Se o objetivo é se destacar no mercado digital e também construir uma autoridade que se estenda para o mundo físico, um empreendimento precisa investir no desenvolvimento de um site. Afinal, essa página na web é um ótimo caminho para construir relacionamentos.
Mas não é apenas isso que torna um site uma ferramenta essencial. Ele também serve de vitrine para os serviços que são oferecidos pelo negócio, contando toda a história do empreendimento, seu objetivo, valores, quem faz parte da equipe e qual é o seu produto.
Todas as informações são importantes atualmente, afinal, boa parte da população está conectada e busca no universo digital por dados ou serviços que possam fazer parte do seu dia a dia no mundo físico, como é o caso da produção de brinde personalizado, ou venda.
Assim, quem busca criar uma autoridade na internet, vender melhor os seus produtos, criar conexão com os clientes, conquistar novos consumidores e investir na criação de um legado para o seu negócio, precisa saber o que é um site e, mais ainda, como criar um.
Porém, é importante frisar que, para atingir o real objetivo de um site, ou seja, utilizar essa ferramenta por completo, é necessário investir também na produção de conteúdo, fazendo a página se destacar na internet, um lugar repleto de webpages.
Site: entenda o que é
Talvez pensar em um termo que define por completo esse recurso seja difícil, pois ele é muito abrangente e complexo. Entretanto, não há como negar que essa função, que surgiu nos anos 90, exerce um papel de destaque na sociedade desde a sua criação.
Para se ter ideia, atualmente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Internet Live Stats, existem mais de 900 milhões de sites ativos. Isto é, são muitas páginas repletas de informações, de história, de criatividade e de divulgação de serviços e produtos.
Boa parte dos empreendimentos que investem nos sites tentam encontrar um fator crucial que os fazem deslanchar no mercado: inovação, de forma que uma empresa de impermeabilização de estofados em um estado seja diferente de uma em outro.
Dessa forma, para que essa chave seja destravada e um negócio conquiste o seu lugar no vasto terreno digital, é preciso que ele entenda muito bem a ferramenta que está utilizando, de maneira que possa aproveitar todas as suas vantagens, que não são poucas.
Com isso, um site nada mais é que uma página localizada na internet, formada por diversos códigos e por protocolos, como HTTP ou HTTPS, que pode ser acessado por meio do WWW.
Tendo diversos objetivos, um site, ou uma webpágina, como também é conhecido, pode ser utilizado para:
- Divulgar informações;
- Vender produtos;
- Ser um cartão de visitas;
- Ser um diário.
Além de muitos outros intuitos, já que essa ferramenta é aberta ao público que pode moldá-la de acordo com os seus objetivos. Por isso, ter um site é um grande benefício, pois é possível fazer dele um lugar voltado inteiramente para o seu negócio ou desejo.
Divulgar informações
Talvez essa seja a finalidade mais conhecida de um site. Propagar informações é uma característica inerente dessa ferramenta, principalmente porque são palavras e textos que o compõem, apesar de existirem plataformas apenas com vídeos, fotos ou jogos.
Por meio de um site, é possível conversar com um extenso público, que pode ser medido pelas métricas, sobre qualquer assunto, desde limpeza de um apartamento antigo até manutenção de ar condicionado, entre outros. Não há limite para os assuntos.
Como tem um grande alcance, principalmente se for bem estruturado, seguindo importantes estratégias que formam a internet, como o SEO, que melhora o posicionamento de uma página, um site é um ótimo espaço para se tornar referência no mercado.
Referência essa que não ficará restrita apenas ao digital, mas também irá gerar frutos para o mundo físico. Vamos supor que um fabricante de squeeze personalizado atacado deseja aumentar suas vendas e ter um nome conhecido no mercado.
Para construir essa autoridade, poderá começar com postagens sobre o seu produto, dar dicas para o usuário que busca pela página, divulgar vídeos dentro do site, mostrar o seu processo de fabricação e processo criativo. Várias informações importantes para o cliente.
Dessa forma, aos poucos, a empresa vai ganhando nome na internet, seguidores nas redes sociais e logo será aquela que os consumidores irão procurar quando precisarem dos serviços.
