taxa de leitura

Manter uma boa taxa de leitura dos e-mails marketing enviados por uma marca é essencial para garantir que o relacionamento com os clientes esteja funcionando.

Um e-mail marketing bem administrado ajuda na criação de uma comunicação mais assertiva com os clientes, permitindo que eles avancem mais facilmente na jornada de compras.

Mas para saber se esse canal está fazendo sucesso ou não, é necessário usar métricas para saber melhor a taxa de leitura dos e-mails

Ela deve ser uma das métricas mais consideradas, pois mostra como está a performance da campanha de uma marca que faz revelação de fotos 15×21, por exemplo. 

Com isso em mente, este artigo falará sobre a importância da taxa de leitura e explicará como analisar o parâmetro.

Por fim, dará também outras dicas que podem ajudar a aumentar consideravelmente a taxa de leitura dos e-mails marketing de uma marca.

Por que a taxa de leitura é importante?

Muitos se decepcionam ao saber que a taxa de leitura de emails não diz se o lead leu o começo do e-mail ou ele inteiro.

Mas não é por isso que ela não é útil, pois se mostra extremamente importante para que a marca que vende aula de treinamento funcional para iniciantes descubra alguns pontos como:

  • Melhor assunto para abordar em testes A/B;
  • Melhor horário para mandar os e-mails;
  • Intervalos de dias para mandar os e-mails;
  • O quanto a campanha é atrativa.

Se a empresa envia e-mails relevantes com alguma frequência, a sua lista de contatos vai se manter muito mais engajada, e as chances de ter uma boa performance na taxa de abertura de e-mails aumentam.

Com isso em mente, é essencial garantir que haja uma relação entre a performance da taxa de leitura com o assunto que o e-mail aborda.

Até porque, o usuário assim pode saber qual o tema da mensagem mais facilmente, pois chamará a sua atenção para que ele abra ela ou para saber se é relevante ou não.

Por isso os testes A/B ajudam como um tipo de ferramenta para que os resultados positivos sejam alcançados em campanhas de email marketing de uma clínica de exame ocupacional periódico, por exemplo.

Os testes permitem usar uma navegação de leads mais reduzida que ajudam a decidir quais assuntos diferentes têm melhor performance.

Os resultados dos testes ajudam a enviar e-mails com maiores chances de serem abertos pelos clientes.

Como analisar esse parâmetro?

Existe uma fórmula bastante simples que ajuda a fazer o cálculo da abertura de e-mails enviados pela marca de um pintor comercial.

É só juntar o número da taxa de leitura de email juntamente com os e-mails abertos dividindo por e-mails enviados e e-mails rejeitados.

Quando o usuário abre a mensagem pela primeira vez, uma imagem oculta também é aberta automaticamente, e ela fica salva no cachê do servidor do e-mail.

Com isso, a visualização se contabiliza para todos que abrem o e-mail, mas somente uma vez, mesmo que a pessoa abra o mesmo email várias vezes.

Mesmo que a taxa de abertura acabe ficando muito abaixo da média que se deseja, é essencial ter esse número junto dos parâmetros de desempenho.

Porém, mais do que saber sobre essa taxa, é essencial criar mecanismos de monitoramento e fazer mudanças de estratégias rapidamente baseando-se nos resultados da análise.

Isso ajuda a melhorar a estratégia e a garantir que ela funcione bem durante o tempo que a campanha da marca que faz estamparia digital em algodão durar.

Por isso, além de saber medir as taxas de abertura das campanhas de e-mail, é essencial trabalhar para que elas fiquem melhor.

Muitas pessoas recebem esses resultados e querem fazer algo para mudá-los e melhorá-los, mas muitas vezes não fazem ideia de como fazer isso.

Mesmo que pareça um processo extremamente complicado, ele pode ser facilmente realizado e mais simples do que imaginam.

Ele exige uma análise extensa e uma dedicação completa para que a estratégia seja revista, mas isso é possível e traz ótimas consequências.

E-mails marketing que passam mensagens em uma linguagem de tom mais impessoal, por exemplo falando diretamente com os usuário, tendem a ter mais efeito do que os que usam outras linguagens mais formais e na terceira pessoa.

Isso porque a marca mostra que entende as dores e os problemas dos usuários, criando uma conexão e um sentimento de identificação.

Assim, as soluções que a empresa apresenta tendem a ser melhor aceitas, melhorando as taxas de abertura de e-mails e de vendas de um negócio como um berçário particular.

Como aumentar a taxa de leitura dos e-mails?

