O planejamento de marketing é como um tipo de guia que ajuda a organização a alcançar seus objetivos, contribuindo com o crescimento do negócio. No entanto, esse documento não deve ser simplesmente esquecido depois de elaborado.
Muito pelo contrário, é necessário colocá-lo em prática no dia a dia da organização, assim todo o investimento vai trazer bons retornos e valer a pena para os negócios.
Quem acabou de abrir uma empresa e deseja fazê-la crescer pode, por vezes, se perguntar por que suas estratégias de marketing não estão trazendo resultados ou, até mesmo, um profissional contratado pode não compreender muito bem o propósito da organização.
Quando isso acontece, a melhor solução é criar um plano de marketing porque ele vai direcionar as ações e permitir que a marca alcance os resultados que almeja.
Ele considera dados e análises e vai documentar os objetivos para que as equipes possam alcançá-los. É justamente por isso que funciona como se fosse um tipo de mapa com uma rota para chegar ao propósito estabelecido.
Mas tudo isso só vai fazer sentido se a empresa souber qual é a importância do planejamento de marketing e quais são os motivos para investir nesse documento, e é sobre isso que o artigo vai falar.
Importância do planejamento de marketing
O planejamento de marketing é um documento que sintetiza as estratégias que serão colocadas em prática em determinado período, incluindo vários aspectos importantes, como análises, indicadores e objetivos.
O plano pode ser elaborado pela área de marketing e especificado em períodos sazonais, como no caso da Black Friday, por estratégias, como o marketing de conteúdo e até pelos produtos e serviços oferecidos.
Trata-se de uma importante ferramenta para a gestão de marketing, visto que orienta as estratégias e ações para que o marketing cumpra seus objetivos de maneira eficiente e ajude a organização a crescer.
Uma empresa de aluguel de container habitável precisa vinculá-lo à gestão do negócio, visto que é parte do planejamento tático da corporação, conectando o planejamento estratégico.
Este costuma ser mais amplo e de longo prazo e se conecta às definições operacionais das áreas, que costumam ser mais específicas e de curto prazo.
Só que não existem regras engessadas em relação ao prazo, aos conteúdos ou até mesmo à profundidade do plano de marketing. O mais importante é que o documento consiga se ajustar à realidade da organização e alcançar os objetivos esperados.
É muito comum ver negócios que começam suas atividades sem compreender a importância do marketing para sua sobrevivência. Mas logo que começam a funcionar, percebem a necessidade de divulgar os produtos e atrair clientes.
Por exemplo, uma pessoa que faz lembrancinha de luxo batizado pode criar uma página no Facebook, imprimir panfletos e até fazer cartões de visita, pois são passos importantes para começar a divulgação.
No entanto, quando os pequenos negócios começam a fazer isso, não possuem um planejamento por trás, ou então pode até haver um planejamento, mas as ideias ficam apenas na cabeça do empreendedor.
Os outros membros da equipe escutam, mas não sabem exatamente onde o negócio quer chegar, tampouco entendem o sentido daquilo que estão fazendo.
Em todos esses casos, dificilmente os resultados serão satisfatórios e é justamente aqui que entra a importância de criar um planejamento de marketing.
Ele vai definir o caminho que o negócio precisa seguir para alcançar resultados relevantes, dentro de um prazo definido.
Ao invés de trabalhar com ideias soltas, tudo passa a ter uma orientação sobre os propósitos que devem ser perseguidos, indicadores que precisam ser monitorados e as estratégias que serão desenvolvidas.
Portanto, o documento colabora com objetivos maiores que envolvem até mesmo o planejamento estratégico da organização.
Mas um centro veterinário popular não deve ver esse plano como algo acessível apenas para os gestores. Na verdade, precisa ser utilizado como guia por todos os membros da equipe.
Todos os profissionais vão compreender suas responsabilidades e de que maneira as tarefas realizadas por eles vão ajudar o marketing e a organização a alcançar seus objetivos.
Por meio de uma organização das estratégias e alinhamento da equipe, o plano de marketing consegue alcançar outros propósitos como:
- Embasar as tomadas de decisão;
- Otimizar os investimentos;
- Melhorar a comunicação interna;
- Mapear o cenário;
- Identificar oportunidades;
- Antecipar ameaças;
- Gerar resultados.
