Ao lidar com marketing online, muitos aspectos precisam ser considerados para obter os melhores resultados. O marketing de engajamento é um desses aspectos importantes.
É uma estratégia de marketing que envolve diretamente os consumidores e os incentiva a participar da evolução da empresa ou marca.
O marketing de engajamento pode ser a peça-chave de uma empresa para se conectar com seu público e construir relacionamentos duradouros e lucrativos.
Além de várias outras vantagens para negócio, os públicos engajados são mais fáceis de cultivar e converter.
Ao invés de ver os clientes como meros destinatários passivos da mensagem, eles são vistos como consumidores que devem participar ativamente da produção e cocriação de programas de marketing, desenvolvendo um relacionamento com a marca.
O envolvimento do cliente acontece quando uma marca e um consumidor se conectam, quando há uma interação um-a-um que permite que os usuários se relacionem com as marcas.
Essa estratégia não é apenas para aumentar a presença e relevância de uma empresa no espaço da internet, mas também para fomentar relacionamentos rentáveis. Afinal, quanto mais engajado for um público, maior as chances dele ser convertido em possíveis clientes.
Conceito de marketing de engajamento
O marketing de engajamento nada mais do que um conjunto de estratégias e práticas focadas em melhorar a interação e participação de um público-alvo com determinada marca.
Para compreender a relevância de proporcionar interações que geram aproximação com os clientes, é preciso entender que os potenciais clientes estão cada vez mais ligados em como as marcas os incentivam a comprar.
A maioria está preocupada com a qualidade de toda a jornada de compra e, devido ao acesso de informação, as pessoas estão dando preferência para marcas que proporcionam experiências relevantes e inovadoras.
Isso ocorre devido ao avanço tecnológico que permitiu uma maior conectividade entre os usuários e empresas, dessa forma, o público está cada vez mais focado em buscar produtos e serviços que os proporcionem algo novo e além do que adquiriram.
Essa conectividade alcançada graças à transformação digital proporcionada pelo marketing digital, aumentou a competitividade, portanto, se uma oficina de alinhamento e balanceamento deseja sair na frente, precisa focar se relacionar bem com o público.
Se os clientes dessa oficina engajam com os seus conteúdos, isso abrirá portas para que fechem o negócio cedo ou tarde. Isso também vale para empresas de qualquer outro segmento, independente do porte.
Como funciona este tipo de marketing
Quando somado a outras boas estratégias, o marketing de engajamento, eventualmente, resulta no aumento significativo das vendas. Caso os objetivos e estratégias estejam bem alinhados, é inevitável que os resultados aconteçam.
Mas é preciso levar em consideração que de nada adianta criar uma estratégia de engajamento se outros pontos na estratégia de marketing não estão sendo feitos de forma adequada.
Pense que, por exemplo, uma fábrica de portão basculante fechado começou a investir em estratégias digitais para aumentar as vendas deste produto em questão. É importante que ela conte com, pelo menos, um site atraente e redes sociais com conteúdo relevante.
Assim, será possível implementar um marketing de engajamento que gere autoridade para essa marca, direcionando o público de forma natural durante todo o funil de vendas até a realização da compra.
Outro bom exemplo seria o de uma autoescola focada em habilitação para deficientes físicos, que através do uso de estratégias de SEO, ou Search Engine Optimization, fez com que o site de sua empresa fosse muito mais visitado.
Dessa forma, através de páginas em um site com acessibilidade específica para pessoas com deficiência visual, os conteúdos puderam passar segurança para os usuários. Isso fez com que a procura aumentasse e as taxas de conversão melhorassem expressivamente.
Mas é importante notar que o marketing de engajamento não é só feito através de campanhas em um site ou produção de conteúdo, também pode ser aplicado em:
- Redes sociais (através de enquetes, perguntas e outros);
- E-mails com mensagens personalizadas e Call to Action;
- Vídeos que informem, entretenham e gerem conexão;
- Eventos presenciais ou lives.
Claro que a estratégia de marketing de engajamento não se resume só a isso, porém é possível ter um bom direcionamento para começar a aplicar esses conceitos dentro de uma empresa.
Principais benefícios da estratégia
Existem diversas vantagens em aplicar o marketing de engajamento em uma empresa. Desde um grande negócio que realiza projetos de protetor de parede para pia, a um pequeno empreendedor pode começar a usufruir de seus benefícios. Alguns deles são:
Aumento de alcance orgânico
Um dos principais pontos positivos do marketing de engajamento é justamente a possibilidade de crescer organicamente, isto é, atingir o público-alvo de forma espontânea, sem precisar investir em anúncios pagos.
