e-commerce

O e-commerce é um modelo de negócios que tem crescido muito nos últimos anos. Ele caiu no gosto dos consumidores que já perceberam as vantagens e facilidades de comprar pela internet.

Ao mesmo tempo, quem deseja empreender encontrou no comércio eletrônico a oportunidade perfeita de ter o próprio negócio sem gastar muito.

Isso porque mesmo precisando de um investimento, o e-commerce é mais acessível do que um estabelecimento físico. Não é necessário gastar com aluguel de espaço, mobília e as contas tradicionais de uma loja física.

Para ajudar ainda mais esse tipo de empresa, as redes sociais, como o Instagram, aproximam a marca de seu público e possibilitam uma comunicação entre os lados. Indo mais além, são plataformas que facilitam as vendas.

No Instagram, por exemplo, é possível vender e comprar os mais variados produtos, diretamente pelo aplicativo. Isso facilita ainda mais a vida do empreendedor e traz mais comodidade para o consumidor.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar a diferença entre perfil comercial e pessoal no Instagram, as vantagens de usá-lo como e-commerce e como fazer isso.

Diferenças entre perfil pessoal e comercial

No Instagram, é possível criar dois tipos de contas diferentes, sendo a conta pessoal e a conta profissional. 

A conta pessoal oferece funções básicas da plataforma, como publicações nas seguintes ferramentas:

  • Feed;
  • Stories;
  • Reels;
  • IGTV.

Apenas as contas pessoais podem ser privadas, mas não é possível monitorar a audiência e o desempenho de suas publicações. Inicialmente, a conta de uma empresa de aluguel de andaime é pessoal, posteriormente ela pode ser alterada para profissional.

Para fazer essa alteração é necessário acessar as configurações, a partir disso, o proprietário do perfil tem acesso a um pacote de ferramentas que ajudam a criar as postagens e anúncios, bem como acompanhar as estatísticas.

Na aba “Insight”, o negócio tem acesso a informações sobre o alcance de suas publicações, interações e evolução dos seguidores. Também consegue avaliar quais são os melhores dias e horários para publicar.

Trata-se de uma função muito importante para as marcas porque ajuda a entender como é o comportamento da audiência.

Existem outros recursos exclusivos para esse tipo de conta, como incluir botões de ações, usar o Instagram Shopping para vender e configurar respostas automáticas para mensagens no Direct e comentários nas postagens.

As marcas também contam com o Creator Studio para agendar as publicações e com isso manter o perfil sempre atualizado. Podem anunciar por meio de campanhas pagas e integrar a conta com o Facebook.

Vantagens de usar o Instagram como e-commerce

O uso do Instagram como e-commerce traz muitas vantagens para as empresas. Dentre as que mais se destacam estão:

Impulsiona as vendas

Cerca de 75% dos consumidores comprariam alguma coisa, como telhado galvanizado embutido, por conta dos anúncios visualizados no Instagram.

Isso mostra que uma postagem na página do negócio, assim como um post pago ou conteúdo trazidos pelo público consegue influenciar a decisão de compra.

Quanto mais visibilidade a empresa tiver, mais oportunidades terá e mais conversões vai conseguir fazer.

Divulgação segmentada

Outro benefício é a possibilidade de segmentar os anúncios e a divulgação dos produtos e serviços. O Instagram Ads permite escolher quais pessoas serão impactadas pela campanha.

A segmentação vai além dos dados demográficos e o direcionamento pode ser feito considerando o perfil de compra, atividades publicadas recentemente, páginas curtidas e interesses pessoais.

Melhora o SEO

Ter uma boa reputação no Instagram e demais redes sociais não é um fator que coloca o negócio entre os primeiros resultados do Google, mas as boas práticas acabam ajudando nesse sentido.

As redes sociais contribuem por meio da indexação rápida das páginas nos resultados de pesquisa. Se a postagem for compartilhada em alguma plataforma, o Google percebe rapidamente sua existência.

A quantidade de visitas que o site de uma loja de mesa de vime redonda recebe é um fator de ranqueamento muito importante. Se ela estiver recebendo muitos acessos nas redes sociais, o Google e demais buscadores também vão notar.

Aumenta o engajamento do público

Aos poucos, os usuários deixam de ser indiferentes com as postagens do negócio, pois passam a reagir por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos.

Interagir com o público e conquistar o engajamento da audiência são fatores importantes para cerca de 60% das empresas no Brasil, e isso mostra o quanto é vantajoso estar nessas plataformas, principalmente no Instagram.