Tendo em vista todas essas possibilidades, fica claro que o plano de marketing é muito mais do que um documento e funciona como um instrumento que melhora a gestão do marketing.
Por que investir no plano de marketing?
Não faltam motivos para as organizações investirem em um bom planejamento de marketing, e entre os principais estão:
1. Conhecimento sobre o mercado
Para criar seu plano, um fabricante de cobertura de vidro para quintal precisa fazer uma pesquisa que ajuda a conhecer e avaliar as ações realizadas pelos concorrentes e assim conhecer o mercado em que o negócio atua.
É uma tarefa que ajuda a identificar ações que a equipe não tinha pensado inicialmente, mas que já estão sendo executadas pelos concorrentes, assim, a companhia consegue identificar seus diferenciais de mercado.
2. Melhora o uso do orçamento de marketing
Definir o orçamento do marketing é fundamental para destinar os recursos para as estratégias que realmente vão trazer retornos para o negócio.
Outro ponto é considerar o montante investido em determinado intervalo de tempo para evitar que ocorram variações muito grandes no orçamento.
Quando se tem o escopo do marketing e a corporação define os recursos destinados para cada ação, independentemente de ser e-mail marketing ou marketing de conteúdo, consegue otimizar o orçamento e aumentar sua eficiência.
3. Planejamento estratégico mais eficiente
O planejamento estratégico de uma clínica veterinária para cães envolve diversos setores da empresa e é fundamental que esteja alinhado ao objetivo geral da organização.
Quando se cria um plano de marketing, a companhia consegue alinhar essa estratégia com as demais, algo que permite ao planejamento ser executado de acordo com o esperado.
4. Informações precisas sobre o público
O planejamento de marketing trabalha com ações que precisam ser tomadas, assim como com as características do público-alvo que o negócio pretende impactar.
Existe toda uma riqueza de detalhes que é determinante para desenvolver uma estratégia assertiva e eficiente, considerando as características do público.
Além das informações iniciais, a execução do planejamento de marketing ajuda a corporação a conhecer melhor sua própria audiência, algo que precisa ser aprimorado constantemente para definir o público-alvo e a persona.
5. Mais reconhecimento e autoridade
Um fabricante de kit de vinho com duas taças passou a ser reconhecido como autoridade de marca no setor em que atua porque construiu uma presença online sólida.
Isso se deu por meio de estratégias desenvolvidas de maneira contínua e periodicidade regular. Quando existe um plano de ação por trás, a regularidade das ações se torna mais eficiente e menos vulnerável a interrupções.
As interrupções, por sua vez, precisam ser evitada porque podem provocar um afastamento entre a marca e o público que deseja impactar no mercado.
6. Linguagem comum com a do negócio
Se o negócio possui áreas que não utilizam a mesma linguagem pode transmitir insegurança para os funcionários, fornecedores, parceiros e clientes porque eles simplesmente não sabem o que esperar de cada setor.
Mas se o plano de marketing de uma escola de aula de gafieira estiver alinhado com a visão, missão e valores da corporação, ajuda a desenvolver uma linguagem unificada que vai tornar a comunicação interna e externa mais eficiente e assertiva.
Assim como acontece em diferentes áreas, é indispensável que todas as ações e estratégias de marketing funcionem usando a mesma linguagem, tanto visual quanto em outros tipos de mensagens transmitidas.
Isso envolve o mesmo tom de voz, o tipo de conteúdo criado e outros elementos presentes na comunicação.
Isso porque o plano de marketing precisa ser compreendido como um guia que vai auxiliar a equipe em relação às estratégias adotadas e de que maneira devem ser executadas.
Para alcançar seu propósito, um fabricante de parede divisória para escritório pode estabelecer um plano de alcance anual, semestral ou até mesmo mais dinâmico, considerando as tendências identificadas na análise de mercado e o segmento da empresa.
Considerações finais
Para que todos os investimentos em marketing realmente tragam os resultados esperados, as estratégias não podem ser simplesmente colocadas em prática. Na verdade, é necessário que exista todo um planejamento por trás.
Esse plano vai determinar as ações que a organização precisa realizar para alcançar seu objetivo, sempre tendo como propósito também otimizar o investimento, valorizar as características do negócio e ir de encontro com o público da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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