Isso ocorre porque consumidores que têm mais proximidade e engajamento com a marca, tendem a recomendá-las e compartilhar suas experiências com pessoas conhecidas. Isso faz com que as empresas atinjam novas pessoas sem investir nada diretamente nisso.
Cria mais autoridade para a marca
A autoridade dentro de um mercado é uma das principais fontes de novos clientes. Isso porque a maioria das pessoas buscam por empresas que tenham especialidade em resolver suas necessidades.
Dessa forma, para um negócio que oferece Treinamento de bombeiro militar possa se destacar e gerar mais oportunidades de vendas, precisa focar em estratégias de engajamento com seu público através da produção de conteúdo direcionado.
Usar redes sociais, links para o site da empresa e abertura de lives para esclarecimentos de dúvidas podem ser uma boa forma de gerar autoridade para a marca deste negócio.
Possibilidade de conhecer mais o público-alvo
Para uma fabricante de tampas de alçapão ter sucesso nas suas vendas, é preciso que ela conheça a fundo os interesses e comportamentos do seu público-alvo. E através do marketing de engajamento isso é possível.
Quanto mais informações essa empresa conseguir reunir sobre o público, melhor será a adaptação das campanhas de marketing em todos os canais que ela está atuando.
Com o conhecimento adquirido, é possível criar um testes A/B para determinar a eficácia das campanhas que estão sendo trabalhadas e assim melhorar a taxa de sucesso.
Como usar a estratégia para atrair mais leads
Como foi dito, o marketing de engajamento tem vários pontos interessantes para atrair clientes, mas pode ser que nem todas as empresas saibam como aplicar isso ao seu modelo de negócios.
Então, para auxiliar nessa finalidade, existem algumas dicas de como usar essa estratégia para conseguir mais clientes, independente do nicho de negócio. São elas:.
Investir na produção de conteúdo
Como destacado algumas vezes, a produção de conteúdo relevante é uma das melhores formas de aumentar o engajamento com um público-alvo e, felizmente, existe uma estratégia complementar para isso: o marketing de conteúdo.
Essa estratégia envolve produção de materiais relevantes com abordagens para atrair, engajar e converter leads em clientes de forma muito mais dinâmica. É possível trabalhar com botões de CTA que incentivam o público a realizar uma determinada ação.
Para exemplificar, uma marmoraria pode criar textos para blogs falando sobre quais decorações combinam com uma soleira de granito preço m2 e dar dicas sobre a preservação desse material.
Isso facilita para os leitores interessados neste tipo de produto a encontrarem a empresa certa para fechar negócio.
Analisar feedbacks e mensurar resultados
Para extrair o máximo do marketing de engajamento, é preciso analisar constantemente os resultados obtidos com determinadas ações.
Uma ótima forma de fazer isso e aumentar o engajamento é incentivar o feedback dos consumidores.
Portanto, se por exemplo, uma fabricante de ar condicionado quer saber a receptividade da carga gás ar condicionado doméstico, pode usar as redes sociais para fazer pesquisas de satisfação e avaliar o que o público tem a dizer.
Também é importante realizar análises baseadas em dados. Reunir e avaliar informações sobre o desempenho dos conteúdos e métodos é a única maneira de dizer se a estratégia pode ser melhorada e descobrir como.
Personalizar a experiência do cliente
Com as diversas tecnologias à disposição, personalizar a experiência do cliente é uma tarefa cada vez mais fácil.
O tratamento personalizado é fundamental para se aproximar do consumidor e construir alguma credibilidade para a marca. Quando isso ocorre de fato, o engajamento segue continuamente.
Assim, concentrar-se em segmentar bem o público é fundamental para melhorar os resultados dessa estratégia. Dessa forma, campanhas e mensagens mais eficazes podem ser acionadas com elementos totalmente específicos do cliente ideal.
Considerações finais
O marketing de engajamento é uma estratégia essencial para qualquer marca conectada ao ambiente digital e que deseja se destacar das demais.
Ao engajar com o público, é possível abrir espaço para um relacionamento de confiança, que reflete um resultado muito mais positivo. Além disso, o método pode gerar insights extremamente relevantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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