marketing digital

Com a consolidação das ferramentas digitais, tornou-se fundamental entender quais são as principais estratégias de marketing digital disponíveis no mercado.

Há uma perspectiva que norteia a comunicação empresarial há anos: o que não é visto, não é lembrado. Diante disso, a concorrência acirrada dos ambientes digitais pode significar um esforço ainda maior para as marcas serem notadas.

Nesse sentido, diversas estratégias podem surgir para que esses objetivos sejam alcançados de forma precisa. Toda essa abundância de possibilidades no ambiente digital torna as coisas um pouco mais fáceis.

No entanto, justamente por conta de sua grande diversidade, as empresas podem acabar se confundindo na hora de aplicar.

Da parte dos consumidores, as facilidades também foram sentidas. Afinal de contas, com poucos cliques é possível encontrar o que se deseja.

Se, porventura, o usuário tiver procurando por um orçamento de projeto elevador monta carga, o que, antes, gastava algumas horas de seu dia, hoje, é resolvido em minutos.

Ou seja, o fato é que a facilidade que o ambiente digital impõe traz a possibilidade de atração dos mais diversos públicos. Portanto, estar presente na hora que uma pesquisa é efetuada é mais do que uma mera aplicação, essa presença é imperativa.

A partir de todas essas perspectivas é que a tendência do inbound marketing passou a se tornar cada vez mais uma realidade.

Esse conjunto de ferramentas tem o objetivo de criar elementos atrativos para que o usuário comum passe a ser um lead para a marca.

A partir de uma produção de conteúdo, por exemplo, uma empresa que vende sistema de som ambiente sem fio consegue atrair o cliente para o seu site sem ter ido atrás dele.

Sendo assim, as práticas de marketing digital tem algumas peculiaridades e, portanto, trazem alguns benefícios que podem ser percebidos logo de cara:

  • Atração de usuários;
  • Conversão de leads;
  • Visibilidades;
  • Relacionamento.

Há, portanto, uma infinidade de pontos de vantagens a serem levantados a partir da aplicação de uma boa estratégia de marketing digital. No entanto, é importante frisar os seus principais aspectos a fim de esclarecer alguns pormenores.

A atração de usuários é o primeiro aspecto positivo a ser considerado. Isso se dá, principalmente, a partir da perspectiva inbound.

Além disso, esses usuários comuns começam a se qualificar no ambiente da empresa e, em grande medida, tornam-se leads.

Se um cliente estava buscando em algum mecanismo de busca algo relacionado a letreiro 3D acrílico e uma empresa atraiu o seu clique é, naquele momento, que ele se torna um lead.

Essa categoria é muito valiosa para o mercado digital, uma vez que ela é difícil de conquistar e importante de qualificar.

Contudo, ela só é possível de ser atingida a partir da visibilidade que uma boa estratégia consegue trazer para uma empresa. Afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado e, portanto, precisa criar mecanismos para que isso seja revertido.

Por fim, é possível e, sobretudo, preciso que a manutenção do relacionamento seja feita com aquele cliente.

Se, por exemplo, uma empresa fornece salgados grandes congelados para lanchonetes, ela precisa manter aquela rede de contatos funcionando. Só a partir disso que será possível se manter no mercado de forma salutar e com menos necessidade de investimentos.

Entenda o conceito de marketing digital

Para assumir qualquer estratégia de marketing é preciso ir além de seu uso verbal e entender quais são os seus aspectos mais intrínsecos. Com o marketing digital não é diferente e, por isso mesmo, é preciso entender o que faz essa estratégia ser tão difundida.

Essa perspectiva mercadológica é, na verdade, a junção de uma série de ferramentas do ambiente digital para a manutenção de uma empresa ou marca dentro desse lugar.

Sendo assim, a partir de mecanismos que vão desde blogs até redes sociais, o marketing digital consegue aplicar uma série de normas que vão facilitar o acesso dos clientes a uma empresa.

É fato que, hoje em dia, ninguém perde tempo quando está com alguma dúvida ou quando surge alguma necessidade.

Com os smartphones essa realidade foi ainda mais intensificada e, por isso mesmo, torna-se imprescindível ficar de olho.

Se a busca é por lavagem de sofá e colchão, o marketing digital das empresas que oferecem esse serviço vão disponibilizar as possibilidades.

