O papel das redes sociais no mix de marketing

A tecnologia vem se desenvolvendo diariamente nos últimos anos, facilitando a vida de várias pessoas em diferentes situações. Além disso, ela proporciona diversas opções de compra para o cliente, uma vez que, além dos grandes negócios, pequenos e microempreendedores possuem uma plataforma para divulgar seus produtos e serviços.

Com isso, cada negócio começa a investir em estratégias de marketing a fim de atrair e fidelizar consumidores para seus negócios. No entanto, o marketing sozinho não faz milagres. É necessário ter um bom produto e inová-lo, utilizando, inclusive, estratégias de marketing, como pesquisa de mercado, para entender melhor seu consumidor e compreender os desejos e as necessidades dele.

São diversas estratégias de marketing para explorar, como atendimento ao cliente, marketing de conteúdo, SEO, trade marketing, pesquisa de mercado e, uma das mais conhecidas, redes sociais. Com o aumento do uso das redes sociais, empreendedores têm apostado cada vez mais nesse formato para atrair novos clientes e se relacionar com eles. Porém, sua estratégia precisa ir além de um feed bonito e de um calendário de postagens.

Redes sociais no marketing

Marketing é definido teoricamente como a arte de fazer trocas, seja um produto ou serviço por um valor ou por um outro serviço. Para um bom marketing, é necessário trabalhar bem o relacionamento entre as pessoas envolvidas, seja empresas e clientes, seja vendedor e consumidor. 

Com o desenvolvimento da tecnologia, muitas marcas têm criado esse relacionamento por meio das redes sociais, tanto pela praticidade quanto pelo alcance que elas podem ter. Uma empresa de pequeno ou médio porte, por exemplo, pode se comunicar com clientes do outro lado do mundo e torná-lo consumidor fiel da marca. 

Por isso e pela facilidade, muitas empresas têm investido mais e mais em redes sociais. Além de ser um facilitador para angariar mais clientes, é uma forma de aproximar clientes e empresas. Nos últimos anos, diversas personas estão sendo implementadas, a fim de dar um rosto à empresa e torná-la mais acessível para os clientes, como se estivesse conversando com alguém íntimo. 

Estratégias de redes sociais no marketing

Ao mesmo tempo que a internet foi um facilitador para as empresas, também é um elemento desafiador. Isso porque o comportamento dos consumidores mudou e, agora, eles possuem um maior número de opções para escolher de onde querem consumir. Com isso, algumas estratégias são estruturadas para se destacar no mercado e atrair mais clientes.

Tom de voz e estilo de linguagem

Um dos princípios do marketing é conhecer o seu público-alvo, e com as redes sociais não é diferente. Você precisa conhecer sua clientela para atraí-la com as estratégias certas e saber conversar com ela, afinal, se você falar por meio de memes com pessoas que não acompanham redes sociais assiduamente, você não conseguirá criar uma conexão.

Por isso, conheça o público que deseja atingir nas redes sociais e, a partir disso, crie um tom de voz e um estilo de linguagem. Suas publicações precisam partir dessa estratégia para criar uma conexão com seus clientes e consumidores, trazendo engajamento, o que alavancará seu perfil na web.

Organização do feed

Apesar de não ser o principal, um feed organizado é de extrema importância para atrair clientes. Pense dessa forma: você compraria uma casa que nas fotos parece que um furacão passou por ali? Ou compraria um livro em que a capa tem um monte de desenhos aleatórios? Pois é, nosso primeiro instinto é fugir antes de conhecer a casa ou a história do livro.

Da mesma forma, seus clientes podem fugir da sua marca ao se deparar com um feed desorganizado e incoerente. Por isso, crie uma estratégia de identidade visual com paleta de cores e faça testes para construir um perfil minimamente organizado. Você não precisa ter um feed de revista, mas ele precisa ser fácil de navegar e entender e, o mais importante, identificável.

Categories:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online