A Matriz de porter nada mais é do que um tipo de análise que pode ser realizado por uma companhia. O seu principal objetivo é fazer com que a marca consiga se situar no mercado em que atua.
A sua importância se dá justamente porque com esse tipo de análise, é possível que a empresa compreenda o seu papel no mercado e se destaque.
Vale a pena destacar que com a ascensão da internet, o mercado acabou virando um meio cada vez mais democrático. Isso por um lado é bom, já que abre espaço para tudo e todos.
Porém, por outro lado, é ruim, já que as concorrências aumentam e fica cada vez mais difícil se diferenciar e se destacar, até mesmo com uma formação em cursos para gerente comercial.
Sendo assim, nesse cenário estabelecido, as análises passaram a ganhar ainda mais importância por servirem como uma bússola e apontarem para qual direção a empresa deve seguir.
Uma vez que sem esse tipo de feedback, fica ainda mais difícil saber onde está errando ou acertando para conseguir se desenvolver e crescer no mercado.
Portanto, confira a seguir tudo que você precisa saber a respeito da matriz porter, bem como formas de aplicar essa metodologia em sua companhia.
Além disso, entenda as suas estratégias e os benefícios para conseguir o sucesso do mercado e promover um maior desenvolvimento do seu empreendimento mesmo sem formação em um curso de ouvidoria.
O que é matriz de porter?
Essa matriz, que também pode ser conhecida como “as cinco forças de Porter”, e nada mais é do que um tipo de modelo para realizar análises setoriais em uma companhia.
A principal ideia defendida por esse método é que é necessário levar em consideração as cinco forças do mercado que pressionam a empresa na hora de realizar essa análise estratégica.
Portanto, confira a seguir quais são essas forças, que são possíveis de serem compreendidas, mesmo por aqueles que não possuem uma formação prévia em um curso planejamento de marketing, por exemplo.
- Pressão de novos entrantes
A primeira pressão trata-se de variações que podem ser como barreiras para a entrada de um setor. Sendo assim, para o criador da metodologia, esses nichos são coisas como:
- Política governamental;
- Acesso aos canais de distribuição;
- Desvantagens de qualquer tipo de custo;
- A divergência do produto com o mercado;
- Alto valor de entrada e enorme escala.
Desse modo, é preciso entender esses nichos em específico para compreender sobre o que se trata essa pressão de novos entrantes.
- Pressão de produtos ou serviços substitutos
Essa segunda pressão, por sua vez, se refere à capacidade das companhias de conseguirem absorver seus clientes ao oferecer um produto ou serviço que substitua o seu, ou seja, concorrentes. Essas empresas podem vir de ramos totalmente diversos.
- Poder de negociação dos consumidores
A próxima pressão vai depender do setor em que sua companhia atue, mesmo que a equipe não tenha formação em curso comunicação e oratória. Isso porque, ela pode ser mais ou menos forte, dependendo do mercado em que atua.
Além disso, para produtos que são abundantes no mercado e que não geram problemas para trocar de fornecedor, é possível perceber um maior impacto desse poder.
Entretanto, o oposto seriam produtos altamente exclusivos ou até mesmo de um valor simbólico, como obras de arte, por exemplo.
- Poder de negociação dos fornecedores
Calcular esse poder significa entender quando os seus fornecedores oferecem um produto essencial, escasso no mercado e fundamental ao comprador. Então, esse fornecedor tem alto poder de barganha e ele não hesitará em utilizá-lo.
- Rivalidade entre os concorrentes
Por último, mas não menos importante, os produtos muito abundantes no mercado, com pouca ou nenhuma variação e que muitas pessoas comercializam, são os mais afetados por essa força, questão que também é aprendida no curso de programação de sistemas.
Como fazer uma análise competitiva do seu negócio para identificar as forças de Porter?
Além de buscar analisar a fundo os pontos citados acima, para implementar essa metodologia com maestria, é preciso prestar atenção nos seguintes requisitos:
- Torne-se líder no mercado;
- Foco em seus compradores;
- Organize o valor dos seus serviços no mercado;
- Entre outros pontos.
Dessa forma, você poderá criar uma análise realmente completa e assim, entender todos os pontos citados acima, para desenvolver melhores estratégias e alcançar o sucesso do mercado em que atua.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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