A metodologia jobs to be done ajuda as empresas a desenvolverem a capacidade de encontrar soluções inovadoras, entender mais profundamente o cliente e, assim, se diferenciar dos concorrentes. 

Desse ponto de vista, o mais importante não é o comportamento de compra do público, que muitas vezes é foco de pesquisas de mercado.

O ponto de partida é descobrir o que o consumidor quer resolver em sua vida – e então entender qual produto ou método de marketing digital você deve usar como solução para ele. 

Acompanhe o texto para entender como o método funciona, como deve ser aplicado e quais são os cases de sucesso relacionados a ele.

O que é o método Jobs To Be Done?

Como o nome sugere, a metodologia Jobs To Be Done (JTBD) (traduzida livremente como “tarefas a serem realizadas”) é uma metodologia que gira em torno da seguinte questão: qual é a tarefa que precisa ser realizada para um consumidor procurar um produto ou serviço que uma empresa oferece?

Ou seja, você realmente precisa entender o que motiva o consumo, a real necessidade do usuário que precisa ser satisfeita.

Empresas e equipes de design de produto e UX estão cada vez mais discutindo e desconstruindo esse conceito de análise de entrega de produtos.

Afinal, o esforço para desenvolver algo adaptado às necessidades dos consumidores é um processo que nunca para. Portanto, a melhor maneira é refinar o entendimento da criação de valor.

Como aplicar o Jobs To Be Done?

Basicamente, os métodos Jobs to Be Done são usados para conhecer melhor os consumidores. 

A grande quantidade de dados disponíveis na web produz informações demográficas e ajuda a segmentar audiências, mas não identifica o que realmente importa: o que o consumidor precisa resolver?

Esse deve ser o ponto de partida para as próximas etapas:

Escolha um mercado  

Empresas e startups analisam as oportunidades de mercado para explorar uma necessidade não atendida ou melhorar uma solução já existente. 

Para isso, é preciso analisar onde há muita gente tentando resolver o problema no trabalho e poucas empresas atendem. 

Desenvolva um produto ou serviço

A metodologia JTBD está essencialmente relacionada com a inovação. E quando inovam, as empresas lançam produtos que ainda não têm história no mercado, sem saber o impacto que terão. 

O método Jobs to Be Done ajuda, assim, a reduzir os riscos associados à inovação e a criar produtos com maior probabilidade de compra pelo público. 

Lembre-se das funções do produto

A principal tarefa do empreendedor é saber quais funções seus produtos oferecem a eles na interação com os consumidores. 

As tarefas devem ser categorizadas para que você possa atingir seu público-alvo com mais eficiência.

As tarefas funcionais são as necessidades básicas dos consumidores. Tarefas operacionais dizem respeito às demandas operacionais de certo nicho de mercado que o item atende. 

Tarefas sociais representam o nível de interesse social quando você é visto usando seu produto ou serviço. 

Por fim, tarefas emocionais relacionam-se aos sentimentos que um consumidor tem ao usar seus serviços.

Faça testes

Antes de lançar um novo produto ou serviço ou mesmo alterá-lo, você precisa validá-lo com os clientes.

Crie protótipos e/ou demonstrações para que seus clientes tenham uma experiência de consumo e forneça feedback aos desenvolvedores.

Um aspecto importante de enfatizar é que a validação pode ser feita em qualquer estágio, pois é importante obter informações dos consumidores.

Metodologia Jobs To Be Done: cases de sucesso

Essa abordagem inovadora e arrojada já é usada por empresas e empreendimentos com amplo reconhecimento mundial.

Estamos falando de gigantes como:

  • Microsoft;
  • Snickers;
  • McDonald’s;
  • Zoom.

Em 2004, a Microsoft precisava continuar a vender e aumentar o valor da sua oferta de garantia de software.

Analisando o trabalho dos tomadores de decisão de serviços – gerentes de TI e especialistas – a Microsoft encontrou uma série de necessidades não atendidas.

Assumir a perspectiva do consumidor foi suficiente para entender suas expectativas.

Com a marca de barras de chocolates Snickers foi semelhante. Ela adotou a JTBD em vários esforços de marketing ao longo dos anos.

Os anúncios mostram como a empresa entendeu o que o consumidor precisava: algo fácil, rápido e nutritivo para comer que não atrapalhasse todas as suas tarefas rotineiras.

O McDonald’s traz um exemplo de conhecimento do cliente aplicado. Eles descobriram que a maior parte dos milk shakes eram vendidos antes das 11 da manhã.

Ou seja, os clientes consumiam as sobremesas no carro, durante o trânsito para chegar ao local de trabalho.

Eles aplicaram essa informação nas campanhas de marketing e surpresa: as vendas dispararam!

O Zoom, famosa plataforma de reuniões à distância que ganhou popularidade na pandemia, surgiu por um caminho semelhante.

As pessoas isoladas tinham o desejo de seguirem conectadas e próximas – e a plataforma possibilita esse objetivo com excelência!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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