táticas

Quando se olha de forma superficial para a atual conjuntura de marketing digital, é comum que se tenham mais olhos voltados às táticas relacionadas às redes sociais. 

Quando se olha o cenário mais de perto, entretanto, é possível encontrar sucessos em ferramentas como o e-mail marketing. 

Ainda fora das redes sociais, essa estratégia de marketing digital cresceu em relevância nos últimos anos, ganhou novos processos e dinâmicas e apresenta resultados claros. O principal objetivo dessa ferramenta é criar um relacionamento e ajudar na fidelização. 

No atual momento do marketing digital, os esforços são voltados a uma estratégia de venda muito mais robusta e complexa. 

Em vez de apostar na venda direta, as empresas se relacionam com o seu consumidor, amadurecem a decisão e, por fim, concretizam a compra. 

Esse modelo se mostra mais eficiente em valorizar o investimento feito para que cada consumidor entre em contato com a marca. Ao estreitar laços antes de apresentar seu produto ou serviço, a empresa ganha a curto e a longo prazo. 

Uma loja de peças de embreagem de caminhão que aposta em estratégias que seguem os conceitos do e-mail marketing ganha a curto prazo, pois atrai mais consumidores, demonstra credibilidade e, por fim, tem mais vendas totais e relativas ao alcance dos emails. 

A longo prazo, essa estratégia se demonstra válida por fazer com que as empresas se tornem referências dentro dos seus respectivos nichos de mercado e cresçam a partir da produção de um bom volume de conteúdo informacional, educativo e publicitário. 

Para entender de forma mais abrangente o que é o e-mail marketing, é preciso reconhecer o que é um lead, ou seja, um possível cliente já conectado à empresa e, também, mecanismos que fazem que esse possível cliente finalize a sua compra. 

Todo esse trabalho passa por aplicar um conjunto de técnicas e táticas de produção de conteúdo e distribuição do mesmo. Essas técnicas não podem ser seguidas como receitas de bolo, mas dão ao gestor de marketing o repertório e o conhecimento necessário.

O que é o e-mail marketing?

O atual cenário do marketing digital mudou bastante a forma com que as empresas lidam com seus consumidores em potencial. Se antes uma empresa especializada em porta paletes deslizantes focavam apenas no discurso de venda, hoje isso não funciona. 

Essa nova estratégia busca fazer com que o cliente tenha uma boa experiência relacionada com a empresa, a princípio, seguida de uma construção de relacionamento de médio prazo, para, aí sim, com um maior conhecimento, o consumidor receber uma proposta de venda.

Com essa lógica, a empresa tem mais tempo de amadurecer a decisão do comprador através de diferentes mensagens persuasivas. A mesma lógica pode ser utilizada depois da compra, facilitando o remarketing e valorizando o investimento por cada aquisição. 

O e-mail marketing pode ter diferentes formatos, e a inovação é sempre bem-vinda, para que o público alvo de uma empresa que vende pneus largos para carros tenha acesso a um modelo que melhor se adaptem a eles e que gerem melhores resultados de conversão. 

O marketing digital costuma compor estratégias de marketing mais globais, ou seja, que tendem a atender a diferentes funções dentro de si, em especial para empreendimentos que querem chegar a diferentes canais de contato com o seu consumidor em potencial. 

Através do e-mail marketing, uma empresa consegue fazer com que sua marca de produtos ou de serviços cheguem a mais consumidores, com que se crie um relacionamento com eles e com que ocorra um aumento de vendas a curto e a longo prazo. 

Por que investir em e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das modalidades do marketing digital que mais cresce a cada ano. Esse crescimento tem vários motivos, e ele é uma das formas de atestar esse modelo como uma das maiores oportunidades presentes no mercado atual. 

Mesmo que haja boa parte dos esforços das empresas especializadas em placa de vidro com logo ou de qualquer outro nicho e porte de atuação, ainda existe muito espaço para o aumento das vendas a partir de espaços próprios da empresa como o e-mail marketing.

O maior valor dessa estratégia de marketing baseada no disparo de mensagens por correio eletrônico está na capacidade que essa ferramenta tem de se comunicar com uma base de leitores e consumidores em potencial com eficiência. 

