aquilo que pretende.

Como medir e ajustar uma estratégia?

As estratégias de marketing precisam ser medidas, independentemente do tipo ou do canal usado, e isso se faz por meio de métricas.

Elas são representadas por indicadores que vão ajudar a mensurar o sucesso da campanha, com base em dados concretos que ajudam o negócio a alcançar seus objetivos.

Uma das métricas mais importantes é o número de visitantes, depois mostra quantas pessoas chegaram ao site da marca, independentemente da quantidade de acessos.

Para um hospital veterinário abc, a métrica é muito importante porque reflete diretamente a audiência que o site possui. Quanto mais visitas, mais chances de converter leads.

Inclusive, também existe uma métrica para medir a taxa de conversão. É uma das principais informações que precisam ser analisadas porque mostra com quantas pessoas o negócio conseguiu iniciar um relacionamento.

Quando muitas pessoas começam a fornecer contato para a companhia, ela tem chances de fazer vendas em maior quantidade. A taxa de conversão pode ser medida para analisar os leads gerados ou as vendas geradas.

Analisar o volume de vendas proveniente de determinada ação de marketing é uma forma de comprovar o valor das estratégias.

É assim que a companhia vai saber se a abordagem dos vendedores é adequada, se oferece os produtos para as pessoas certas e como consegue quebrar objeções.

Uma empresa de sistema cftv wifi investe em e-mail marketing porque sabe que esse tipo de comunicação é muito mais próxima do potencial cliente e de seus clientes de fato.

É justamente por isso que também é possível medir a taxa de abertura de e-mail para saber quantas pessoas estão abrindo a mensagem e identificar maneiras de melhorar o conteúdo.

Várias outras métricas podem ser analisadas, agora, se durante esse processo o gestor de marketing perceber que tem alguma coisa que não está trazendo os resultados esperados, então é o momento de fazer alguns ajustes.

A primeira coisa é fazer o monitoramento dos clientes, mesmo porque, a relação entre as pessoas e as marcas não termina quando elas compram. Na verdade, depois da compra é necessário começar um segundo processo.

Uma empresa de manutenção de jardim vai monitorar o cliente para ter certeza de que ele está satisfeito com o negócio, e caso não esteja, pode pensar em algumas estratégias que vão reverter a situação, assim, é possível fidelizá-lo.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação do negócio, é fundamental estar sempre atualizado. O marketing é uma área que muda muito porque precisa acompanhar as transformações no mercado e no comportamento do consumidor.

Ações e estratégias que eram usadas antigamente e que davam muito certo, hoje em dia podem não fazer sentido. O gestor de marketing vai revisar o planejamento para ter certeza de que ele é compatível com o período atual.

Por fim, independentemente dos resultados mostrados pela análise das métricas, uma agência de acompanhante de idoso deve investir em estratégias que ajudem a reter os clientes.

Isso é ainda mais importante se o comprador não estiver satisfeito com o produto ou serviço. Ao mesmo tempo, é necessário ter consciência de que não é possível agradar todo mundo, mas isso não descarta a necessidade de fidelizar clientes.

A retenção ajuda a entender como foi a experiência de compra, reforça os pontos positivos do negócio e ainda fornece condições especiais para os consumidores.

Considerações finais

Ter um bom planejamento de marketing é fundamental para que a empresa consiga alcançar seus objetivos, divulgar seus produtos e serviços e entregar aos clientes exatamente aquilo que eles procuram.

O planejamento assegura estratégias compatíveis com os objetivos da organização e as características de seu público-alvo, mas é com a análise das métricas que a companhia vai se certificar de que está no caminho certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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