O Link Building é uma das estratégias mais importantes de SEO (Search Engine Optimization) e seu objetivo é fortalecer a presença online da plataforma por meio de uma rede de links externos.
A empresa deve obter links de outros sites com o propósito de aumentar sua autoridade e a relevância de seu conteúdo. Quando o canal recebe esses links, os motores de busca entendem que o site tem credibilidade.
Como resultado, o posicionamento nos mecanismos de pesquisa é muito melhor. Porém, para construir uma boa rede de links externos, é necessário que as fontes sejam confiáveis e também tenham uma boa credibilidade.
Além disso, a estratégia precisa de uma abordagem ética e orgânica, evitando práticas manipuladoras e negativas do ponto de vista do buscador. Algumas estratégias comuns incluem a criação de conteúdo valioso que incentiva o compartilhamento.
As empresas também podem formar parcerias colaborativas com outros sites, fazer guest post e promover seus conteúdos ativamente.
São ações que geram impactos positivos e aumentam a visibilidade nos motores de busca, além de construírem uma boa reputação online.
Este artigo vai mostrar as melhores estratégias para conseguir backlinks de qualidade, como avaliar a relevância e a autoridade do site e quais são os benefícios do Link Building para a plataforma.
Melhores estratégias de backlinks
Obter backlinks de qualidade é muito importante para fortalecer a presença online do site e melhorar o posicionamento nos resultados de busca. Algumas das melhores estratégias para fazer isso são:
- Criar conteúdo valioso;
- Pesquisar palavras-chave;
- Construir relacionamentos;
- Promover conteúdos;
- Participar de entrevistas.
Produzir conteúdo valioso é uma das maneiras mais eficazes de atrair backlinks de qualidade. Artigos informativos, estudos de caso, infográficos e recursos úteis são facilmente compartilhados por outros canais, o que gera links valiosos.
Um pet shop que faz banho e tosa perto de mim pode identificar palavras-chave relevantes para seu nicho e a partir disso criar materiais que vão atrair outros criadores de conteúdo.
O objetivo é ser uma fonte confiável de informações sobre tópicos específicos que vão aumentar a probabilidade de receber backlinks.
Contudo, também é fundamental estabelecer relacionamentos com outros canais e influenciadores do setor, por meio de parcerias colaborativas, participação em eventos, guest post, entre outras ações que geram oportunidades.
No entanto, além de criar conteúdo de qualidade, é necessário promovê-lo ativamente em plataformas como as redes sociais, por meio de newsletter enviada por e-mail e em comunidades relevantes para o negócio.
Quanto mais visibilidade a empresa tiver, mais chances de atrair links naturais. O gestor ou o dono do negócio pode fornecer entrevistas para podcast, blogs e outros meios, pois isso cria uma exposição que constrói a autoridade e gera links para o site.
Porém, se uma empresa especializada em laudo pericial trabalhista insalubridade quiser, pode criar infográficos visualmente atrativos e informativos que serão incorporados em outras plataformas como complemento para os conteúdos.
Muitos estabelecimentos também costumam oferecer depoimentos positivos para produtos e serviços relevantes e complementares em seu setor, desse modo, outras empresas podem compartilhar as experiências em seus sites.
Além de tudo isso, também é recomendável ter uma presença forte nas redes sociais para ampliar a visibilidade do conteúdo, pois quando outros usuários compartilham as publicações, podem gerar backlinks valiosos.
Mas não se deve esquecer de que a qualidade dos backlinks é muito importante, mais do que a quantidade. Se eles não forem relevantes e provenientes de plataformas com boa reputação, podem gerar impactos negativos.
Como avaliar a autoridade do site?
É essencial fazer uma avaliação cuidadosa sobre a relevância e a autoridade do site antes de buscar parceria de Link Building. São aspectos que desempenham um papel muito importante na eficácia e que geram impactos positivos para o SEO.
Uma das coisas que precisam ser consideradas é a relevância do conteúdo, de modo a se certificar de que o tema e o foco da plataforma estão de acordo com as questões do negócio.
Se uma entidade que oferece curso de preenchimento labial perceber que os materiais de um possível parceiro não estão relacionados aos seus interesses, então é melhor não formar a parceria, pois o ideal é encontrar conexão com o parceiro.
Além da relevância, a qualidade do conteúdo também é muito importante, e canais com materiais informativos, bem escritos e atualizados regularmente, são mais respeitados pelos buscadores e pelos usuários.
