influência

Marketing de influência é uma estratégia que se baseia em parcerias com influenciadores digitais, que lideram potenciais clientes da marca.

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Os influenciadores são pessoas que possuem uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais, mas que não são vistos da mesma forma como as celebridades, por isso conseguem interferir na decisão de compra dos clientes.

Eles estabelecem uma relação de confiança com o público e podem colaborar bastante com a divulgação de produtos e serviços dos mais variados segmentos, melhorando a performance dos negócios.

Mais do que isso, especialistas afirmam que os influenciadores conseguem provocar um efeito na imagem da marca, por isso se transformaram em verdadeiros parceiros e estão ao alcance de empresas dos mais variados portes.

O marketing de influência é uma forma de gerar conteúdo de maneira segmentada, contando com uma parceria que consegue influenciar diretamente a decisão de compra.

Essas pessoas têm credibilidade com sua audiência, por isso uma parceria pode trazer resultados surpreendentes.

Este artigo vai explicar os benefícios do marketing de influência, como identificar os influenciadores certos e quais são as melhores práticas para avaliar os impactos das campanhas com essa estratégia.

Pontos positivos dessa abordagem mercadológica

O marketing de influência é uma estratégia que constantemente cresce e é capaz de trazer muitos benefícios para as organizações, como aumentar a visibilidade e fortalecer a imagem do negócio.

Também é uma excelente estratégia para influenciar a decisão de compra dos consumidores, e as organizações podem aproveitá-lo de várias formas. Entre seus principais benefícios estão:

  • Amplia o público;
  • Melhora os conteúdos;
  • Aumenta a credibilidade;
  • Gera leads;
  • Estabelece vínculos.

Para um fabricante de moldura de pvc para teto, o marketing de influência é uma excelente opção para ampliar o público e trazer mais reconhecimento para a marca.

Para alcançar esse objetivo, é fundamental segmentar corretamente os usuários e selecionar um influenciador relevante e popular no segmento de atuação.

Essas pessoas trazem uma perspectiva diferente para a estratégia de conteúdo, pois elas criam materiais regularmente para envolver a audiência, e por essa razão são vistas como confiáveis e autênticas.

A estratégia fortalece a credibilidade e a confiança da marca, visto que a partir do momento em que o influenciador recomenda os produtos e serviços, é como se a empresa recebesse um selo de aprovação que fortalece sua reputação.

A parceria com os influencers também é muito útil para gerar leads e aumentar as conversões em vendas. Tanto é que uma pesquisa realizada pela Marketing Hub mostrou que 92% dos entrevistados acreditam nesse tipo de marketing.

Por fim, uma empresa de limpeza conservação e jardinagem deve investir no marketing de influência porque os parceiros compartilham detalhes sobre suas vidas com os seguidores, diferentemente das celebridades.

É justamente isso que cria um vínculo e faz com que sejam admirados pelos demais. Essa conexão os ajuda a conquistar a confiança do público, por isso, quando falam de uma marca, ela é bem recebida pela audiência.

De que maneira selecionar os influenciadores corretamente?

Existem algumas coisas que a organização precisa fazer para identificar os influenciadores certos e estabelecer uma parceria efetiva com eles. As principais ações são:

Ter intenções estratégicas bem esclarecidas

O sucesso da parceria vai depender do objetivo da empresa e ele também serve como base para escolher o influenciador. É necessário determinar o público-alvo e de que maneira a organização quer engajá-lo.

Além disso, assim como nem todas as redes sociais foram criadas da mesma forma, esses influenciadores possuem mais de uma plataforma onde os seguidores engajam mais.

Dependendo de qual seja o objetivo do negócio, pode ser necessário usar mais de uma plataforma. Por exemplo, cerca de 60% dos usuários do Instagram possuem entre 18 e 34 anos, enquanto o Facebook tem o maior número de usuários mais velhos.

Uma empresa que aluga sala individual coworking deve investir no LinkedIn para alcançar seu público, enquanto uma loja de roupas para adolescentes vai conseguir fazer uma boa estratégia no TikTok.

Conhecer as redes sociais também é determinante para encontrar um bom influenciador e fazer a parceria. Então, além de definir as intenções da estratégia, é necessário considerar o público que quer atingir para saber em qual plataforma estar.