Vender produtos
Outro ponto positivo de um site é que ele pode ser uma loja. Pode atrair clientes e gerar vendas para o negócio que já tem o seu ponto físico ou até mesmo para aquele que está começando e não tem como investir em um espaço, vendedores e objetos.
Conhecido como e-commerce, as lojas eletrônicas estão ganhando cada vez mais adeptos e tem conquistado o seu espaço no dia a dia dos clientes e também da economia, faturando bilhões durante o ano, seguindo pesquisas de empresas especializadas.
Sem contar que esse tipo de serviço também tem ganhado espaço no coração dos consumidores, que buscam por conforto, praticidade, agilidade e muitos outros elementos durante o processo de compra.
Assim, empresas de qualquer segmento podem apostar na criação de uma loja virtual, sendo ela voltada para tenda para evento ou para roupas e acessórios. Há consumidores prontos para realizar a compra online.
Ser um cartão de visitas
Além de propagar informações, um site também pode ser um cartão de visitas para um negócio ou para uma personalidade.
Neste caso, ele ganha um nome: institucional, pois tem como caráter apresentar o negócio, destacar a sua trajetória, finalidades e serviços.
É muito importante ressaltar que um site institucional agrega confiança e credibilidade no consumidor ou em quem está pesquisando sobre a marca, pois passa a mensagem que a empresa deseja transmitir e também gera seriedade.
Assim, é recomendado que tanto as grandes marcas quanto as pequenas invistam na criação de um site institucional, tornando mais fácil a construção do nome do empreendimento no mercado.
Nesse sentido, uma empresa de internet empresarial precisa ter uma página institucional contando sobre todos os serviços que oferece, mostrando quem são os seus clientes, fotos da sua infraestrutura, processo de instalação, e assim por diante.
Ser um diário
Há também aqueles sites que são criados apenas com o objetivo de compartilhar com desconhecidos sobre o dia a dia do seu criador, algumas dicas e qualquer assunto que achar interessante. Esse tipo de página é conhecida como blog.
Muito famosa entre o público mais jovem, os blogs sem intuito profissional viram um espaço apenas para guardar informações ou reunir pessoas que possuem os mesmos interesses ou que se identificam com o conteúdo que está sendo postado.
Por que montar um site?
Com tantas características e tantas finalidades pode surgir aquela dúvida de por que investir nesta ferramenta digital. Mas, para sanar esse questionamento, existe uma extensa lista de vantagens que um site pode proporcionar principalmente para um empreendimento.
O primeiro deles é que essa página online fica aberta para todo mundo que puder acessar, até mesmo de outros países, todos os dias e horários. Ou seja, é uma vitrine sem limitações, que não precisa de outras pessoas para mostrar os elementos da empresa.
Outro ponto é que um site tem um grande peso na questão credibilidade, principalmente em uma era em que boa parte da população está conectada.
Assim, se uma pessoa está em dúvidas entre uma empresa de locação sala reunião que tem site e outra não, é bem provável que ela escolha o empreendimento que tem um endereço no mundo virtual, afinal, esse espaço gera confiança.
As vantagens não param por aí, principalmente quando se fala sobre atingir o público-alvo. Com a criação de uma webpágina, é mais fácil aumentar a cartela de clientes, conquistando aquelas pessoas que moram em outras cidades ou até mesmo outro estado.
Sem contar que um site é uma ferramenta econômica, prática, que pode ser atualizada a qualquer momento e que pode trabalhar com estratégias de marketing digital, um campo que ajuda a construir uma imagem de referência no mercado.
Dessa forma, é essencial que empresas de qualquer segmento, como de cabo manga 4 vias, tenham um site no ar para divulgar os seus produtos e serviços, conquistando consumidores, coletando informações e crescendo a sua reputação.
Considerações finais
Repleto de benefícios, o site surgiu no século passado e permanece até hoje como uma poderosa ferramenta na internet. Tendo diversas características, empresas e personalidades podem contar com essa ferramenta para divulgarem os seus negócios.
Além disso, podem fazer uso dela para criar uma forte rede de comunicação para atingir os seus objetivos: conquistar um público e se tornar referência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
No responses yet