Melhora a reputação da marca

Se a página promove discussões interessantes, publica conteúdos úteis e não se envolve em polêmicas, conquista mais credibilidade.

A participação dos seguidores, por sua vez, aumenta a confiança de um fabricante de prateleira de aço para mercado, por exemplo, quando alguém faz uma avaliação positiva na fan page da loja.

Aumenta a visibilidade da empresa

De acordo com um relatório emitido pelo Social Media Trends 2017, ter mais visibilidade é uma das maiores vantagens, de acordo com 83,2% das companhias.

Quando a marca cria perfis e investe em marketing digital nesses canais, consegue expandir sua atuação. Ademais, é localizada facilmente por indivíduos que dificilmente conseguiriam encontrá-la.

Dicas para vender pelo Instagram

Para aproveitar todas essas vantagens, é necessário saber como usar o Instagram para vender. Dentre as ações necessárias estão:

Usar os Destaques

Uma plataforma e-commerce pode usar a função “Destaques” para organizar os conteúdos que precisam estar sempre disponíveis para os visitantes. É uma área do perfil para agrupar os Stories importantes, por meio de categorias.

Por exemplo, sua loja pode usar esse recurso, dividindo as postagens em coleções, enquetes, cupons, dicas, bastidores da empresa e assim por diante.

Criar uma loja

O Instagram Shopping também permite que um fabricante de calandra perfil U crie uma loja que vai funcionar como um tipo de vitrine para expor os produtos.

É possível adicionar marcações nas imagens dos itens e marcá-las inserindo links diretos, permitindo que as pessoas comprem.

Contudo, a empresa que deseja vender dessa forma pelo Instagram precisa ter uma conta comercial integrada ao catálogo do Facebook. Quem vende serviços não pode usar essa função e é necessário ter um site para linkar os produtos.

Por fim, é necessário seguir as políticas do Instagram, que garantem a segurança tanto de quem compra quanto de quem vende.

Compartilhar imagens dos clientes

Para interagir ainda mais com os seguidores, uma boa opção é compartilhar imagens publicadas por eles utilizando seus produtos. Mas, lembre-se de que é muito importante que eles autorizem esse uso.

Ao usar essa estratégia, uma loja virtual de piso monolítico cimento queimado consegue explorar ao máximo a conexão com sua audiência.

Acompanhar os insights

Os insights trazem todos os dados necessários para que a marca possa conhecer melhor seus seguidores e escolher suas estratégias de marketing digital.

Várias métricas podem ser acompanhadas, como no caso do número de visitas totais no Instagram da loja, a quantidade de pessoas que chegaram ao perfil e a quantidade de visualizações de um post.

Também é possível saber qual é o número total de interações com o perfil do e-commerce, incluindo comentários, curtidas e assim por diante.

Por fim, uma loja virtual de peças automotivas, como a bateria Gol, consegue descobrir quantas pessoas clicaram no link disponível na bio do perfil.

Fazer anúncios

As marcas têm acesso a diversas opções de configurações e formatos que ajudam a alcançar o cliente ideal. Seu negócio pode escolher os resultados que deseja obter, como público-alvo e orçamento da campanha.

Dentre os formatos que podem ser trabalhados estão anúncio por foto, que pode ser uma simples imagem ou um carrossel, vídeos veiculados nos Stories ou IGTV, anunciar produtos e coleções da loja, e parcerias com influenciadores digitais.

Usar banners

Os banners são perfeitos para as datas comemorativas, períodos com grande potencial de engajamento e que ajudam a impulsionar o e-commerce no Instagram.

Para usá-lo, uma loja virtual de empilhadeira elétrica 2000 kg pode criar promoções exclusivas e usar os banners para divulgá-las.

Fazer sorteios

Por fim, faça sorteios de prêmios e vantagens para as pessoas que seguem o perfil e marcam um amigo para participar.

Isso ajuda a aumentar o alcance na rede social e o próprio Instagram disponibiliza ferramentas que ajudam a sortear os números.

Considerações finais

As plataformas e-commerce estão crescendo muito nos últimos anos e contam com o apoio do Instagram para vender cada vez mais.

Para usar esse recurso, basta investir em algumas estratégias que, embora simples, trazem resultados surpreendentes para os seus lucros. Assim, sua loja online terá acesso a uma série de benefícios que só o Instagram consegue proporcionar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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