Quando a taxa de abertura de e-mails está baixa, isso significa que a taxa de leitura também está, e para melhorar isso é preciso rever estratégias e fazer algumas mudanças.

Algumas dicas podem ajudar a garantir um resultado melhor e um aumento na taxa de leitura dos e-mails, as principais são:

Usar nomes reais em vez do nome do remetente

Quando alguém recebe um e-mail, ele analisa 3 coisas principais em um primeiro momento: a linha de assunto, o texto introdutório e o nome de quem enviou.

Nesse primeiro contato com o usuário, é essencial lembrar que se tem poucos erguidos para prender sua atenção, para tanto, os esforços devem ser focados ali.

O nome do remetente geralmente leva um sentimento de identificação quando é de uma pessoa real e não do nome da empresa que faz rótulo champagne personalizado, por exemplo.

Isso fez com que se tornasse cada dia mais comum que os próprios colaboradores colocassem seus nomes no lugar do remetente.

Mas mesmo que seja indicado, essa não é uma regra, pois cada lista de e-mail tem os pontos que funcionam e explorar as possibilidades é essencial para saber o que funciona para o negócio.

Criar linhas estratégicas de assunto

A linha de assunto funciona como um título de um artigo e ela é a responsável por apresentar melhor o tema que o e-mail aborda, por isso ela deve chamar a atenção dos usuários.

É essencial tomar cuidado com promessas falsas, sensacionalistas ou os chamados click baits na hora de criar a linha de assunto do e-mail.

O indicado é evitar frases como “o prazo para se inscrever está se esgotando”, “não perca esse top 10 criado por especialistas ou “X pessoas já aproveitaram a oferta, não fique de fora”, entre outras parecidas.

Vários outros gatilhos mentais podem ser usados e bem explorados na criação de uma linha de assunto funcional, porém é essencial garantir que seu tamanho não seja maior do que a quantidade de caracteres estabelecida.

A frase deve aparecer inteira para o lead e não ser cortada pela metade, por isso um limite de caracteres deve ser estabelecido antes.

Usar emojis com cautela nos e-mails

Usar emojis em uma estratégia de campanha de email marketing de um buffet tradicional pode ser muito efetivo, ainda mais quando usados nas linhas de assunto.

Porém é essencial garantir que esses caracteres em forma de desenho estão sendo usados estrategicamente e com o público certo e não a esmo.

Eles devem servir como um complemento do assunto e fazer sentido com o que a mensagem aborda, quando um e-mail oferece uma oferta para o almoço, pode usar um emoji de comida, por exemplo.

Como mencionado, para usá-los é preciso conhecer o público e garantir que eles recebam bem esse tipo de comunicação mais moderna.

Na maioria das vezes, os jovens são jovens que aceitam melhor esse tipo de comunicação, mas nada impede de pessoas mais velhas gostarem também.

Presentar atenção na frequência de disparos

O envio direto de vários e-mails na mesma semana ou até no mesmo dia, nunca vai garantir que eles estão sendo abertos, e pode até atrapalhar a estratégia.

O excesso de e-mails pode fazer com que o usuário se canse e acabe denunciando o remetente como spam e até mesmo saindo da lista de contatos.

O tanto de e-mails que devem ser enviados sempre vai depender do tipo de estratégia e do objetivo com que cada um dos e-mails marketing estão sendo enviados.

As ações que têm uma data certa para serem encerradas, por exemplo, exigem que um disparo de e-mails maior seja feito para que o lead lembre de realizar a ação necessária.

Enviar e-mails somente para quem se interessa

Uma lista de e-mails não é fixa, pois ela pode mudar com o passar dos dias, isso porque as pessoas podem eventualmente perder o interesse em receber e-mails relacionados a um assunto em questão.

Além disso, elas podem acabar perdendo acesso ao login do e-mail que a marca tenha ou até deixar de abri-los sem nenhum motivo aparente.

É fundamental fazer uma revisão periódica e retirar da lista de contatos aqueles que não estão mais interagindo com as mensagens enviadas.

O número de taxas de leitura de e-mails aumentam e o perfil se torna melhor segmentado com pessoas que realmente consomem os conteúdos.

Considerações finais

Mesmo que muitas pessoas achem ultrapassado, o e-mail marketing segue sendo uma estratégia altamente eficiente para a conversão de leads, atração de clientes e fidelização do público.

Para obter ainda mais sucesso com ele, é preciso usar métricas para saber informações sobre a taxa de abertura e de leitura dos e-mails que a marca envia.

Assim, estratégias mais assertivas podem ser montadas para melhorar ou para manter as taxas de leitura altas como o esperado pelo negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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