Escolher uma boa plataforma para eventos híbridos é essencial para o sucesso da organização, mas antes de investir nesse tipo de entretenimento e interação para o público, é muito importante entender um pouco mais sobre o assunto.
Os eventos híbridos misturam ambientes diferentes ao mesmo tempo, sendo o presencial e o digital. Eles se popularizaram muito durante o ano de 2020 por conta da pandemia do Coronavírus.
Era necessário que as pessoas respeitassem o distanciamento social, por isso, não era possível fazer eventos com grandes aglomerações. Muitas coisas começaram a acontecer na internet, além de estratégias semipresenciais.
O evento híbrido possibilitou que boa parte das pessoas assistissem e participassem do acontecimento a distância, enquanto outras poderiam estar presentes pessoalmente.
O sucesso desse formato foi tanto que ele continua e a tendência é que prevaleça no futuro. Existem plataformas que colaboram com esse tipo de transmissão e conhecê-las é a melhor forma de fazer uma boa escolha.
Só que muitos negócios têm dúvidas sobre o assunto e acabam deixando passar ótimas oportunidades. Pensando nisso, este artigo vai explicar o que são eventos híbridos, quais são suas vantagens e como organizar esse tipo de evento.
O que são eventos híbridos?
Os eventos híbridos têm como característica a participação do público de maneiras diferentes. Algumas pessoas conseguem participar presencialmente, enquanto outras, geralmente a maioria, acompanham pela internet.
No que diz respeito aos eventos corporativos, a parte presencial costuma acontecer em estúdios, salas de reuniões ou salas de eventos de hotéis.
Esse tipo de evento não é novidade, mas começou a se destacar muito a partir de 2020, por conta da necessidade do distanciamento social.
Negócios dos mais variados tipos podem alugar ou uma sala comercial com ar condicionado para fazer sua transmissão com os colaboradores presentes no espaço físico e o público em geral acompanhando pela internet.
Hoje em dia, até mesmo as festas de Carnaval podem acontecer dessa forma e isso agrada muitas pessoas porque boa parte delas não pode estar presente fisicamente. É por isso que esse acontecimento traz muitas vantagens, como:
- Maior alcance de público;
- Excelentes retornos financeiros;
- Aumento do networking;
- Oportunidades para atrair patrocinadores.
Só que para aproveitar todos esses benefícios, primeiro as empresas precisam conhecer quais são os principais tipos de eventos híbridos, uma vez que eles variam.
Tipos de eventos híbridos
A principal característica de um evento híbrido é que ele une os modelos presencial e online, mas a maneira como são organizados nem sempre é a mesma. Os 3 tipos de eventos híbridos são:
Multi Hub Meeting
Multi Hub Meeting é um modelo que pode ser usado por uma empresa de entrega rápida de documentos se ela quiser organizar alguma coisa mais complexa.
Nesse formato, existe um evento principal e vários locais são conectados a ele para fazer transmissões ao vivo. Para que isso aconteça da melhor forma, é necessário que a marca invista em uma infraestrutura robusta e em logística.
Isso porque a solução conecta mais de um evento presencial e que possuem diferentes graus de interação, por essa razão, é necessário fazer um investimento maior.
Eventos com palestrantes remotos
É possível realizar uma conexão de palestrantes remotos em um único evento com participantes presenciais. Isso permite que a empresa tenha em seu evento um palestrante que está em outro lugar do país ou do mundo.
Para que eles possam participar, esses profissionais precisam contar com o software de videoconferência, com boa qualidade de imagem e todos os demais participantes precisam de uma boa conexão com a internet.
Eventos com participantes remotos
Esse tipo de evento faz a conexão com participantes remotos e além deles existem pessoas em um ambiente físico que acompanham tudo de maneira presencial.
Alguns podem até não haver a presença de plateia física no espaço, contando apenas com a presença física de palestrantes e apresentadores.
Uma empresa de controlador de acesso noturno pode optar por uma dessas formas, mas independentemente disso, é interessante que todos tenham a mesma oportunidade de interagir.
Quem está acompanhando nas plataformas virtuais deve ter a oportunidade de enviar vídeos, mensagens de texto e áudio por meio de alguma plataforma online que possibilita a interação.
Todos os outros conteúdos do evento precisam estar disponíveis para que os participantes acessem, e eles também precisam de acesso aos expositores e patrocinadores, caso seja necessário.
