Link building é um conjunto de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que visa a construir uma rede de links para aumentar a força de um site e, junto com isso, erigir maior autoridade.
Tanto de forma externa quanto interna, esses links têm, além de objetivar mais autoridade, a meta de conquistar mais acessos.
Apesar de ser popularmente conhecido como backlink, esse processo é também chamado de inbound link.
Muito se fala, no mercado, sobre as técnicas de SEO e sua capacidade de gerar novos leads e oportunidades para as marcas que usam.
No entanto, é importante entender quais são seus detalhes e, também, como agir de acordo com alguns de seus requisitos mais importantes.
Se, por exemplo, uma empresa terceirizada de porteiro estiver querendo aumentar a procura de seus serviços, é fundamental que ela tenha conhecimento das dinâmicas e variáveis do algoritmo ao implementar essa técnica em seu marketing.
Mas devido à alta competitividade e aos comportamentos de compra do consumidor estarem sempre mudando, é preciso de tomar cuidado para não aplicar algo que seja desnecessário. Sendo assim, as empresas precisam ir além para se destacar.
É aqui que entram as técnicas de SEO. São verdadeiros aliados à integração em um ambiente digital. Isso se deve principalmente à sua adaptação ao ângulo dos motores de busca.
Dito isso, usando essa técnica, a marca pode ser consolidada de forma mais relevante em um cenário de pesquisa. Combinar políticas de marketing de conteúdo com essa perspectiva pode realmente trazer alguns benefícios como:
- Mais destaque;
- Maior atração de leads qualificados;
- Posicionamento de marca;
- Aumento significativo nas vendas.
O primeiro ponto está diretamente relacionado ao objetivo principal da aplicação de técnicas de SEO: aumentar a imagem pública.
Para exemplificar, digamos que um usuário está pesquisando por servidor provedor de internet em qualquer motor de busca. Diversas opções vão aparecer, assim, é possível afirmar que cada empresa teve um esforço para chegar até lá.
Além disso, ao aparecer mais, é possível obter mais cliques e, portanto, mais leads para uma determinada marca.
Outro ponto importante a ser destacado é que essas práticas de SEO muitas vezes estão associadas ao marketing de conteúdo, então essa visibilidade também acaba definindo o posicionamento da marca.
Uma clínica para idosos com demência tem muito a ganhar com esse tipo de abordagem, pois seus valores serão passados de forma muito mais coesa e objetiva para o público correto.
No final, todos esses pontos convergem para um ponto fundamental: o aumento das conversões de leads em clientes, que impacta diretamente no aumento das vendas.
Como o link building é importante para o SEO
Os links são parte muito importante de qualquer estratégia dentro da internet, seja para acessar páginas quando se busca por escola de dança perto de mim, seja para criar uma presença de marca no meio digital.
E por conta do grande volume de dados cada vez mais presente na web, faz-se necessária a construção de uma estrutura em que os links possam ser achados com facilidade.
Porque boa parte do tráfego que ocorre dentro da web acaba relacionado às plataformas e mecanismos de busca. Esses mecanismos de busca contam com tecnologias que possibilitam exibir páginas existentes e classificá-las de acordo com as palavras-chave.
Dessa forma, o link building se faz necessário para atrair o público correto para uma página sem atrapalhar o desempenho que o site possui, assim, quanto mais links naturais, de qualidade e relevantes um site tiver, melhores são os resultados de ranqueamento.
Portanto, se uma empresa de locação de espaço para festa de casamento quer ter sucesso com as estratégias de link building, precisa compreender a fundo como a inserção de links de referência podem ajudar as demais estratégias de SEO.
Assim, conhecer as técnicas e formas de usar os links junto ao SEO proporcionam resultados muito mais positivos a longo prazo para o negócio que o implementa.
A construção de links confiáveis em sites e em relação ao conteúdo é importante e essencial, e proporciona os maiores pontos positivos em seu segmento para as empresas que utilizam essas tecnologias.
Isso permite que a empresa atraia mais consumidores em potencial, o que torna a marca reconhecível e capaz de se destacar de outras empresas concorrentes que atuam no mesmo segmento.
