marketing digital

Com a expansão da utilização da internet e das redes sociais, o marketing digital tem se tornado uma ferramenta importante no dia a dia dos empresários, profissionais de publicidade e propaganda e do marketing.

Marketing é o processo de obter potenciais clientes ou clientes interessados em seus produtos e serviços. A palavra-chave nesta definição é “processo”. Marketing envolve pesquisar, promover, vender e distribuir seus produtos ou serviços.

Esta área centra-se no estudo do mercado e do comportamento do consumidor e analisa a gestão comercial das empresas para atrair, adquirir e reter clientes, satisfazendo os seus desejos e necessidades e incutindo a fidelidade à marca.

Dessa forma, é essencial que a equipe de marketing esteja alinhada sobre as tendências do mercado. Atualmente, com a globalização e a expansão de novas tecnologias, as plataformas digitais estão tomando conta do mercado, como um gps rastreador veicular.

Diante dessas transformações, cabe ao empreendedor contratar os profissionais mais atualizados sobre mercado, para que o investimento seja feito de uma maneira certeira e com resultados positivos.

As plataformas digitais vieram para melhorar a vida das pessoas, então utilizá-las em estratégias de marketing é uma ótima opção para atingir nichos específicos de uma maneira fácil.

Deste modo, se a sua empresa vende máquina barudan 1 cabeça barudan, será mais fácil encontrar o nicho de pessoas interessadas em adquirir esse produto. 

No decorrer desse artigo, serão apresentados conceitos sobre marketing digital, suas vantagens e como desenvolver um plano, de modo a implementá-lo na estratégia de vendas de sua empresa. 

O que é marketing digital?

O marketing digital é qualquer atividade de marketing que utiliza a mídia online e a Internet por meio de dispositivos conectados, como telefones celulares, computadores domésticos ou a Internet das Coisas (IoT).

As atividades mais comuns de marketing digital se concentram na distribuição de uma mensagem de marca por meio de mecanismos de pesquisa, mídias sociais, aplicativos, e-mail e sites.

Hoje, todas as atividades tradicionais de marketing e mais um pouco podem ser feitas através de plataformas digitais, como: 

  • Distribuição de produtos; 
  • Promoção de produtos;
  • Design e criação de materiais;
  • Melhoria da experiência do cliente; 
  • Pesquisa de mercado; 
  • Pesquisa de satisfação;
  • Estabelecimento de segmentos de mercado.

Todas essas atividades listadas podem atingir clientes específicos através de uma pesquisa prévia do mercado e dos comportamentos do público-alvo.

O marketing digital geralmente se concentra em alcançar um cliente com mensagens cada vez mais orientadas para a conversão em vários canais, à medida que descem no funil de vendas.

Sem contar que, hoje em dia, quase todas as pessoas utilizam alguma rede social, pois é uma obrigatoriedade dos tempos modernos ter ao menos um e-mail, portanto, é possível atingir uma parcela maior de pessoas com propagandas nesses canais.

Agora, divulgar os serviços de uma loja de uniforme avental personalizado virou uma tarefa muito mais simples.

Exemplos de marketing digital

Como explicado anteriormente, o marketing digital é qualquer ferramenta de publicidade utilizada de forma online nas plataformas digitais, que atualmente são inúmeras, estendendo-se por diversas redes sociais e outros canais de comunicação.

Abaixo, segue uma lista de exemplos de marketing em plataformas digitais: 

  • Criação de perfis em redes sociais; 
  • Criação de conteúdos por vídeos e fotos; 
  • Localização do estabelecimento na internet; 
  • Postagens em blogs e e-books
  • Comentários e depoimentos de clientes;
  • Logos, imagens ou ícones de marca.

Ou seja, tudo o que antes era realizado na televisão, em outdoors, panfletos e por meio de outros meios tradicionais de propaganda, hoje pode ser feito nas mídias sociais através de alguns cliques.

Para divulgar os serviços de uma empresa de portaria remota, é possível criar uma página no Instagram, desenvolver vídeos para o Reels dentro dessa plataforma, criar flyers com a propaganda da marca, entre outros.

Quais as vantagens do marketing digital?

O marketing digital traz diversas vantagens para o empreendedor que investe em estratégias voltadas para os canais digitais mais acessados por seu público-alvo, como:

  • Maior alcance; 
  • Baixo custo;
  • Atingir um público-alvo; 
  • Resultados rastreáveis e mensuráveis; 
  • Criação de um site personalizado;
  • Maior contato com o cliente.

Essas vantagens são detalhadas uma por uma logo abaixo, e vale ressaltar que alavancam qualquer negócio, tornando-o competitivo no mercado.