Vantagens dos eventos híbridos
Os eventos híbridos trazem muitas vantagens para quem organiza e para quem participa, e uma delas é o grande alcance de participantes.
A marca pode alcançar cada vez mais pessoas e atender tanto quem gosta de presencial quanto quem gosta de assistir pela internet.
Outra vantagem é que esse tipo de acontecimento é mais atraente para os patrocinadores, mesmo porque, eles também precisam expor sua marca e se relacionar com uma grande quantidade de pessoas.
As organizações investem em diferentes estratégias de divulgação, como busdoor criativo, e os eventos híbridos são outra ótima opção porque são inovadores e atrativos.
Eles também ajudam a aproveitar melhor os conteúdos, diferentemente do que acontece em um evento presencial.
Se o organizador pretende gravar todas as palestras e apresentações, pode oferecer um pacote de acesso para que os participantes assistam novamente, monetizando o conteúdo sob demanda.
É um tipo de material que pode ser aproveitado até mesmo nas redes sociais para compartilhar com a audiência da marca, assim sendo, os eventos híbridos fortalecem muito os conteúdos usados para nutrir os leads no funil de vendas.
Eles trazem mais segurança para quem não se sente confortável em compartilhar espaços fechados com outras pessoas. Trata-se de um público que não precisa deixar de participar, uma vez que pode aproveitar o conteúdo de casa.
Um fabricante de porta etiquetas consegue melhorar o retorno sobre os investimentos por conta do alcance e da escalabilidade.
É uma maneira de alcançar mais pessoas e ganhar com patrocinadores, sem precisar estender os investimentos. Além do mais, a marca consegue reduzir custos envolvidos em eventos totalmente presenciais.
Por fim, vários problemas podem ser evitados durante um evento híbrido, como tempestades, problemas com o transporte público, entre outras questões que podem impedir o comparecimento da audiência.
Como organizar um evento híbrido?
Para organizar esse tipo de evento e obter sucesso, o organizador precisa investir em algumas práticas. São elas:
Definir o público e os objetivos
A primeira coisa a ser feita é definir para quem esse evento será realizado e com isso conhecer muito bem a persona. É algo fundamental para definir a quantidade de participantes presenciais e virtuais.
Um fabricante de rastreador e bloqueador de caminhão também precisa pensar na experiência do público e definir o que exatamente será oferecido para as pessoas, principalmente em relação às interações.
Planejar o conteúdo e a programação
Depois de saber as características do público que deseja impactar, é necessário começar a planejar o conteúdo, algo essencial para o sucesso, além de escolher palestrantes adequados, temas debatidos e definir a programação.
Com participantes remotos, é fundamental oferecer conteúdos concisos para que eles possam manter o foco na transmissão.
O objetivo desse tipo de evento é fazer com que todos se sintam parte dele, e isso só é possível se a companhia souber garantir o engajamento das pessoas e estimular sua participação.
Escolher o local do evento
A principal característica do evento híbrido é que ele acontece em uma parte presencial e em uma parte remota. No estabelecimento físico, os participantes podem contar com buffet empresarial, mas os participantes remotos também precisam ser beneficiados.
Por isso, é crucial contratar uma equipe de produção de vídeos profissional porque isso vai transmitir conteúdo de alta qualidade.
Essa equipe precisa contar com os cinegrafistas e técnicos de som, além de vários equipamentos como microfones e câmeras. Além disso, a organização precisa de um link com conexão estável para a qualidade da imagem.
Mensurar os resultados
Depois do acontecimento, é muito importante mensurar os resultados para medir o nível de sucesso e a quantidade de participantes online e presencial.
O engajamento das pessoas é um ponto muito importante para o retorno sobre os investimentos, por isso também é muito importante coletar o feedback dos participantes.
Considerações finais
Todo tipo de empresa, como um fabricante de etiquetas adesivas personalizadas, pode investir em eventos híbridos para estabelecer uma comunicação com sua audiência e divulgar seus produtos e serviços.
Isso deixa o público mais engajado e permite que a marca alcance uma quantidade muito maior de pessoas, pois elas não precisam estar presentes fisicamente para participar de um evento da companhia.
Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil organizar um evento híbrido e melhorar o relacionamento com a audiência da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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