Como usar o link building de forma correta?
O marketing digital é um dos pilares do link building definitivo, especialmente porque nessa estratégia há conteúdo para colaborar na construção da estratégia.
Por envolver alguns links, as opções de compartilhamento estão associadas a eles, portanto desenvolvê-los com boa aplicação permite que os usuários divulguem com naturalidade.
Então, dependendo dos objetivos que uma fabricante de cabo elétrico blindado deseja atingir, os links podem ser usados de forma interativa, como questionários ou enquetes, como forma de complementar o conteúdo com um link relevante.
Esse tipo de interação pode conter links que fazem a autoridade da página subir de modo que os resultados de pesquisas mais populares sobre o assunto possam chegar a ser exibidos quando forem pesquisados pelos usuários.
Buscar parcerias
As parcerias são uma ótima forma de alavancar o SEO por meio do link building, já que, por meio deles, as empresas podem ganhar credibilidade nos motores de busca e, ainda, construir um nome mais forte dentro de seu segmento.
Ao ter parceiros e espalhar os links de referência dentro de suas páginas, o algoritmo entende que a página é relevante e começa a exibi-la como resultado das pesquisas dos usuários para aqueles termos ou palavras-chave.
Guest Posts
As postagens de convidados podem ser muito bem-sucedidas em uma estratégia de criação de links. No entanto, é preciso ter cuidado, já que essa prática inclui um espaço de negociação em que uma empresa pode negociar com outra empresa a partir de seu portal.
Se for apenas uma troca para solidificar as práticas de construção de links, há uma chance de que os mecanismos de pesquisa o reconheçam.
Por isso, é importante que esse convite seja o mais natural possível para que a naturalidade da relação seja compreendida.
Então, para essa estratégia funcionar, uma empresa de viagens pode fazer parceria com um hotel e divulgar conteúdos em seus blogs com o termo pacote fim de semana para atrair pessoas interessadas e assim aumentar sua autoridade, reconhecimento e vendas.
Produção de conteúdo original
Criar conteúdo original para gerar backlinks pode ser uma das estratégias mais difíceis. No entanto, esta é a melhor forma de garantir a autoridade da página antes da entrada da pesquisa.
Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva inédita pode causar certa sensação na rede.
Um exemplo dessa estratégia é a produção de conteúdo que um negócio especializado em brindes com logomarca publicou conteúdos sobre os benefícios dos brindes, quais os melhores tipos e outros assuntos relacionados.
Dessa forma, ao desenvolver conteúdo que ajudassem os usuários a perceberem as vantagens de seu produto, como aplicá-lo e diferencial que pode trazer, essa empresa atraiu tráfego orgânico bem mais qualificado.
Portanto, investir nesse tipo de esforço também é muito importante para integrar o branding na mecânica off-page e assim ter resultados ainda mais expressivos.
Usar ferramentas para auxiliar na estratégia
Duas dessas ferramentas são a comunicação e a otimização de links, que se conectam às plataformas de busca como forma de entender como funciona e melhorar os resultados na página.
Outra ferramenta é a análise de backlinks, que fornece uma estrutura mais aprimorada relacionada a links externos. Isso permite saber se esses links são relevantes para a postagem em que devem participar.
Também é possível usar algumas ferramentas para analisar ou verificar a força dos links dentro da plataforma de busca para que a base do negócio seja mais sólida.
Considerações finais
A construção de links é uma ótima estratégia para empresas que desejam construir sua presença on-line de forma sólida e que tragam resultados a longo prazo de modo muito mais consistente.
A técnica envolve a obtenção de backlinks para sites que propõem essa estratégia, assim, desde menções a outros sites até conteúdos construídos em portais: os motores de busca podem reconhecer a autoridade da marca.
Com isso, é possível que as empresas entreguem conteúdos relevantes aos usuários de forma mais estável, objetiva e ainda possibilita atrair público qualificado para seu site.
E apesar de ser uma estratégia que requer constante manutenção, o link building pode abrir um leque ainda maior de oportunidade para as empresas, tendo em vista que, por meio de parcerias, é possível estabelecer relações duradouras com outros negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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