Contudo, é importante que todos esses mecanismos estejam bem estabelecidos, uma vez que a concorrência é grande. Em outras palavras, entender as dinâmicas do mercado nas redes para que, assim, não se perca esforços é fundamental.

Uma companhia que oferece o serviço de terceirização recepcionista, mas não está online, pode ser engolida pelas que estão.

Se alguma atitude não for tomada por parte de uma marca, é certo que ela será tomada por outra e, assim, angariar parte daquele mercado. Portanto, entender como aplicar algumas dessas ferramentas é essencial para que uma empresa encontre seu público.

Afinal, como aplicá-lo?

Para fazer a aplicação, independente da ferramenta, alguns passos precisam ser dados pela equipe que está planejando implementar o marketing digital.

Conheça o público e defina a persona

Qualquer esforço de comunicação deve partir, primordialmente, do conhecimento do público-alvo. Isso envolve conhecer os seus hábitos culturais e psicológicos, além, também, de seu caráter demográfico.

A partir dessa análise, é viável que se defina quais são as características mais acentuadas daquele público para que, assim, define-se uma persona.

Esse ponto é fundamental e consiste, na verdade, na criação de um comprador ideal para aquele produto. Portanto, essa persona terá nome, idade, história e tudo que a equipe de marketing entender que expressa aquelas características fundamentais.

Defina objetivos

É nesse ponto que uma empresa vai definir quais são os objetivos que ela pretende ao apostar na estratégia de marketing digital.

Suponha-se que uma fábrica de gás veicular G5 esteja procurando aumentar o número de clientes, há aí um objetivo.

A partir dele, será possível entender quais serão os passos dados e as definições de mídias para que a comunicação ocorra de forma direta com o público.

Defina as estratégias

Com base nos objetivos definidos e na análise das características de cada ferramenta de marketing digital, é possível definir a estratégia. Esse é o ponto em que se compreende como aplicar aquele mecanismo para atingir o público.

Se há uma tendência maior ao marketing de conteúdo ou às mídias sociais, a equipe vai ter que definir uma rota neste sentido.

Estratégias do marketing digital

Diante do último item supracitado, entender quais são as principais estratégias que permeiam o marketing digital se faz necessário.

Inbound marketing

Sendo uma das principais estratégias adotadas pelo marketing digital, o inbound marketing tem ganhado cada vez mais adeptos.

Diferente das outras perspectivas, as chamadas outbound marketing, essa estratégia tem o objetivo de criar uma perspectiva de atração para o público-alvo.

É muito comum encontrá-la aliada a outras estratégias, como é o caso do marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

Grande aliada do inbound marketing, essa estratégia tem como o seu principal objetivo a criação de conteúdos que possam atrair o público.

Seja através de blogs ou canais em redes sociais, é fundamental que a equipe responsável por essa estratégia consiga entender as dinâmicas de consumo do público para gerar interações.

Uma loja de materiais de construção pode, por exemplo, criar um blog com algumas dicas, como qual tipo de fresa topo para madeira utilizar em determinadas situações.

Se aquele conteúdo for do interesse de seus clientes, é bem provável que obterá um grande número de cliques.

Redes sociais

Essa é uma das primeiras coisas que vem à cabeça quando se fala em estratégia de marketing digital.

Isso se dá, sobretudo, pela força que essas redes têm no meio social e, por isso mesmo, precisam ser consideradas.

Estar presente nas redes sociais de forma qualificada e com boas práticas de conteúdo pode ser o grande elo entre o público e a marca.

Portanto, entender quais são os seus mecanismos fundamentais e as dinâmicas que elas propiciam é fundamental.

Considerações finais

As novas dinâmicas propiciadas pelo ambiente digital trouxeram algumas novas perspectivas para o mundo empresarial. Um desses pontos e, talvez, o mais importante de todos é, justamente, a perspectiva do marketing digital.

Portanto, entender quais são as dinâmicas e as ferramentas utilizadas nesse sentido é fundamental.

Diante de um passo a passo, os pontos de destaque estão na definição de uma persona, a definição dos objetivos e, por fim, a escolha das estratégias a serem aplicadas.

Nesse sentido, o inbound ou o marketing de conteúdo podem surgir como grande aliados da realização desses objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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