Influencers digitais são utilizados em estratégias de marketing de marcas, bem como grandes nomes do esporte, influenciando o mercado da moda e criando tendências
Com a expansão da tecnologia, há cada vez mais opções na hora de escolher um produto. O processo de escolha é diferente para cada pessoa: por recomendação de amigos ou familiares, por oportunidade, por gosto, pelas causas que a marca defende ou até mesmo por indicação de um influencer digital.
Tem se tornado comum vermos microinfluenciadores fazendo publicidade para marcas grandes a fim de alcançar um maior número de pessoas. Muitos se identificam com os influenciadores, alguns se veem como próximos ou amigos, então seria como receber a indicação de uma pessoa próxima. Em alguns casos, até collabs são feitas, como um tênis masculino desenhado por um influenciador.
No entanto, influenciadores digitais não são os únicos contratados para anunciar um novo produto de uma marca. Grandes celebridades também são chamadas e, por muitas vezes, influenciam o mundo da moda com seu estilo, como atletas, por exemplo, que são chamados por grandes grifes para representarem o rosto da marca.
O mercado da moda
A sociedade impõe padrões o tempo todo, desde os primórdios da existência, impondo como você deve se vestir, se portar, comer, entre outros, como o tamanho do corpo. Esses padrões já foram muito perpetuados pelo mundo da moda, que, em sua história, fabricava peças novas somente para pessoas que se encaixavam em um determinado padrão.
No entanto, isso vem mudando junto com a quebra desses padrões sociais. Mais e mais, as pessoas e a sociedade como um todo entendem que há mais de um estilo e mais de um padrão de corpos, cor, sexualidade, entre outras características humanas, e a moda vem acompanhando isso, com roupas para todos os corpos, com variações de cores para todo tom de pele e estilos de peça variados para todos os gêneros.
Além disso, marcas têm se reinventado e feito diversas linhas de roupas e calçados. Um exemplo disso são marcas conhecidas por modelos esportivos, que têm feito linhas de peças casuais para os consumidores com a mesma qualidade e conforto, fidelizando-os e facilitando a procura por uma peça diferente.
Padrões da moda masculina
Outro padrão que vem se reinventando é de que homens não podem se cuidar ou ser estilosos. Por muitos anos, o ato de se cuidar e de se arrumar foi atribuído às mulheres e homens gays afeminados.
No entanto, tornou-se comum homens se cuidarem mais, escolherem peças mais justas, de acordo com cada tipo de corpo, estilo e personalidade, e muitos até seguem influenciadores da moda para acompanhar as tendências lançadas por suas celebridades favoritas.
O uso de influenciadores e celebridades
Com essa quebra de paradigmas e as diferentes linhas de roupagem e calçados, as marcas procuram estrategicamente celebridades e influenciadores que possam divulgar novas peças. Por isso, há uma pesquisa de qual influenciador ou celebridade combina com o estilo, uma vez que, por muitas vezes, a pessoa contratada quer opinar em uma combinação com aquela peça.
A maioria das pessoas seguem algum famoso porque se identificam com algo que ele posta, seja as opiniões, o jeito de falar, a forma de pensar e até mesmo o estilo e os looks. Ao se ver representado na tela, seja por um atleta fazendo uma publi de uma marca de roupa, seja por um ator na televisão utilizando determinada peça, aquela combinação pode virar tendência no mundo da moda, sendo notícia em portais do ramo.
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