Manter a carteira de vacinação em dia e os cuidados envolvendo alimentação e higiene são fundamentais para mantê-los saudáveis
Os bichos de estimação estão presentes nos lares de milhares de brasileiros, trazendo companhia e alegria para diversas famílias. Porém, quem tem um deles em casa precisa estar disposto a oferecê-los uma vida saudável, procurando sempre promover o bem-estar deles.
Além de marcar uma consulta veterinária com regularidade, para se certificar de que está tudo em ordem com seu grande amigo, o tutor deve adotar uma série de outros cuidados para preservar o bem-estar do pet. Conheça alguns dos principais deles, que devem estar presentes na rotina do seu companheiro.
Mantenha a carteira de vacinação em dia
Assim como no caso dos humanos, para proteger a saúde do seu companheiro é fundamental manter a carteira de vacinação atualizada. Isso será fundamental para defendê-los de doenças infecciosas, garantindo que eles estejam imunizados e, dessa forma, possam passear com o dono em outros lugares e também interagir com outros animais, mas sem correr riscos.
Entre as vacinas que devem ser aplicadas, deve-se incluir aquelas contra cinomose, parvovirose, leptospirose e hepatite infecciosa. Há também a vacina contra a raiva, que é obrigatória e não pode ser negligenciada. Em caso de dúvidas, consulte o médico veterinário que acompanha o seu animal para obter orientações.
Visite o veterinário com regularidade
Inclusive, esse é outro cuidado indispensável: as visitas regulares ao veterinário. Isso porque será esse o profissional que será capaz de fazer uma avaliação do estado de saúde do seu animal, pedindo a realização de exames de rotina para checar se há algum problema com ele.
Esses exames são maneiras de detectar doenças em estágios iniciais, permitindo que o tratamento seja iniciado o quanto antes, aumentando consideravelmente as chances de recuperação do pet. Também será o veterinário que irá ajudá-lo com instruções sobre quando e como utilizar vermífugos, como evitar pulgas e carrapatos e quais vacinas o seu companheiro precisa receber.
Ofereça uma alimentação de qualidade e balanceada
A alimentação, é claro, também é um fator chave entre os principais cuidados com os pets. Para que o animal possa ter energia para fazer as atividades do dia a dia, ele precisa ter à disposição uma alimentação de qualidade, que seja compatível com seu porte e suas características e consiga fornecer todos os nutrientes necessários.
Nesse caso, vale a pena pedir a orientação para um veterinário nutrólogo sobre qual o melhor tipo de alimentação para o seu pet. Fatores como peso, idade, raça, eventuais alergias e presença de problemas renais, cardíacos ou de locomoção podem interferir na melhor dieta para ele. Em alguns casos, ele pode até mesmo liberar uma dieta baseada em alimentação natural.
Segurança para o seu gato
No caso dos felinos, lembre-se de que é natural do animal o espírito aventureiro. Ele gosta de sair para explorar a vizinhança, mas isso pode ser muito perigoso para ele. Isso porque, nesses passeios, ele pode se perder e não conseguir voltar para casa, brigar com outros animais (inclusive que estejam doentes e possam transmitir doenças) e, também, infelizmente, até mesmo sofrer maus tratos de outras pessoas, que em alguns casos até mesmo matam o gato.
Com isso, faz-se importante assegurar que o seu pet esteja em segurança e permaneça em casa. Assim, antes mesmo da adoção, providencie proteção nas janelas — sobretudo se você vive em apartamento.
Disponibilize brinquedos para eles se divertirem
Nos momentos em que não puder estar presente, é importante que eles tenham alguma forma de brincar e se divertir, aproveitando também para movimentar o corpo. Esse estímulo ao corpo é muito benéfico não apenas para a saúde física, evitando que o pet tenha um estilo de vida sedentário, mas também para o bem-estar mental dele.
No caso dos gatos, isso é ainda mais importante, já que quem tem um bichano em casa sabe como eles gostam de passar boa parte do dia dormindo. Assim, oferecer ratinhos, arranhadores ou bolas coloridas são algumas das possibilidades para que ele possa aproveitar o tempo dele só, mas sem se sentir entediado.
Mantenha a higiene deles em dia
Por fim, também é necessário ter atenção quanto à higiene deles. Esse cuidado deve estar presente desde muito cedo, com os primeiros banhos podendo ser dados após um mês de vida. Idem para a limpeza dos dentes, para que os filhotes já se acostumem com a escovação.
É importante que se utilize produtos de higiene recomendados e específicos para o uso de animais, sendo que também deve-se observar se ele é apropriado para determinado tipo de pelo, por exemplo. O mesmo vale para a compra de escovas de dente e cremes dentais.
Também é importante ter atenção à higiene dos ambientes em que eles convivem. Para quem tem um gato, a caixa de areia em que ele faz suas necessidades deve ser limpa diariamente e trocada semanalmente, conforme a necessidade. De tempos em tempos, é recomendado contratar um serviço de dedetização para prevenir a proliferação de parasitas como carrapatos e pulgas em sua casa.
No responses yet