Os três modelos contam com vantagens e desvantagens e tudo depende de como você quer montar sua cozinha
Na hora de montar a cozinha da sua casa surgem algumas dúvidas. Quais os melhores armários? Vale a pena a geladeira de duas portas? E qual é o melhor fogão para fazer parte do ambiente?
Os fãs de culinária talvez prefiram algo moderno, como o cooktop, ou mais rústico e caseiro, como o fogão a lenha. No entanto, o eletrodoméstico fará parte do seu dia e precisa atender suas necessidades. Em dúvida sobre o tipo de fogão? Confira as diferenças e saiba como escolher o seu.
Fogão elétrico
Uma novidade que conquistou muitos adeptos pela praticidade de não precisar de gás e contar com a luz elétrica para os preparos. Basta conectar o aparelho na tomada, assim como outros eletrodomésticos e usá-lo.
Alguns modelos são mistos, funcionando parcialmente com energia elétrica e parcialmente com gás, ou seja, são úteis para quem não quer ter problemas e atrasar a comida porque o gás acabou.
Fogão a lenha
Fez muito sucesso no passado, na época das vovós. Inclusive, era o único modelo que as pessoas tinham em casa, tanto na cidade como no campo. Hoje as pessoas gostam do fogão a lenha pelo toque retrô, apesar de ele ser muito comum nas regiões rurais.
Seu combustível de funcionamento é a madeira ou lenha e, além de cozinhar, permite manter a casa aquecida. A principal vantagem é aquela comida com toque caseiro, mas a desvantagem é o cozimento mais lento. Outra desvantagem é a sujeira produzida, com restos de madeira que se transformam em cinzas e precisam ser sempre limpos.
Cooktop
Pode ser elétrico, por indução ou a gás. São práticos por serem pequenos, não tendo toda aquela estrutura comum dos fogões a gás, elétricos ou a lenha. Você lida apenas com uma placa com uma ou mais bocas e instala em uma bancada. A versão a gás é a mais utilizada, com a alimentação por um sistema de gás ou botijão.
O cooktop elétrico também chama a atenção pelo mesmo caso do fogão elétrico, a praticidade de esquentar e cozinhar alimentos conectando o aparelho na tomada. Por último, as opções por indução são recentes, mas só funcionam com panelas específicas, como a de ferro fundido e aço inox.
Qual escolher?
Para escolher a melhor opção para sua casa, vale pensar no uso e se você deseja se arriscar bastante na cozinha. Quem gosta de cozinhar e busca algo mais caseiro, tendo tempo para se dedicar às receitas, vai gostar muito da experiência de cozinhar com o fogão a lenha.
Ainda assim, será preciso ter fácil acesso à lenha ou madeira, fazendo a compra do material com regularidade. Para manter a chama acesa, você vai gastar bastante lenha, então, vale pensar sobre esse gasto.
O fogão elétrico é para quem deseja montar uma cozinha tradicional, com todos os eletrodomésticos visíveis e tem bastante espaço. Além disso, o cômodo deve ter várias tomadas disponíveis, para você poder ligar o fogão e, se optar pela versão mista, vai precisar de um espaço para o botijão de gás.
Esta é a opção mais comum de ser adquirida, até pela questão do preço, na média e dentro do orçamento. Vale investir em modelos na cor branca ou prata, combinando com outros eletrodomésticos, como a geladeira.
Por último, o cooktop é indicado para quem está disposto a investir e quer montar uma cozinha planejada. Sua bancada será toda em mármore e você já calculou o espaço de cada item? Opte pelo cooktop.
Inclusive, a versão por indução é útil para quem tem filhos, pois a placa só esquenta em contato com materiais específicos, ou seja, se colocar a mão ali você não irá se queimar.
No responses yet