Selecionar e buscar perfis adequados à estratégia

A marca precisa pensar em como é o perfil de quem compra seus produtos e serviços e depois encontrá-lo em um influenciador. É interessante usar hashtags relacionadas ao setor para encontrar pessoas do ramo com audiência consolidada.

Se a organização quiser expandir seu público para outros nichos, o ideal é fazer parcerias com influenciadores apelativos com pessoas que estão fora da área de atuação.

Para uma empresa de controlador de acesso noturno, um influenciador que não tenha experiência ou credibilidade em seu setor também pode ser um ótimo parceiro se o serviço estiver de acordo com seu estilo e necessidades.

Conhecer os níveis de influência

Nem sempre aquele que tem uma grande quantidade de seguidores será uma boa opção para o negócio, visto que os grandes influenciadores costumam ter uma taxa de engajamento mais baixa, além de cobrarem muito mais caro.

Por outro lado, aquele que tem menos seguidores pode ser o número da empresa, e é possível escolher entre nanoinfluenciadores (até 10 mil seguidores), microinfluenciadores (até 50 mil seguidores) e influenciadores médio (até 500 mil).

Os maiores são os macroinfluenciadores que possuem até 1 milhão de seguidores e os megainfluenciadores, que possuem mais de 1 milhão.

Checar a veracidade e a legitimidade dos perfis

Outra coisa importante nessa estratégia é verificar a legitimidade do perfil, pois existem contas com muitos seguidores falsos, então o trabalho do influencer precisa ser verdadeiro para trazer bons resultados.

Assim como um estabelecimento quer a melhor gráfica de banner restaurante para chamar a atenção das pessoas, antes de fazer uma parceria com um influencer, verifique se as contas que seguem o perfil possuem algum post.

Outra observação é ver quantos seguidores elas possuem, visto que contas falsas costumam ter poucas publicações ou seguem mais contas do que o número de seguidor.

Além disso, pessoas que têm muitos seguidores e recebem poucas curtidas geralmente são seguidas por perfis falsos.

Contatá-lo

Depois de definir quem será o parceiro, basta entrar em contato para fazer a proposta e apresentar a parceria.

É fundamental manter o diálogo aberto com essa pessoa e deixar o caminho livre para que possa criar os conteúdos, afinal, o influencer sabe como falar com sua audiência.

Métricas

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital usada por um pet shop de banho e tosa perto de mim, o marketing de influência também precisa ser analisado por meio de métricas que avaliam o impacto das campanhas.

Só assim a organização poderá garantir um bom retorno sobre os investimentos, e uma das mais importantes é a taxa de engajamento.

Por meio dela, a empresa consegue analisar suas expectativas em relação aos seguidores e visualizações. O engajamento vai mostrar a quantidade de pessoas que fizeram interações com o conteúdo, desde um comentário até um compartilhamento.

É importante ter em mente que alguns dados de interação não podem ser acessados, como o número de envios ou número de salvamentos, sendo necessário solicitar para o influenciador.

Uma clínica de acupunturista também precisa saber qual é o alcance e número de impressões para saber qual é a exposição da marca.

O alcance está relacionado ao número de pessoas que visualizaram o conteúdo, lembrando que nem todos os seguidores vão visualizar, uma vez que isso depende dos algoritmos das plataformas.

É válido ressaltar que os nano e micro influenciadores costumam ter uma porcentagem de alcance muito maior, tendo em vista que seus seguidores são mais engajados.

A própria plataforma afeta o alcance do material, como no Instagram, que baseia a exibição no nível de envolvimento e interação do usuário com outras contas.

Os cliques e conversões também são importantes porque são ações realizadas pelos usuários e elas determinam a eficácia do influenciador, algo que vai impactar diretamente no retorno sobre os investimentos.

Os cliques que uma empresa de pintura automotiva especial recebe são relevantes para as conversões e mostra quantas vezes o usuário clicou em um link ou em uma chamada para ação incluída na descrição do post.

As conversões, por sua vez, mostram quantas vezes os seguidores realizaram uma ação, como responder uma pesquisa ou até mesmo comprar.

Considerações finais

O marketing de influência é uma estratégia cada vez mais procurada pelas empresas porque a parceria com os influenciadores traz muitos benefícios para a marca, seus produtos e serviços.

É uma forma de se aproximar da audiência, expandir o alcance do negócio, conquistar consumidores e aumentar o número de conversões, por meio de uma parceria inteligente e promissora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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