Mesmo assim, antes de partir para a parceria, é primordial analisar a profundidade e a originalidade do conteúdo.
Outro fator de peso é a autoridade de domínio, e existem diversas ferramentas que ajudam a avaliar esse quesito. Quanto mais alta for a pontuação, mais chances de o link ter um impacto positivo nas estratégias de utilização.
Além da autoridade de domínio, um fabricante de poltrona 3 lugares para recepção precisa avaliar a autoridade da página que vai fornecer o link.
Dentro de um site, algumas páginas têm mais autoridade do que outras, portanto, é necessário se certificar de que o link virá de uma página com autoridade e que realmente será relevante para o conteúdo.
Além disso, se o canal possui uma boa quantidade de backlinks de alta qualidade, isso também mostra que tem boa autoridade. Por outro lado, se eles forem questionáveis, é importante ter cautela.
A empresa também pode pesquisar sobre a reputação da plataforma em questão e avaliar se existem feedbacks positivos de usuários. Isso vai mostrar se a fonte é confiável e se tem uma presença positiva nas redes sociais.
Lembrando que canais consistentemente atualizados conseguem manter uma frequência regular de publicações, por isso são vistos como confiáveis. Quando estão desatualizados ou inativos, não conseguem gerar impactos positivos.
Um fabricante de ponte rolante para vidros precisa considerar seu nicho e setor, visto que parcerias com empresas do mesmo segmento são mais valiosas e trazem associação contextual relevante para os buscadores.
Ademais, deve-se analisar se o site não está sujeito a penalidades por parte dos buscadores, por meio de ferramentas como o Google Search Console, que trazem informações sobre possíveis penalidades.
Finalmente, a organização vai avaliar a quantidade e a qualidade do tráfego de seu possível parceiro, pois canais com um tráfego substancial são mais valiosos para fazer essas parcerias.
Benefícios do Link Building
O Link Building tem um papel muito importante no crescimento da autoridade do site, por isso, traz diversos benefícios que ajudam a construir o sucesso de longo prazo para as estratégias de SEO.
Uma de suas maiores vantagens é que ele melhora a classificação nos motores de busca, visto que esses sites observam os backlinks como votos de confiança e relevância.
Se o canal de um fabricante de divisória de drywall vazada tiver muitos links de qualidade apontando para seu site, vai conseguir uma classificação alta nos resultados de busca, e isso aumenta a sua visibilidade perante os usuários.
Essa estratégia também melhora a autoridade de domínio do canal, pois quanto mais confiável ele for considerado pelos buscadores, melhor será a sua classificação e visibilidade online.
Receber links de canais confiáveis também é uma forma de se posicionar como fonte segura de informações. Essa associação positiva aumenta o reconhecimento do canal como um elemento valioso para o setor de atuação.
Além do mais, backlinks de qualidade conseguem direcionar tráfego orgânico para a plataforma, pois quando outros canais vinculam conteúdo relevante, os visitantes se tornam mais propensos a clicar nos links para obter informações adicionais.
Por meio do Link Building, um fornecedor de válvula borboleta interativa consegue criar parcerias e conexões com outros canais. Isso beneficia as estratégias de optimização e trazem oportunidades de colaboração e cooperação no espaço digital.
Links de qualidade ajudam a criar uma experiência muito mais rica, depois os usuários podem seguir essas indicações para encontrar informações complementares e se aprofundar nos temas de seu interesse.
O algoritmo do Google considera a qualidade e a relevância de tudo o que existe na internet, portanto, se a estratégia em questão for eficaz, vai ajudar a página a responder positivamente às atualizações do buscador.
Já o site de uma auto escola que tem uma boa quantidade de Link Building consegue se destacar em snippets especiais do buscador, como Google Knowledge Graph.
Isso acaba por trazer uma visibilidade adicional e ainda chama a atenção dos usuários nos resultados.
Considerações finais
O Link Building é uma estratégia essencial para fortalecer a autoridade online e posicionar o negócio como líder em seu segmento.
Quando os backlinks são relevantes e de boa qualidade, a marca aumenta sua visibilidade nos buscadores e se mostra como fonte confiável, além de conseguir melhorar a experiência do usuário.
A estratégia é fundamental para impulsionar o crescimento da autoridade do site e fazer com que o estabelecimento tenha sucesso de longo prazo com suas estratégias de SEO.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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