O disparo de mensagens não é nenhuma novidade e apenas a realização dessa ação por uma empresa especializada em limpeza de colchão a vapor. Também não é possível resumir o e-mail marketing apenas a esse movimento mecânico.

Hoje, o e-mail marketing tem, dentro da sua estratégia, um planejamento profundo o suficiente para que as empresas adquiram um conhecimento maior do seu público, assim como um conhecimento maior da diversidade interna desse sistema. 

Os sistemas de disparo já são capazes de, dentro desse envio massivo de mensagens, veicular mensagens personalizadas para que, dentro da jornada de compra, diferentes demandas possam ser atendidas, aumentando a chance de conversão de vendas.

É por meio do e-mail marketing que empresas de blindagem carros teto solar conseguem prever o resultado dos disparos e executar um planejamento de marketing baseado em alta performance. Essa estratégia também deve conter um monitoramento dos resultados.

Como otimizar ações de e-mail marketing 

Depois de entender o que é o e-mail marketing e como esse conjunto de conceitos, ferramentas e estratégias pode gerar benefícios para o crescimento da sua empresa a curto e a longo prazo, é preciso compreender como colocar esse planejamento em prática. 

Por se tratar de uma estratégia bem abrangente, uma empresa de aluguel de mesa de escritório planejado precisa atender a alguns pilares para que o e-mail marketing passe a gerar resultados satisfatórios. São 6 táticas, as quais são:

  1. Seleção aprimorada dos materiais utilizados;
  2. Monitoramento e mensuração da aceitação do conteúdo; 
  3. Segmentação dentro dos leads já conectados; 
  4. Monitoramentos das métricas de sucesso; 
  5. Engajamento dos leads; 
  6. Linha editorial de conteúdo. 

Um dos pontos mais interessantes que são abordados quando se planeja uma estratégia de disparos de e-mail voltados ao marketing é entender a relação da empresa com um consumidor como um processo com início, meio e fim. 

Essa compressão garante que a empresa e o seu gestor de marketing saibam qual a mensagem que cumpre melhor o seu papel em cada uma dessas etapas, desde a aquisição do lead até a sua nutrição e em posterior a sua conversão de venda. 

Com isso em mente, é possível nutrir de informações e de ofertas de valor menores até que se finalize uma venda, e até depois, visando ao remarketing. 

A ideia central desse recurso não é vender a cada e-mail enviado, mas sim transmitir informações relevantes e persuasivas

Todo o processo de elaboração de uma estratégia de e-mail marketing passa por essa compreensão estratégica de sequência. Quando essa estrutura está bem amarrada, os esforços para garantir cada venda são mais valorizados. 

Por fim, o suporte oferecido pelo e-mail marketing é bastante amplo, ou seja, oferece condições para a empresa distribuir conteúdo rico, informar sua base sobre tendências, realizar anúncios de promoções e lançamentos de novos serviços ou produtos. 

Considerações finais

O marketing digital abriu um grande oceano de oportunidades e modelos diferentes de atuação. Cada uma dessas oportunidades atende a um conjunto diferente de estratégias e tendências que correspondem a diferentes objetivos. 

Se a meta de uma empresa especializada em gravação gráfica de flanela para óculos deseja chegar até mais compradores em potencial, demonstrar a sua qualidade de trabalho e dar o primeiro passo em um relacionamento mais direto, o caminho é o e-mail marketing. 

Dentro dessa estratégia, a empresa vai desenvolver uma jornada de compra, isso significa que não se oferece diretamente um produto ou serviço a espera de um sim ou um não.

Mas, na verdade, sim, uma proposta de valor inicial, em geral por meio de informações relevantes sobre o nicho. 

Essa primeira oferta ao seu público é gratuita e tem como requisito, da parte do consumidor, a passagem do seu endereço de e-mail para que, assim, a empresa possa reforçar esse relacionamento com o tempo. 

Ao apresentar valor inicialmente e ao longo dos disparos para a sua base de público, um empreendimento passa a ganhar mais credibilidade no seu mercado a longo prazo.

Em suma, o objetivo do e-mail marketing é a ocupação de um meio de comunicação digital por um negócio, e o uso de uma ferramenta de troca e de distribuição de informações com a sua base de consumidores em potencial mais engajada. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online