Você já ouviu falar em marketing de relacionamento? Esse termo tem tudo a ver com a parte mais importante da sua empresa: o público!
Em última instância, o grande patrimônio de qualquer empreendimento é a faixa de pessoas que ele atende com excelência.
É claro que o produto/serviço, o time de colaboradores, a logística, tudo isso importa muito. Só que nada gera resultados em si sem um público cativo, não é mesmo?
O marketing de relacionamento serve justamente para dar a atenção devida a essa parte da cadeia produtiva.
Entenda o que é, como fazer e por que você deveria se preocupar com esse conceito!
O que é marketing de relacionamento
O inbound marketing tradicional trabalha com uma dinâmica focada inteiramente na conversão.
Desse modo, as etapas clássicas da abordagem de vendas são a atração, a venda e a fidelização.
O marketing de relacionamento vai além disso. Um dos objetivos primordiais é fazer com que os leads se identifiquem verdadeiramente com a marca.
São 3 pilares fundamentais: prospecção de clientes, fidelização e geração de autoridade.
Com um pleno conhecimento da persona do negócio e do tipo de conteúdo que ela pesquisa, é possível construir um relacionamento que vai além do comércio: é sobre conexão e empatia.
Desta forma, é possível atrair os leads qualificados através de estratégias de lead magnet.
Qual o papel do marketing de relacionamento
Agora você tem uma ideia inicial do que é esse marketing. Mas deve estar se perguntando: “ok, que tipo de necessidade corporativa ele atende, essencialmente?”
Nós vamos te responder agora mesmo. Continue a leitura e entenda!
Gera mais conhecimento para a empresa
Nós estamos na era da Big Data: quantidades imensuráveis de dados são produzidas dia após dia.
Informações como endereço, e-mail e telefone são mais importantes e estão mais disponíveis do que nunca! Mas não basta coletá-las: é necessário saber o que fazer com elas.
O marketing de relacionamento dá sentido e direção a eles! Tudo em prol do bem-estar do consumidor.
Cultiva relações
O nome não é por acaso. Uma marca dedicada ao marketing de relacionamento tem ferramentas próprias para desenvolver um contato diferenciado com o público.
É necessário ir além do “Oi, tudo bem?” ou da publicidade invasiva e não solicitada.
As pessoas precisam sentir que aquela marca está realmente interessada no que é melhor para elas. E isso se transmite com uma abordagem de atendimento qualificada!
Abre espaço para feedbacks
Quando as pessoas se sentem à vontade para expressar a opinião delas para uma determinada empresa, os empreendedores têm muito a comemorar!
Por quê? Porque significa que leads e clientes provavelmente tomarão a liberdade de fazer sugestões e críticas construtivas para você.
Não há nada melhor do que esse tipo de feedback para manter o seu negócio funcionando no mais alto padrão!
Melhora a credibilidade e a autoridade
Mais feedbacks recebidos = mais melhorias feitas em menos tempo.
O público gosta de acompanhar empresas que mostram uma evolução clara e notória ao longo do tempo.
Isso traz uma imagem de autoridade e integridade, algo indispensável para se consagrar e consolidar em qualquer mercado.
Como fazer marketing de relacionamento
Eu aposto que você ficou muito curioso para saber como colher os frutos citados logo acima com o marketing de relacionamento.
Chegou a hora de mostrar como a tática funciona. Venha conosco e saiba tudo!
Separe seus clientes em grupos
Quais são os consumidores mais assíduos? E quem compra de maneira menos constante? Quantos novos leads você converte por mês?
Responda essas perguntas para separar cada cliente em grupos de acordo com o perfil e o comportamento dele.
É importante fazer a distinção para identificar quem está mais pronto para ser convertido. Ou para identificar quem está precisando de um atendimento mais personalizado.
Pense em benefícios
Sabe aqueles consumidores que sempre estão interagindo com você nas redes e, acima de tudo, adquirem seus produtos com bastante frequência?
Eles precisam ser beneficiados! Pode ser com:
- Brindes exclusivos;
- Frete grátis;
- Sistema de afiliados;
- Ofertas especiais.
Enfim, qualquer estratégia que os faça sentir privilegiados por serem seus clientes.
Faça pós-venda
Talvez o ponto mais importante de todo o texto seja esse: o atendimento não acaba quando a venda é concretizada. Muito pelo contrário!
Toda empresa competente e preocupada com o bem-estar da persona tem que acompanhar o consumidor inclusive no pós-venda.
Isso significa perguntar se o produto chegou em boas condições, se atendeu às expectativas, qual a nota que ele daria para o atendimento, entre outras boas práticas.
Conclusão
Entendeu agora como o relacionamento com o cliente final é importante? Nada mais justo do que pensar em estratégias de marketing específicas para isso, não é mesmo?
Prepare a sua equipe para pensar o atendimento de uma outra forma. Use esse texto como um guia!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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