1 – Maior alcance

A internet permite que pessoas de qualquer região, até mesmo do mundo inteiro entrem em contato com a sua empresa. Portanto, utilize o marketing digital para divulgar a sua peruca full lace cacheada, pois é uma boa estratégia para atingir um público vasto.

Com esse tipo de marketing, é possível encontrar novos mercados e negociar seus produtos ou serviços a nível global com um investimento baixo. 

2 – Baixo custo

Uma campanha de marketing digital devidamente planejada e bem direcionada pode atingir os clientes certos a um custo muito menor do que os métodos tradicionais de marketing.

Atualmente, existem diversas ferramentas para microempreendedores, como o Google Ads, uma plataforma de anúncios do Google muito utilizada atualmente, pois apenas com uma pequena quantia já é possível impulsionar suas marcas no buscador.

3 – Possibilidade de atingir melhor o público-alvo

Com as informações dos bancos de dados digitais, é possível conhecer melhor o seus clientes, entendendo qual o tipo de público que consome seus produtos ou serviços.

Por exemplo, uma empresa de lavagem a seco de tapetes possui como principal público donas de casas e consultórios, portanto, propagandas destinadas para esse público aumenta o interesse desses clientes em seus produtos.  

Inclusive, compreender qual o público-alvo do seu negócio é o primeiro passo para iniciar as propagandas por meio do marketing digital. Portanto, aplicar pesquisas em pessoas que já compram seus produtos traz uma compreensão de qual é a sua clientela.

4 – Resultados rastreáveis ​​e mensuráveis

Quando o marketing tradicional é utilizado, é difícil mensurar de onde seu público está vindo, a região que essas pessoas moram, qual foi o canal de comunicação eficiente na captação desse cliente, entre diversos outros fatores.

Ou seja, medir seu marketing online com análise da web e outras ferramentas de métricas online facilita o estabelecimento da eficácia de sua campanha de publicidade.

Dessa forma, é possível obter informações detalhadas sobre como os clientes usam seu site ou respondem à sua publicidade.

5 – Criação de um site personalizado

Se você tiver um site, seus clientes estarão a apenas alguns cliques de fazer uma compra. Ao contrário de outras mídias, que exigem que as pessoas se levantem e façam um telefonema, ou vão a uma loja, o marketing digital pode ser contínuo e imediato.

Nas plataformas digitais há a possibilidade de vincular o banco de dados de clientes com o site, dessa forma, sempre que alguém visitar o site, você poderá cumprimentá-los com ofertas direcionadas.

Quanto mais os clientes compram de você, mais você pode refinar o perfil do cliente e comercializar coisas específicas para eles.

Dessa forma, nas plataformas digitais é possível personalizar mais a venda de seus produtos no site da empresa.

6 – Maior contato com o cliente

No meio online, é possível criar pesquisas de satisfação voltadas para os clientes, para dessa forma aprimorar o atendimento, o desempenho do site e até mesmo trazer o tipo de produto ou serviços que o cliente deseja consumir. 

Ao se empenhar na criação de propagandas em mídias sociais e gerenciá-las com cuidado, você pode fidelizar o cliente e criar uma reputação que facilita o envolvimento.

Outro fator é que o marketing digital permite criar campanhas envolventes usando táticas de marketing de conteúdo. Esse conteúdo, que consiste em imagens, vídeos ou artigos, pode ser passado de usuário para usuário e se tornar viral.

Se você vende armário de banheiro planejado, basta observar todas essas vantagens e investir no marketing digital.

Estratégias para desenvolver um plano de marketing digital

Juntos, todos esses aspectos do marketing digital têm o potencial de gerar mais vendas. Portanto, o primeiro passo é elaborar um plano de marketing digital, abaixo segue uma lista com dicas: 

  • Estude sobre marketing digital;
  • Contrate profissionais de marketing competentes; 
  • Comece seu próprio site;
  • Faça perfis da sua loja nas redes sociais;
  • Utilize o Google Ads;
  • Utilize os anúncios do Facebook.

Todas essas estratégias vão trazer resultados positivos para o seu negócio, que estará atualizado nas mais modernas táticas de marketing.

Diante de todas as vantagens do marketing digital, sua utilização se torna importante para qualquer empresa, pois será um fator decisório para mantê-la competitiva no mercado.

Principalmente se a companhia for de pequeno porte, sabe-se que os primeiros anos são essenciais para decidir se a empresa irá fechar ou continuará aberta. Portanto, investir em um plano de marketing digital é essencial, sendo uma opção econômica.

Considerações finais

Ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para o seu negócio, seja uma prestadora de serviço, como aquelas que realizam restauração de carros antigos opala e serviços de limpeza, ou uma vendedora de bens materiais.

Portanto, esse texto apresentou conceitos sobre marketing digital, as vantagens e estratégias para elaborar um plano e qualquer empreendedor aplicá-lo em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online